Leviatã fecha os céus através da murmuração - Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

Leviatã fecha os céus através da murmuração

Parte 2

Texto: Números 21: 4-9

Verdade Central: As pessoas podem atrair Leviatã, escorpiões e serpentes quando desonram a Deus e ao líder. Elas não conseguem romper nem avançar quando desonram a Deus a ao líder, pois desonra é pecado.

Introdução: Em Números 21, o povo descobriu e confessou que havia pecado contra Deus e contra o líder. Como prosperar se há pecado de desonra a Deus e ao líder? O pecado contra Deus e contra o líder fecha os céus da oportunidade e serpentes abrasadoras são enviadas.

No estudo passado, vimos que precisamos cuidar da nossa linguagem, pois a boca pode construir angústia ou vitórias. Vimos também que a impaciência é uma arma destruidora. É preciso vigiar para que a palavra da nossa boca seja equilibrada e temperada com sal, que não seja uma palavra precipitada e impaciente, que gera traumas e feridas.

 

Cuidado com a murmuração

Como está a sua fala como cônjuge, cidadão, discipulador, líder, Pastor? A sua fala aglutinará uma multidão de discípulos ou irá dispersá-los. As pessoas são atraídas ou não pela forma de falar. A Bíblia diz que as multidões seguiam Jesus por causa do Seu modo de falar que era com autoridade. “E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.” (Lucas 4:32)

Jesus era varão aprovado, porque sabia falar. A Sua fala atraía sinais, milagres, prodígios e maravilhas. Então, a nossa linguagem, nosso modo de falar pode atrair milagres ou doenças. Podemos, no lugar de construir, demolir; no lugar de curar, adoecer. Tudo depende da nossa linguagem. O modo de falar pode mudar tudo.

No livro de Deuteronômio, Deus coloca diante do povo a vida e a morte, a bênção e a maldição. Deus mandou que escolhessem; a escolha seria respaldada pela palavra que estaria em suas bocas. Palavras são importantes. Até para ser salvo é preciso falar a palavra da salvação.

Há palavras na boca de marido, esposa, empresário, discipulador, que podem ser uma tremenda bênção, assim como podem ser uma tremenda arma de destruição. Existem mulheres que conquistam o que querem com o esposo através de palavras. De igual forma, muitas mulheres são paralisadas em suas conquistas por elas mesmas, através das palavras que liberam.

Mulher é um ser especial, importante. Na boca da mulher, há uma palavra de decisão desde o Éden. Eva, com uma palavra, decidiu a história da humanidade. Para cada Adão, haverá uma Eva; para cada Abrão, haverá uma Sarai; para cada Sansão, haverá uma Dalila. De igual modo, para cada Abraão, haverá uma Sara. Deus transforma corações. Sarai pode tornar-se Sara. Abrão pode tornar-se Abraão. Ambos podem tornar-se pais de filhos legítimos. Toda construção depende das palavras. Só depende de você querer mudar de palavras, de atitude.

A palavra na boca de uma mulher pode destruir. A Bíblia, quando fala da prostituta que derruba o homem, cita várias situações, mas diz que a sua palavra seduz como o mel. “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.” (Provérbios 5:3). A palavra é fator decisivo.

Deus disse a Jeremias que, à medida que falasse, o reino seria construído e o reino do inimigo seria destruído. Tudo isso pela palavra. As palavras têm o poder de construir e de destruir. PALAVRAS SÃO SEMENTES.

Jesus construiu um Reino, aqui na Terra, falando, ministrando, ensinando, usando as palavras. Então, a solução da sua casa, da sociedade, das Células, dos 12 ou a destruição de tudo isso está relacionada à palavra.

Quando você fala, abre-se para julgamento. Pelas suas palavras, você será julgado (Mateus 12:37). Observe que, quando um líder cai em pecado, as pessoas dizem logo que esse era um dos temas que o líder mais ministrava. As palavras nos libertam ou nos condenam.

Deus só pode ser preso pela Sua própria Palavra. Ele tem que cumprir o que prometeu. Mas assim como Deus tem cláusulas para cumprir o que prometeu, você que é filho dEle tem que viver na trilha da promessa para receber o que Ele prometeu. Se você fica fora do comando de Deus, não recebe a promessa.

Por causa das palavras, o povo, que estava impaciente, precipitou-se e falou o que não devia. Então, vieram as serpentes abrasadoras. Todos que murmuraram atraíram serpentes. As serpentes vieram sobre todo o povo e muitos morreram de ‘graça’.

Muitos podem morrer, inocentemente, por causa de uma palavra proferida por outros. É interessante que Lúcifer conseguiu contaminar uma porção de anjos que caíram com ele, anjos que eram fiéis a Deus. Observe que, quando alguém se rebela, a primeira coisa que faz é procurar aquele que é fiel, buscar guarita no fiel. E quando o fiel dá guarita aos rebeldes, perde o seu Éden.

A rebelião é visível, todos veem. Então, ao vir rebelião, não permita que a sua casa se torne reduto para rebeldes. Deus nos ensina que a nossa bondade não pode estar acima de nossos princípios.

A rebelião do povo hebreu contra Deus e contra Moisés atraiu serpentes. De repente, no meio do arraial, pessoas inocentes foram picadas com os rebeldes. Hoje não é diferente. Há muitos que estão morrendo por causa das serpentes que estão sendo trazidas por aqueles que são autoridade sobre eles. A palavra que você lança através da murmuração e da inquietação atrai serpentes e quem estiver na frente será picado.

A serpente que aparece no texto de Números 21, serpente abrasadora, possui três funções:

 

1. Morder

A Palavra diz que a serpente abrasadora mordeu o povo. Uns foram mordidos e escaparam, outros morreram.

Existem médicos que são especialistas em aplicar antídotos em pessoas picadas por serpentes. Eles ensinam como proceder até que a pessoa receba tratamento médico adequado. Em alguns casos, se o médico demorar a chegar ao local, pode ocorrer necrose na área afetada; é necessário amputar o membro quando isso acontece.

Quando a serpente morde, não representa, necessariamente, que a pessoa morrerá, mas precisa de um especialista com antídoto. O problema é encontrar o especialista com o antídoto, porque o que não falta são pessoas mordidas por serpentes. Você convive com pessoas mordidas por serpentes, que estão envenenadas, necrosando, morrendo.

Um dos sintomas de alguém mordido é que a pessoa entra em alucinação e começa a falar sem ter noção do que está dizendo. Isso ocorre porque há perda da coordenação da fala. A serpente provoca fala precipitada na pessoa mordida.

Quando você vir uma pessoa, líder ou não, falando descompensadamente, pode aplicar o antídoto, porque está envenenado. Quando uma pessoa começa a falar muita bobagem, a falar o que pensa sem pensar nas consequências, é porque está sob a regência do veneno da serpente. Na regência do veneno, as pessoas não se governam, não se dominam, não se dão conta do que estão dizendo.

Na próxima semana, veremos que além de morder, as serpentes envenenam e podem até matar o líder.