O Cálice do Reino de Deus

on . Posted in Estudos para Células

“Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26:39)

Estamos confessando sempre que este tempo é um tempo de mudanças, milagres, profecias e restauração. Cada um de nós deve tomar posição debaixo da chamada específica que recebeu de Deus. O Senhor tem um propósito para cada vida no Universo. Nós, Seus filhos, não podemos viver como a maioria das pessoas: sem saber o que o Criador tem para elas. Somos diferentes e fomos chamados para fazer diferença.

Jesus, que é o nosso Modelo em tudo, cumpriu a vontade de Deus, decidiu fazer a vontade do Pai e mesmo pedindo para que, se fosse possível, passasse dele o cálice, deixou claro que não era a Sua vontade que deveria prevalecer, mas a vontade do Pai.

O que é Cálice

Cálice significa observar situações diferentes, os momentos transicionais, estar atento para as mudanças. Precisamos compreender onde está esse cálice do Reino de Deus. Ele está representado em nós. Somos os cálices onde Deus vai derramar o vinho novo para transbordar o sobrenatural.

O Messias nos chama a um compromisso profundo e nos convoca a entrarmos em uma dimensão sobrenatural. É o tempo do Reino de Deus e da confirmação da aliança. Não comemos e bebemos em qualquer nome, mas no Nome que está acima de todo o nome, Nome que mudou as nossas vidas e que nos fará alcançar as nossas famílias e as famílias da Terra.

Deus quer nos encher de renovo para bradarmos: Venha o Teu Reino sobre nós e que a Tua vontade seja estabelecida. Você está preparado? É um convite à morte. Não à morte física, mas à morte que devemos ter diariamente, renunciando nossa carne.

Quando Jesus orou ‘passa de Mim este cálice’, Ele estava diante de um convite à morte. Yeshua disse: Pai, se possível, passa de Mim este momento, é uma situação muito complicada, mas com uma condição: que as vontades não sejam confundidas e que se estabeleça apenas a Tua vontade. E que a minha vontade seja eliminada e seja confirmada a Tua vontade.

O cálice do Reino de Deus é um convite à morte, não é algo comum. Hoje fazemos parte de um Reino onde tudo é muito fácil. As campanhas de prosperidade têm colocado o povo na Terra sem a visão do Céu. Não temos mais levado as pessoas a se comprometerem com o ide de Jesus.

Deus nos convida para morrer, para abrir mão da própria vontade e cumprir a vontade de Deus. Quando ouvimos a vontade de Deus, algo misterioso acontece conosco, morremos para a nossa vontade. “Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” (João 12:24)

Cadê o seu fruto? Se você é chamado a morrer e obedece, você não fica só, dá muito fruto. Quem tem frutos nunca está sozinho. Quem vai aos lugares sozinho é porque não tem fruto. Quem não tem fruto é porque ainda precisa morrer para as suas próprias vontades. Isso não mexe com o seu coração?

Jesus diz que só anda sozinho aquele que não frutifica. Aquele que faz a sua própria vontade morre e fica só, mas aquele que faz a vontade do Pai morre e ressuscita com Ele. Yeshua, quando orou e disse ‘passa de Mim esse cálice’, não só viu a morte, Ele percebeu a ressurreição. Esse é o cálice do Reino.

Somos o cálice do Reino onde o Senhor derrama Seu vinho. O cálice do Reino não é um copo comum, vai além do imaginário e natural. É uma aliança entre o homem e Deus. O Senhor pergunta: quem poderá beber desse cálice Comigo? É um convite muito difícil, apesar de ser uma chamada para que a vida do Pai nos tome completamente.

O Cálice do Reino é um convite à mudança

O cálice do Reino é o convite de Deus à mudança na Igreja. A primeira vez que o cálice do Reino de Deus aparece é em Gêneses 14:18-20 para Abraão. Abraão é chamado a uma mudança quando recebe a visita de Melquisedeque, é chamado a uma transformação de caráter no sobrenatural.

“Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.”

 

O cálice do Reino é um convite à fé

O cálice do Reino é também um convite à fé. O Senhor quer fazer uma aliança de fé e de fidelidade. Fé e fidelidade caminham uma com a outra. Não podem caminhar desassociadas. O cálice do Reino é uma unção específica. Abraão recebeu essa unção. Como pai da fé, ele é um modelo para nós. E essa vida e fé de Abraão aparecem em Gálatas, confirmando que a mesma semente que estava em Abraão e em Yeshua, que era a semente de fé, está em cada um de nós.

O primeiro cálice na Terra quem ministrou foi Yeshua. Melquisedeque é a figura de Yeshua. Observamos que nessa chamada, há uma unção de conquista. Participar do cálice do Reino é participar de conquistas de si mesmo, de território, de uma nova atitude, nova maneira de pensar e agir, uma conquista de identidade.

Receber o cálice é receber uma unção específica. Receber a unção da comunhão que está relacionada entre o Deus de Israel e as pessoas, comunhão com as famílias. Quantas pessoas precisam voltar para as famílias e gestar uma comunhão familiar! Deus quer nos fazer um com os povos da Terra e para isso precisamos de uma identidade. O cálice do Reino nos faz um só povo. A aliança nos faz entender essa unção.

O cálice do Reino traz a unção de fidelidade para servir ao Deus de Israel, sabendo que é uma aliança irrevogável. Fidelidade para trazer a nossa descendência à terra da promessa, ao mover do Espírito de Deus. Nossa família precisa estar envolvida no mover do Senhor. Precisamos trazer esse cálice para nossa família, para que ela experimente desse mover tremendo.

O cálice do Reino é um cálice de justiça. Não é racional, mas desafiador. Convida-nos à fidelidade para gestar a unidade nos povos, para que entrem nessa comunhão e o caráter da Nação seja preservado.

O Cálice do Reino fala de termos uma visão restaurada, de compreendermos que é chegado o tempo para termos uma visão para mudar as situações que nos cercam no dia a dia. O Cálice do Reino de Deus é o cálice da solidariedade, da salvação. Um dia Davi disse: “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.” (Salmos 116:13). O que é o cálice da salvação? Para cada causa impossível, ao beber do cálice, o Senhor toma a nossa causa.

A Bíblia nos oferece o cálice da bênção ou o cálice da maldição, da vitória ou da derrota, da vida ou da morte, da sanidade ou da loucura, da santidade ou da prostituição. A Bíblia nos oferece a alternativa de beber do cálice do Reino de Deus, que é um convite irrecusável.

Quando recusamos beber do cálice de Deus, bebemos do cálice do inimigo. Se você não bebe do cálice da vida, bebe do cálice da morte. Se você não bebe do cálice da vitória, você bebe do cálice da derrota. Porém, hoje Yeshua o convida a beber do cálice da vida.