“E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” (At 2:47b)

Deus tem nos acrescentado um lindo rebanho através das células e dos 12. Todos nós temos experimentado como é bom estar envolvidos com vidas, não obstante os desafios, é claro. Afinal, cada pessoa é um universo: Uns são mais intensos, outros são mais pacíficos... e os líderes, eu creio, cada um procura fazer o seu melhor.

Porém, alguns ainda não estão entendendo o verdadeiro sentido da Visão, e o mais traumático, alguns estão questionando a sua própria existência. Estão sempre se avaliando, não se sentem qualificados, estão constantemente se punindo, e facilmente se tornam presas fácies do inimigo, pois subestimam a capacidade que o Senhor lhes deu de enfrentar e vencer todo e qualquer problema. “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

Neste estudo, gostaria de ajudá-lo a entender o seu verdadeiro papel no Corpo de Cristo, a sair de qualquer intimidação, e ser ativado pelo Espírito Santo a ser exatamente o que Deus planejou para a sua vida. O mais absurdo nesse processo é que as pessoas são mais receptíveis às mentiras do inimigo, do que às promessas de Deus.

· Quero começar afirmando que você pode todas as coisas naquele que lhe fortalece (Filipenses 4:13).

· Desejo conscientizá-lo de que o inimigo está derrotado e não tem poder sobre a sua vida, ele está debaixo dos seus pés (Efésios 1:22,23).

· Vou animá-lo a tomar uma nova posição em Cristo, sabendo que maior é o que está em você do que o que está no mundo (I João 4:4).

· Lembrá-lo que você nasceu para ser mais do que vencedor em Cristo Jesus, e o pecado não tem mais domínio sobre a sua vida (Romanos 8:37; 6:14).

Essa introdução até parece evangelística, escrita para novos convertidos, mas ela está sendo dirigida para você que já é um líder de êxito. Não sei como você está agora, mas sei que alguns, mesmo sendo líderes, perderam o Primeiro Amor, deixaram o bom ânimo de lado, voltaram a crucificar Jesus pelas suas atitudes e há até os que estão dentro da comunidade, mas se comportam como o irmão do filho pródigo que não saiu de casa, mas que condena o irmão. Estão sempre julgando, não sabem mais o direito de herança que têm e precisam de um renovo, ou seja, precisa ser verdadeiramente consolidados para conservarem o crescimento que o Senhor tem confiado em suas mãos.

Conservar o crescimento, tema do nosso estudo, além de ser um processo restaurador, traz consigo muita motivação, pois quem não está precisando conservar o crescimento que recebeu? Quem não precisa ser consolidado, amparado, ajudado, socorrido em uma área específica? Conservar o processo do crescimento é uma ação contínua na nossa vida e isso em todas as áreas.

Quando começamos a cuidar de vidas, além de enfrentarmos a guerra que o cotidiano nos apresenta, somos levados a tirar a ovelha, o discípulo da boca do lobo, diariamente. Então, além da nossa guerra pessoal, temos que tomar as guerras dos outros. Tenho ouvido alguns dizerem: “Eu não tenho condições de cuidar da minha própria vida, como cuidarei da vida dos outros?”. Vejo nessa afirmação uma hombridade muito grande, mas também vejo que ela pode se tornar um laço se a pessoa não decidir agir na direção de outros. Claro que um líder que não está inserido em uma Equipe de 12 e de Célula, na condição de ser ensinável para ensinar, não está apto para cuidar de outros, pois se ele não está sendo constantemente consolidado, não saberá consolidar, e isso pode prejudicar de uma forma terrível o crescimento do Corpo de Cristo.

A importância de ser consolidado

Lembro que no início da Visão, muito se falava em consolidação e muito se fazia consolidação. Entendíamos que a consolidação é como uma semente: Quanto mais plantamos mais colhemos, porém, se não plantamos, o que podemos colher? Aquele que trabalha a terra, seja o primeiro a comer do seu fruto, afirma a palavra (II Timóteo 2:6).

Não pense que por ser líder você já está pronto e não precisa mais de cuidados, de ser acompanhado. Um líder que não tem um mentor sobre a sua vida pode se tornar, espiritualmente falando, como um bebê sem alimento, que vai se desnutrindo até chegar ao óbito. Por que muitos não têm alcançado sucesso na Visão? Porque não se atentaram para a importância de continuarem se submetendo ao ensino, ao líder. Essa é uma chave maravilhosa para crescer e também para manter o crescimento.

Uma igreja em crescimento não pode se olvidar do processo do cuidado, do processo da consolidação, que é fundamental e se constitui em um INVESTIMENTO contínuo. Aquele que começa a obra tem que completá-la. Aquele que começou a liderar tem que cumprir o seu papel de líder até Jesus voltar ou você ir se encontrar com Ele. O Senhor não tem prazer nos que retrocedem, é o que a Palavra diz em Hebreus 10:38.

O crescimento no Reino de Deus é similar ao processo de crescimento de uma pessoa – da educação básica até o amadurecimento para um matrimônio – é a base da formação. Sem a formação, o crescimento não é verdadeiro e a multiplicação nunca acontecerá, pois é no processo de formação que nascem os 12. Quando estamos responsáveis por uma vida é nosso dever alimentá-la até que esteja madura para tomar decisões, ciente de que uma pessoa que é discípula nunca sai debaixo do conselho, sempre busca ajuda para estar caminhando com mais segurança. Provérbios diz: “Na multidão de conselhos, vem a sabedoria.”

Continua...

Visualizações: 1968

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7