Dinheiro não tá fácil para ninguém, né? Não mesmo! Agora imagine a situação de quem descobriu uma doença rara em um filho; que precisa pagar as despesas de uma cirurgia, ou vai casar e não tem um tostão para bancar a festa?

Para resolver esse problema muita gente decidiu deixar a vergonha de lado e pedir ajuda, só que na internet. É a boa e velha vaquinha ganhando uma versão digital. A ideia deu tão certo que já existem vários sites especializados nessa nova maneira de “arrecadar dinheiro”.

No Brasil, um dos sites mais famosos é o www.vakinha.com.br, onde é possível participar de campanhas como esta: “Rita precisa de nossa ajuda! Ela tem 1 ano e 11 meses e apresenta uma condição rara de pele que se chama Poiquilodermia. A menina desenvolveu catarata precoce, está está na fila do SUS há mais de 1 ano para fazer a cirurgia, e precisa operar o mais rápido possível senão poderá perder a visão.”

No site também tem pedidos para ajudar famílias que perderam casas em incêndios, estudantes que querem concluir a faculdade, vaquinhas para artistas fazerem o lançamento de CDs, e gente pedindo dinheiro para festas de casamento e até para a lua de mel. O site também informa o valor que cada pessoa está pedindo e atualiza o que já foi arrecadado.

Vaquinha x financiamento coletivo

Os sites de vaquinha também têm versões voltadas para pessoas que querem dividir os custos para abrir uma empresa, executar uma ideia ou um projeto – preferencialmente inovador e de interesse público. São os sites de crowdfunding uma forma de financiamento coletivo para empreendedores que têm uma ideia, mas falta dinheiro para tirá-la do papel.

O dinheiro pode vir da família, de amigos e de desconhecidos que se interessam pelo projeto, porém, é necessário fazer uma campanha, com metas em dinheiro e objetivos definidos, para conseguir apoiadores e às vezes até oferecer “recompensas”, como CD’s e livros, para quem participar.

Segundo o site crowdfunding.org, que reúne informações de 308 sites de financiamento coletivo do mundo, foram levantados US$ 2,7 bilhões – cerca de R$ 6,3 bilhões – em mais de um milhão de campanhas de arrecadação, só no ano de 2012.

Alguns sites oferecem a facilidade do valor arrecadado ir direto para a conta do dono da campanha, retendo apenas parte do dinheiro. Mas, tanto quem pede a ajuda quanto quem se dispõe a contribuir precisa tomar cuidado para não passar por situações desagradáveis nem ter prejuízo.

Quem pretende doar deve se certificar da idoneidade dos responsáveis pelo projeto. Uma boa dica é procurar sites de reclamações de consumidores. E para quem vai fazer a campanha de doação é primordial o planejamento detalhado e também honestidade e transparência. Lembre-se ainda de comunicar-se bem e de ser claro e objetivo para conquistar pessoas que se identifiquem com a sua ideia e se disponham a ajudar.

Se você pretende fazer uma vaquinha virtual, visite um desses sites:

Visualizações: 2581

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22