Música eletrônica, dança, apresentações de teatro e até acrobacias em tecido. O Conexão foi uma animada e santa festa jovem sim, mas, principalmente, um grande encontro da juventude Jump do Amazonas com Deus. Dois dias para se reconectar com o Trono do Todo Poderoso.

Duas chamas de fogo foram colocadas no Altar em alguns momentos do Congresso, um sinal físico de que o fogo de Deus estava sendo aceso e fazendo diferença na vida dos jovens.

Intense Fire

O Apóstolo Renê Terra Nova falou aos jovens apenas em alguns momentos, mas acompanhou tudo de perto, abençoando e incentivando a juventude. Em uma de suas ministrações, lembrou de anos atrás, quando Deus entregou a ele o projeto JUMP, no Monte Sinai, em Israel, e profetizou a ida dos jovens à Terra Santa.

Também falou sobre Sadraque, Mesaque e Abedenego, jovens que não se prostraram diante de uma estátua de ouro e por isso foram lançados em uma fornalha. Essa passagem bíblica chamou a atenção da juventude para o fogo de Deus, que faz com que a nossa vida seja mudada e destrói tudo o que está errado no nosso caráter. Porém, existe também um fogo estranho, distorcido, competitivo.

O Apóstolo profetizou que o fogo do Eterno, que vem sendo declarado desde o mês de Agosto, no JUMP Sumaré, será aceso no corpo, na alma e no espírito de cada jovem.

“Que tipo de fogo arde em você? Decida ser incendiado pelo fogo santo, para que o “quarto homem”, o filho do Deus Vivo, Yeshua, que entrou na fornalha, livre e acompanhe você todos os dias da tua vida!

Aprendizado com alegria

O Congresso sempre começava com muita animação. O Dj Alex Silva preparou um repertório de música gospel bem jovem, com ritmo intenso e letras que edificam e propagam o amor e o poder de Deus. E por falar em música, o Congresso também teve a participação de várias cantores e bandas de Manaus como Victor Martuchelli e Banda Atrium e ainda uma atração nacional, a banda brasiliense Discopraise.

“Se eu me humilhar diante do teu Altar e sacrificar aquilo que me custar, Tu inclinarás os Teus ouvidos ao meu clamor...”. O refrão de uma das músicas mais conhecidas do grupo foi cantado com muita intensidade pelos jovens.

A Cia de Artes Dynamis também fez apresentações de dança e teatro com temáticas variadas. Se revezando como anfitriões em cada horário estiveram os líderes da Rede JUMP, os Apóstolos Monteiro, e o casal de Pastores Hélcio e Larissa, e os líderes da Rede de Adolescentes, João Wesley e Raquel.

Chaves para caminhos novos

O Apóstolo Monteiro citou Mateus 16:16, trazendo o exemplo de Pedro, que teve o nome mudado por Deus e recebeu as chaves do Reino, para ensinar que a juventude também precisa mudar de natureza e receber chaves poderosas que acessam portas novas. Essas chaves são: Pregação da Palavra, Novas Visões e Milagres.

Houve um grande batismo do Espírito Santo, com novas línguas e renovo do fogo de Deus sobre a juventude do Amazonas!

Reacenda o dom que Deus te deu

“Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.” (João 21:15)

As palavras de Jesus dirigidas a Pedro ecoaram na Igreja e os jovens foram incentivados a receber a mesma instrução que o Apóstolo recebeu. Quem ama a Cristo, deve provar esse amor, cuidando das Suas ovelhas.

A ministração, feita pela líder da Rede de Jovens, Apóstola Lene Monteiro, ressaltou a necessidade de voltarmos ao chamado de Deus, lembrando sempre que este mundo jaz no maligno e que as pessoas têm traumas, problemas e precisam da nossa misericórdia já que, como Jesus nos deu o exemplo, Ele não veio para os sãos e sim para os doentes; não para os livres, mas para os que vivem aprisionados.

Para isso, temos que deixar Deus reacender a chama da Sua presença e o dom que Ele mesmo colocou em nós, já que cada pessoa tem habilidades especiais para serem usadas no Reino. “Existem talentos escondidos, encobertos, travados por causa de traumas, mas Deus não nos deu espírito de temor e sim de coragem e ousadia. Você não é daqueles que olham para trás, que abandonam o chamado, você é filho, tem direito a herança, é coerdeiro em Cristo Jesus”.

