“E firmarei minha aliança contigo, e extraordinariamente te multiplicarei.” (Gênesis 17:2)

Toda aliança firmada em Deus é poderosa. Em Gênesis 17:2, Deus está firmando uma aliança com a promessa de uma extraordinária multiplicação. E essa palavra é viva ainda para os nossos dias. Se fosse eu falando, dentro das minhas limitações, você poderia até avaliar, mas é Deus quem está falando. Então, o que podemos esperar é realmente algo fora do comum, fora do natural, grandioso além do que podemos pensar.

Precisamos saber que só há uma fórmula para o crescimento extraordinário de Deus se manifestar na vida de alguém que decide receber esta unção: Estando em aliança com o Senhor. A aliança do Senhor nos respalda para o crescimento em todas as áreas da nossa vida. Claro que para isso, cabe a cada um de nós honrar os princípios da aliança que temos com Deus e com os líderes que estão sobre nós.

Vamos ressaltar dois princípios que a aliança exige de nós:

Obediência

Líderes e discípulos obedientes são os que mais frutificam. Não estamos nos referindo apenas a número de células e discípulos, vai muito além. E temos ensinado, ao longo dos anos, que para obedecer, não precisa, necessariamente, concordar. Mas uma coisa é fundamental: Romper com muitos individualismos. Não há como multiplicar ou frutificar em nenhuma área da vida, olhando apenas para si.

Existem líderes frustrados porque não entenderam o poder da obediência na aliança. Não se submetem, fazem rotas paralelas ou isoladas e buscam apenas seus projetos pessoais. Para viver a aliança e a obediência que ela requer, é importante entender que a aliança nos leva a confrontos e a abrir mão de conceitos pessoais e particulares.

Visto que toda aliança é um acordo entre duas pessoas que decidem por princípios já escritos, já existentes, e não por acordos que ainda serão criados, inventados, cada um precisa fazer a sua parte.

Hierarquia

Sempre há a parte mais forte da aliança, um líder sobre. Então, se você está em aliança com Deus e com seu líder, por exemplo, precisa compreender e respeitar a hierarquia. Infringir essa parte da aliança não promove crescimento, pelo contrário, faz você retroceder.

A unção derramada sobre a hierarquia passa por nós e nos faz alcançar as promessas de Deus para nós. Quando estamos todos submetidos a Deus, então estamos todos debaixo da mesma unção, da mesma herança, por causa de uma só aliança, que tem seu lado mais forte, e seu lado mais fraco, que pode ter sua dificuldade, mas tem muito mais vitórias do que derrotas.

Os lucros e as perdas na aliança

Deus quer abençoar os Seus filhos que estão em aliança. Entretanto, devemos lembrar que uma aliança pode ter dor e alegria. Não podemos andar iludidos achando que tudo será um mar de rosas, porque não é assim. Em alguns momentos, a aliança pode passar por altos e baixos. Podemos exemplificar isso com o casamento. Os casados passam por problemas, mas se estiverem firmados na Rocha, não desistirão do casamento, porque estão em uma aliança firme.

Há momentos na aliança em que ganhamos, e há momentos em que perdemos. Às vezes, dizemos: “É inadmissível! Como foi que perdi?”. E, às vezes, falamos: “Nem trabalhei por isso, como foi que ganhei?”. E aí só nos resta declarar: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37). Como Deus é generoso, somos perseguidos e alcançados pelas bênçãos de Deus até a vinda de Jesus.

Aliança independe da idade

Para cada idade, cada nível de maturidade, há uma fase da aliança: “Depois de o ter desmamado, ela (...) o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança." (I Sm 1:24). O menino era o profeta Samuel, que ungiu o rei Davi quando este ainda era jovem. Josias tinha oito anos quando começou a reinar em Israel. Reinou por 31 anos e enquanto viveu, não deixou de seguir ao Senhor, Deus de seus pais (II Cronicas 34:32).

Deus sabe lidar com cada um de nós, considerando o nível em que estamos. Mas, Ele sempre nos lembra que Seu alvo é que cresçamos cada vez mais de nível até “ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”, como declara Efésios 4:13.

Aliança independe da posição espiritual

Para cada nível espiritual há um nível de aliança. Você sabe que as guerras que você viveu logo quando se converteu não são as mesmas que viveu depois que amadureceu, assim como você sabe também que hoje sua vida é mais fortalecida no Senhor e na força do Seu poder.

O importante é sempre se manter de pé e entender que independente da sua posição espiritual, você tem uma aliança com Deus, com o seu líder, e que, em ser fiel, haverá um nível de bênção e de guerra espiritual.


Continua...

Visualizações: 18042

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7