O escritor Renê Terra Nova

on .

 

Lembro-me do Congresso Internacional de 2010, quando o Apóstolo Renê Terra Nova lançou o livro Sarkós, a comida do Urso na Livraria Saraiva – importante espaço cultural manauara de lançamento das novidades no campo literário. Que alegria foi ver aquela livraria cheia de gente bonita e alegre que, em fila, esperava por um autógrafo do escritor Renê Terra Nova.

Acabaram os livros, que foram repostos três vezes e que, definitivamente acabaram, para a desolação de alguns. Depois deste lançamento, muitos outros títulos já estão no mercado. Mas, quem é ele? É um escritor com mais de 100 livros publicados! Grande marca! Pouca gente consegue uma produção tão grande!

Há autores que só repetem: repetem a si mesmos ou repetem a outros. Há os mais especiais: os que inovam, os que dizem coisas que ninguém havia pensado antes. Penso que o Apóstolo Renê é um desses.

O Apóstolo Renê tem um talento especial (seria melhor dizer unção?): o talento de achar o princípio que subjaz aos textos bíblicos. Ele consegue resumir numa única frase de efeito qualquer narrativa bíblica. Isto é capacidade de mestre. E o melhor é que ele pratica o que diz. A poetisa Cora Coralina dizia: “Feliz o que aprende o que ensina”...

Ao mesmo tempo em que ensina, sua veia profética se mistura e ele vai pausando e fazendo declarações, convidando o leitor a se envolver, a se comprometer com o que está lendo.

O livro é um poderoso instrumento de propagação de ideias. O que se fala pode se perder com o tempo, mas, o que se escreve (e se publica) permanece fiel, como um documento. No entanto, este “documento” que é o texto escrito, é material que se coloca à disposição da crítica, da crítica literária, da crítica das ideologias, da crítica pessoal. A palavra já diz: quando você “publica”, você se torna “público”. Quando você escreve e publica, você diz quem você é, você assume um horizonte de sentido.

Atualmente, com a velocidade das informações, se você falou para um público, você já é uma pessoa pública. Se você falou para um grupo de pessoas, pode ter sido gravado, filmado, e ter suas ideias divulgadas na Internet para todo o planeta. Hoje já não há mais como se esconder. Assim, a tecnologia da inteligência está estreitamente conectada com a tecnologia da palavra, e, por consequência, com a tecnologia da escrita.

Onde está a graça nesta novidade de um Apóstolo escritor com veia profética? No estilo literário? Não. Na coragem de se expor? Não. Na quantidade de páginas? Não. Na clareza dos argumentos? Não. A graça está na mensagem, a graça está no discurso! O profeta não faz questão de ser compreendido, de receber anuência: ele tem compromisso em falar, em confrontar, em desvendar a realidade espiritual escondida. E quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!

O Apóstolo Renê está fazendo história. “Não existe história que não se funde sobre textos” (HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003).

 

Pastora Nídia Regina Limeira de Sá

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal do Amazonas