Essas palavras foram ao encontro da necessidade daqueles que estavam se sentindo mortos espiritualmente, reacenderam uma nova chama e substituíram pensamentos maus por pensamentos de paz.

Os jovens deram as mãos, em sinal de unidade, e ouviram Deus falar, por meio da Apóstola: “Filho meu, dá-me o teu coração. A única verdade é a Palavra e ela diz que o Senhor reacende o dom que deu a você e que o separou com o propósito de dar muitos frutos. Você tem a marca da promessa!”.

Jovens lavados no sangue do Cordeiro

Conselho, exortação e muitas mensagens de sabedoria. A Apóstola Adriana Pacheco foi usada por Deus para trazer edificação aos jovens do Brasil e do Amazonas.

Ela citou Provérbios 30:12: “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia”, para alertar sobre uma realidade que faz parte da vida de muitas pessoas nos dias atuais, mesmo dentro das Igrejas. Cristãos arrogantes, orgulhosos, que julgam estar limpos, mas vivem cheios de pecado.

Os jovens foram convidados a estudar a história de Naamã, o chefe do exército do rei da Síria, que era leproso, procurou um profeta, e recebeu o comando de mergulhar sete vezes no rio Jordão para ser curado, porém, reagiu com resistência e indignação. Humildade x altivez foi uma lição aprendida.

Outro ponto destacado pela Apóstola foi a obediência e a submissão às autoridades. Naamã só foi curado quando decidiu, apesar de contrariado, obedecer ao comando de mergulhar no rio Jordão.

Os jovens também aprenderam que precisam estar constantemente lavados no sangue do Cordeiro para serem limpos e depois usados por Deus para levar pureza a uma geração que está “se achando” e, por isso mesmo, se distanciando dos caminhos do Senhor. “Só pode ser lavado quem se arrepender dos seus pecados, sem isso não há como exercer fé em Deus”.

Corpo de Cristo

O Pastor Hélcio Maia trouxe um incentivo para os jovens agirem com a consciência de que fazem parte do Corpo de Cristo, cada um sabendo que é uma parte importante e essencial para o crescimento da Igreja. Também disse que para alguém conquistar os lugares altos, às vezes é preciso saber aceitar as posições mais simples, com humildade.

Libertadores da nova geração

O Pastor Marcelo Mattos levou os jovens a refletirem sobre a trajetória de Moisés. Ele falou sobre Fogo de Deus, mudança de vida, transformação e chamado, situações vividas por aquele que tinha sido um assassino, se considerava fraco, não sabia falar, mas, se transformou no libertador dos hebreus e recebeu a incumbência de guiar o povo, do Egito, para a Terra que mana leite e mel.

O Pastor ensinou os jovens sobre a verdade de que ainda existem muitos “Egitos” que devem ser deixados para trás: Pecado, vícios, quebra de princípios, afastamento de Deus. Ele também orou para que assim como Deus conduziu o povo, com nuvem e coluna de fogo, o Senhor continue guiando a juventude, fazendo você ouvir a sua voz e mostrando o caminho certo a seguir.

Testemunho

A história de fé e superação de uma jovem, relatada por ela mesma, causou impacto e emoção. Ela subiu ao Altar para contar que, apesar de estar dentro da Igreja, já enfrentou rejeição e forte sentimento de abandono e de incapacidade. Todos esses conflitos a levaram a uma tentativa de suicídio e a fazer cortes no próprio corpo. Porém, um dia essa jovem entendeu o quanto é preciosa para Cristo e que foi alvo do Seu sacrifício na Cruz. E isso fez toda a diferença. Hoje ela está viva para testemunhar o que Deus tem feito em sua vida e para incentivar outros jovens a acreditarem no maravilhoso amor de Jesus, que cura as feridas, e faz cessar toda a dor, inclusive a dor que tantas vezes aflige a nossa alma.

Rede de Adolescentes - Comprometidos com o Ide de Jesus

O comando da programação da tarde de Sábado no Congresso esteve com a Rede de Adolescentes do MIR e foi marcante, assertivo e cheio da glória de Deus!

Raquel Terra Nova, líder da Rede, trouxe incentivo para todos aqueles que se sentem incapazes de pregar o Evangelho da Salvação. Disse que os jovens precisam ser curados para amar e alcançar as vidas.” Você está dentro da Igreja e já conhece a verdade, mas quem está lá fora não. É você quem carrega a mensagem que pode tirar as pessoas da opressão, em você está a solução para os problemas, o alívio para a dor, a cura para as feridas, porque Deus disse que nós faríamos obras maiores”.

