O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de Março desde o ano de 1993. Essa data busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos. Saiba mais e veja dicas práticas de economia de água

Celebrado mundialmente desde 22 de Março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

O objetivo principal do Dia Mundial da Água é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para economizar água em nosso planeta. O tema de 2017 é Águas Residuais.

Você sabia?

Cerca de 0,008 por cento, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

Dados importantes sobre a água no mundo

- Cerca de 70% da superfície do nosso Planeta é coberta por água.

- 97,5% da água do Planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano.

- Uma pessoa necessita de pelo menos 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como beber, tomar banho e cozinhar.

- Atualmente 768 milhões de pessoa no Planeta não possuem acesso à água tratada.

- 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico.

- Anualmente mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência de doenças ligadas à falta de água potável e saneamento básico.

Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

Lembre-se que sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

A seguir, veja 10 dicas importantes para economizar água no seu dia a dia: 

  1. Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
  2. Escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
  3. Descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. O ideal é você adotar descarga de caixa acoplada no vaso sanitário (todas fabricadas a partir de 2001 utilizam 6 litros de água).
  4. Torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isso significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
  5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
  6. Caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
  7. Lavar louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
  8. Regar jardins e plantas: No inverno, regue dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
  9. Lavar carro: Com mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
  10. Limpeza de quintal e calçadas: Use vassoura e se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
Visualizações: 1618

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22