Manaus teve manifestação pacífica com 100 mil pessoas nas ruas,

on .

 

Os ativistas percorreram as principais avenidas da cidade rumo à Arena da Amazônia com cartazes pedindo por um Brasil e uma Manaus melhor

Natacha Rocha

Cerca de 100 mil pessoas participaram do Ato Nacional Contra o Aumento da Passagem realizado nesta Quinta-feira, 20, em Manaus. Os manifestantes foram às ruas do centro de Manaus rumo à Arena da Amazônia, segundo a Prefeitura de Manaus.

Entre as reivindicações, os manifestantes pediram por melhorias na qualidade do transporte público, saúde, educação, além da redução da tarifa de ônibus, que desencadeou os protestos em todo o País. De acordo com Polícia Militar mais de 300 policiais acompanharam os protestos.

A manifestação foi articulada pela internet, e os Manauaras uniram-se com mais de 100 cidades do país, pedindo um Brasil melhor. Depois do recuo no preço do transporte público em algumas cidades, a luta é por ideais, e os amazonenses também reivindicaram: 1. Não à PEC- 37, que pretende limitar a ação do Ministério Público nas investigações policiais; 2. Saída de Renan Calheiros da presidência do Congresso Nacional; 3. Investigação e punição imediatas nas obras da Copa das Confederações e de 2014, pela Polícia Federal e Ministério Público Federal; 4. Uma lei que torne hediondo o crime de corrupção; 5. Fim do foro privilegiado para políticos.

As ruas foram tomadas por milhares de pessoas e o clima foi de paz. Por onde passava, a multidão gritava “vem pra rua”, palavra de ordem que saiu das redes sociais para ser usada em todas as manifestações no Brasil. Os principais veículos de comunicação da cidade e do país relataram que, no quadro geral, o povo amazonense cumpriu sua missão como cidadãos de forma pacífica.

O Presidente do Ministério Internacional da Restauração, Apóstolo Renê Terra Nova, em seu Twitter, declarou: “Estou muito grato a Deus, pois quando um povo se levanta, os Poderes delegados perdem a força! Sinto-me um brasileiro restituído. Queremos nosso direito! Grita, Brasil! Vamos juntos, Brasil! A oração deu fruto! Porto Seguro, o seu útero gerou filhos valentes! Vamos levar o País a sério! Chegou a hora! Vamos pra rua! Em Manaus, o Norte grita: Vem pra rua! Eu fico arrepiado e agradecido! Obrigado, Senhor, porque o Brasil se posicionou”.