“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé na pureza.” (I Timóteo 4:12)

Deus diz que ninguém deve permitir que outro despreze a sua mocidade. E dá um alerta para que isso não aconteça. Você deve ser exemplo, o padrão.

Há um padrão para ser seguido para termos uma vida com Deus aprovada. As pessoas que olham para nós que nascemos de novo e buscam ver que somos diferentes. Na verdade, todos estão de olho em nós, em como agimos. Por isso, Paulo diz a Timóteo que, como discípulo, devia ser padrão e ter algumas prioridades.

O padrão da Palavra

Como discípulo, temos que aprender a Palavra e nos tornar um exemplo na Palavra. Todo filho de Deus deve saber manusear a Palavra, conhecê-la.

A Bíblia é a chave para uma vida direcionada. Paulo sabia disso e por isso instruiu Timóteo a ser um padrão, um exemplo no trato – na forma como devia agir e tratar as pessoas e as situações.

Como discípulos, devemos nos abrir para sermos ensinados, caso contrário, encontraremos sérios problemas na maneira como agimos. É comum, no início da caminhada, trazermos os antigos hábitos para a Igreja. Quantas vezes nos encontramos falando mal das pessoas, dentro do carro, ou em casa, até na frente dos filhos. O alerta de Paulo é para sermos padrão dos fiéis em tudo: Palavra, procedimento, amor, fé e pureza.

O padrão da Palavra nos ensina a não julgar. Todo julgamento, quando precisa acontecer, deve ser realizado de acordo com a justiça, de forma reta. Haverá situações nas quais nós precisaremos emitir conceitos, mas deveremos ver qual a intenção do nosso coração.

Há discípulos que são estúpidos e grosseiros, tratam as pessoas com rispidez. Esquecem-se de que como homens e mulheres de Deus devem ser padrão e ter um padrão de educação, portanto, devem dar satisfação às pessoas, que os veem como referencial. Alguns se desculpam dizendo que as pessoas têm que entendê-los, afinal também enfrentam dificuldades! Mas não convencem com as desculpas. É preciso mudar.

Quando você trata os outros com indiferença, além de se sentirem preteridos, ainda dizem que você não tem a vida de Deus. E aí é bem complicado ensinar sobre amor se você ainda está cheio de amargura. A Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto (Provérbios 15:13).

O padrão do amor de Deus

Paulo também disse a Timóteo que há um padrão para ser seguido pelo discípulo, que é um padrão perfeito de amor. Timóteo tinha que aprender a amar e essa é uma conexão muito fina. É preciso amar a Deus com toda a alma, todo o entendimento e todas as forças. Também é preciso amar ao próximo como a si mesmo. O discipulado deve ter essa conexão com Deus, que é amor.

O amor a Deus leva a amar os outros. É uma linha tênue, mas muito poderosa. Uma linha como uma fibra ótica. Se está em funcionamento, há uma capacidade tremenda de fazer funcionar. Paulo disse: Ame! É claro que haverá situações nas quais você precisará ser duro, mas ainda assim não pode deixar de ser exemplo; tudo deve ser realizado em amor.

O amor é a base! A Bíblia diz que cem açoites não entram no tolo (Provérbios 17:10). É preciso descobrir a maneira certa de agir. Paulo, ensinando a Timóteo, disse que ele precisava ser uma pessoa espiritual e cuidar das coisas espirituais. Ordenou que o discípulo não abafasse as qualidades que havia nele. Timóteo deveria viver o dom que havia recebido por imposição de mãos (I Timóteo 4:14 / II Timóteo 1:6).

O padrão de fé e de pureza

Timóteo deveria ser um exemplo na fé. Você precisa caminhar em fé para ensinar outros a também caminharem em fé! Sendo uma referência de fé é que se ganha os que estão de fora.

Paulo disse a Timóteo que ele deveria ser um homem puro, um referencial na pureza. Sabemos que a Bíblia diz que não deve sair da nossa boca nenhuma palavra torpe. Mas quantas vezes, em uma roda de amigos, você se acha com sugestões de impureza, sugestões maliciosas. É muito fácil acontecer isso.

Alguns termos e expressões usados não condizem com a vida de Deus que há em nós. Paulo alertou Timóteo sobre o fato de que ninguém deveria ter argumentos contra ele para acusá-lo. Pelo contrário, deve refletir a luz de Cristo. Uns podem ser considerados como verdadeiros holofotes; outros são apenas pequenas lâmpadas; alguns são lâmpadas que estão queimadas e outros ainda têm luzes que não servem para o propósito para o qual foram colocados.

Paulo também disse a Timóteo que ele era jovem e que precisava ser puro, fugindo das paixões da mocidade! “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” (II Timóteo 2:22)

Que você siga as instruções de Paulo a Timóteo, descritas na Palavra, para ser padrão onde estiver.

Visualizações: 4924

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7