Raquel também disse que precisamos apresentar Jesus para pessoas, sem ter vergonha, já que o mundo não se envergonha de oferecer tantas coisas ruins e que levam à morte. “Temos que voltar à essência de amar vidas, não adianta ser luz aqui dentro da Igreja, pois aqui já tem muita gente que brilha. Você tem que ser luz lá fora, tem que receber e transmitir vida, mas isso só é possível com o Espírito Santo, sem ele não se chega a lugar algum”.

Outra mensagem deixada foi a de que muitos jovens não têm intimidade com Deus por causa de “preguiça espiritual”, por não estarem dispostos a buscar o Senhor e manter um relacionamento forte e verdadeiro com Ele.

Mundo tenebroso

Pessoas que cresceram na Igreja, mas têm muitos conflitos e não conseguem sentir Jesus. Filhos de Pastores que escondem Deus para os amigos. Jovens que cultuam o corpo e dedicam a vida às redes sociais. Homens e mulheres atormentados, viciados em pornografia, em drogas, em álcool. Exemplos vivos, tão comuns nos nossos dias, foram representados na peça Mundo Tenebroso, apresentada pela Rede de Adolescentes.

Foi um alerta para prestarmos atenção nas pessoas à nossa volta, no sofrimento e nas prisões que enfrentam por não conhecerem Jesus. E elas estão tão próximas. Na escola, no trabalho, no bairro, clamando por uma palavra de salvação.

No final, os jovens foram advertidos a não negociarem a chamada que Deus lhes fez, a serem santificados e transformados no caráter, na mente e nas atitudes e a não se distraírem com os convites do mundo, pois eles tiram do propósito os servos do Senhor.

Jesus, a expressão do amor

O líder da Rede de Adolescentes, João Wesley, citou Marcos 16, lembrando que o ide de Jesus não é um convite, mas uma missão para cada um de nós. Jesus foi o maior herói de todos os tempos porque morreu na Cruz por todas as pessoas do mundo, e fez isso por amor. Você faria isso por alguém?

João também ensinou que Evangelismo não é apenas falar de Deus para as pessoas, mas consiste também em darmos bom testemunho. “As pessoas olham para você e querem logo saber sobre a sua vida, se ela é santa ou mundana”, disse.

Os jovens também foram confrontados com outras frases impactantes: “Você está esperando o quê para salvar os seus amigos que estão no mundo? Não podemos ser uma geração que mata os sonhos de Deus!”.

Jump Amazonas, juventude modelo para o Brasil

Os Pastores e Líderes de Rede do Projeto JUMP Amazonas sabem que são referência para a juventude brasileira. E eles foram honrados no encerramento do Conexão 2018. Em um Ato Profético, todos subiram ao Altar com bandeiras de vários países, representando as nações que serão alcançadas pelo evangelho, e uma bandeira maior, onde estava escrito o nome de Jesus, a razão de todo esse movimento.

Um clima de celebração tomou conta dos jovens. Eles louvaram a Deus com o Ministério MDF, Banda Atrium e Victor Martuchelli, enquanto bailarinos exibiam blusas com o número 12.

A Cia Dyamis fez mais uma apresentação de dança ao som de uma música africana e o Pastor Marcos Santos falou aos jovens sobre fé, com base no exemplo de Abraão.

Fruto Fiel

A Igreja estava lotada e muito colorida. As bandeiras começaram a se agitar anunciando que tinha chegado a hora do Fruto Fiel. Diante dos líderes que estavam no Altar, centenas de discípulos do JUMP Amazonas foram apresentados, jovens de Manaus e de municípios como Manacapuru e Iranduba.

Visualizações: 147

Plano de Leitura Bíblica

05 Nov
2 Crônicas 34
Oseias 2
Atos 16 e 17
06 Nov
2 Crônicas 35
Oseias 3
Atos 18 e 19
07 Nov
2 Crônicas 36
Oseias 4
Atos 20
08 Nov
Esdras 1 e 2
Oseias 5
Atos 21 e 22
09 Nov
Esdras 3 e 4
Oseias 6
Atos 23 e 24
10 Nov
Esdras 5 e 6
Oseias 7
Atos 25 e 26
11 Nov
Esdras 7
Oseias 8
Atos 27