Honra, a porta da prosperidade Parte 1

on . Posted in Estudos para Células

Quem entende o princípio da honra abre a porta para a sua prosperidade. É uma verdade inconteste que muitas pessoas que hoje vivem em prosperidade plena e outras na rota da prosperidade têm por trás essa semente maravilhosa chamada honra. 

Temos ensinado há muito tempo que a honra é a semente para prosperar. Todas as vezes que plantamos uma semente de honra temos o direito de colher o fruto da prosperidade. 

A honra é o entendimento aberto que faz com que portas novas se abram, de forma a contemplarmos qual o processo de mudança na vida de um indivíduo e de uma geração. 

Vivemos em uma geração extremamente confusa, sem ter a percepção, o ensino e a prática da conduta de honra. Por isso, dificilmente, as pessoas entram na porta da prosperidade. Mas, se entendermos que tudo que a nossa geração precisa é abrir o entendimento para saber qual a sua função dentro dessa chamada maravilhosa de prosperidade que a honra nos proporciona, com certeza, viveremos dias diferentes. 

A honra é um Princípio Bíblico ensinado por Deus e praticado por homens de Deus. Homens comuns até podem praticar honra por imposição da sociedade, no quesito secular, tendo que honrar patrões, lideranças, etc. Porém, a honra, desde o início, foi estabelecida por Deus como um princípio a ser praticado por pessoas que possuem conduta espiritual aprovada. 

Quem entende honra abre a porta da prosperidade, porque o entendimento da honra não é natural, mas sobrenatural. E é por isso que alguns resistem ainda à abertura de mente para absorver a honra no coração e praticá-la na sua essência. Essa resistência é espiritual. 

Qualquer pessoa que quiser tem todas as condições de responder condignamente dentro dessa chamada maravilhosa de responsabilidade no Reino de Deus, ser um líder de honra em todas as áreas, e, assim, ter o seu território conquistado. Mas o que vemos é que muitas pessoas resistem na mente àquilo que de fato é uma obra do Espírito. 

As pessoas que praticam honra têm experiências diferentes com Deus em todas as áreas: oração, jejum, devocional, ensino inculcado na mente. Sabemos que não nascemos com o princípio da honra impresso em nosso caráter. Não! Não faz parte da grade do nosso DNA. Mas a honra é um princípio que pode ser aprendido e que deve ser vivido, acima das coisas naturais que temos visto, pois está ligada ao espiritual. 

Quem pratica honra tem temor de Deus no seu coração, não obstante as pessoas que praticam o princípio por terem aprendido na família, através de uma educação mais apurada e isso faz com que se movam nessa responsabilidade. Mas, não podemos esquecer que são exceção, visto que a honra é uma consequência dos nossos atos, e nossos atos são a consequência do ensino que recebemos e da Palavra de Deus plantada dentro de nós, bem como a consequência da abertura do nosso coração para receber o que nos foi entregue como uma proposta maravilhosa. 

Quem entende honra tem as portas da prosperidade abertas em sua direção. Só que, para isso, alguns sentidos devem ser aguçados para entendermos o princípio da honra e colocarmos em prática essa verdade tão relevante. 

Existem senhas favoráveis que podem nos estimular a vencer toda e qualquer dificuldade que chegue à nossa vida, pois a honra é uma senha, uma chave. Essa expressão pode ser vista no hebraico como Tsomed, chave, tanto no sentido de acessar como de musicalizar a vida do indivíduo. 

Precisamos entrar por portas que tragam para nossa vida tenha outra regência e nos faça líderes mais salutares na nossa vida, entendendo que: 

1. Honra é um princípio que desata mudança de sorte 

Isto é tão claro como a luz do dia e como o pão que está sobre a mesa: quem pratica o princípio da honra obtém mudança em todos os sentidos. A mudança de sorte está ligada ao comportamento e ao caráter. As pessoas só mudam de sorte quando mudam de hábito. 

Hábitos negativos insistidos diariamente geram situações negativas. Hábitos positivos, dentro dos princípios, levam-nos a lograr o êxito esperado e a mudança de sorte nos alcança. 

A honra é o princípio que desata a mudança de sorte por causa desse entendimento aberto e da mudança de hábito. Sabemos que muitos estão presos aos seus hábitos repetitivos e nem atentam mais que colhem sempre os mesmos resultados. E quando ensaiam uma pequena mudança, em pouco tempo, evoluem, crescem e colhem crescimento, pois agregam valores novos. 

A questão é que não são todos que conseguem manter os novos hábitos. Isso acontece porque os códigos de honra que mantêm a prosperidade aberta em todas as áreas – espírito, alma, finanças, tranquilidade, paz, harmonia – que geram uma totalidade, não encontram cumplicidade para consolidar a prosperidade integral que a honra traz. 

Quando entendemos o princípio da honra, entramos por essa porta, a prosperidade nos alcança, colhemos o resultado de êxito e tornamo-nos cada vez mais responsáveis por cumprir o nosso papel como cidadãos do Reino. Ponderamos o que temos, valorizamos o que estamos recebendo e honramos cada conquista. Diferente de algumas pessoas que não sabem honrar as bênçãos recebidas. Deixam de lado, menosprezam, entregam suas conquistas nas mãos de pessoas erradas, mostrando assim o nível de responsabilidade ou a falta dela, ocasionando uma desonra. 

A honra na direção própria não pode ser quebrada nem arranhada na sua essência. Quando somos responsáveis conosco e com o princípio, não permitimos que ninguém entre no nosso arraial para destruir o que plantamos, muito menos, nossa colheita. Dessa forma, o adversário não ganha vantagem sobre nós, e a honra é sempre mantida. 

A honra é um princípio que só faz lograr prosperidade àqueles que mudam de hábito. A nossa mudança de um hábito negativo para um hábito saudável sinaliza que estamos andando com a honra como nossa companheira e, de fato, estamos de mãos dadas com a nossa mudança de sorte. 

Agora, o que nos deixa amplamente preocupados é que mesmo algumas pessoas sabendo o que é correto, insistem no errado. Por que elas não trabalham de forma correta, se sabem que o prejuízo será somado nas suas costas e nas costas das pessoas que dependem delas? 

O que vemos é muitas doenças internas e muita falta de responsabilidade consigo mesmo, com as pessoas, com o profissional, e também no âmbito espiritual e familiar. Isso tudo faz com que essas pessoas não consigam ser desatadas no princípio da honra e viver a mudança de sorte. 

Deixo claro, porém, que a mudança de sorte é para todos. Todos têm o direito de crescer, ganhar e mudar, pois esses são fatores que fazem parte do crescimento natural da vida. E quando entendemos que quem vive honra abre a porta da prosperidade, e que a honra é um princípio que desata mudança de sorte, caminhamos de forma a não permitirmos que ninguém nos roube daquilo que o Senhor preparou para nossa vida, história, família e que está consolidado para a nossa mudança de sorte. Dessa forma, respeitamos o manto e a unção do Eterno que repousa sobre nós.