Pesquisas revelam que os homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres e o motivo é fácil de entender. Eles não se cuidam! Não costumam ir ao médico, relutam na hora de fazer exames e muitos são resistentes até quando precisam tomar remédio. O resultado negativo dessa displicência traz para eles mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol.

Para chamar a atenção do público masculino foi criado o Novembro Azul, inspirado no Outubro Rosa, para as mulheres. A Campanha tem ênfase na prevenção ao câncer de próstata, mas também alerta para o cuidado com outras doenças.

Câncer de Próstata

A doença é a segunda maior causa de morte no País por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

O câncer de próstata tem crescimento lento e, em grande parte dos casos, não apresenta sintomas quando está no início, por isso é tão importante procurar um urologista e receber a orientação adequada. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina.

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto, envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. As atividades físicas, que devem ser feitas por pelo menos 30 minutos todos os dias, também são essenciais para a saúde. Outra recomendação importante é manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Quando diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer pode ser curado em 90% dos casos, porém, o temor do exame do toque retal ainda tem afastado muitos do consultório médico e contribuído para levar à morte milhares de homens todos os anos.

Outras doenças

Ainda que o foco do Novembro Azul seja o câncer de próstata, outros problemas  acometem os homens e devem receber o devido cuidado, principalmente as doenças cardiovasculares que podem provocar infarto, acidente vascular cerebral e arritmias cardíacas.

Visualizações: 1143

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22