Sensação de vazio, angústia, medo e uma tristeza profunda e sem fim. A depressão causa sentimentos assim e, em casos mais graves, pode ter sintomas ainda piores. Há relatos de irritabilidade, perda acentuada de peso, insônia e até de tentativas de suicídio.

Em todo o mundo, nada menos que 322 milhões de pessoas sofrem desse transtorno, segundo dados divulgados esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes a 2015. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4.

No Brasil, a situação é muito preocupante. 5,8% da população sofre com esse problema, o que equivale a 11,5 milhões de pessoas. Os  dados colocam o Brasil no topo do ranking dos países mais “depressivos” de toda a América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9%.

Outra notícia grave

O levantamento da OMS revelou mais um  dado negativo com relação à saúde emocional do brasileiro: o Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade. Esse é um mal do qual padecem 18,6 milhões de pessoas, 9,3% da população. Pior ainda é que  muitas pessoas sofrem  tanto de depressão quanto transtornos de ansiedade.

Suicídio

Em 2015, 788 mil pessoas tiraram a própria vida. Isso representou quase 1,5% de todas as mortes no mundo. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte, no mesmo ano.

Depressão

É importante entender que todos nós podemos nos sentir tristes, frustrados e desanimados, isso é normal. Mas a depressão é uma doença e, como tal, pode e deve ser devidamente tratada. Os sintomas variam em cada  pessoa: sensações de tristeza inexplicáveis, pensamentos negativos, perda de energia ou interesse para fazer as atividades diárias, humor deprimido, dificuldade para se concentrar, alterações do apetite e do sono, lentificação das atividades físicas e mentais e até  sensação de desconforto no batimento cardíaco e   dores de cabeça.

Especialistas dizem que a depressão apresenta várias causas, como fatores genéticos, neuroquímicos, ambientais, sociais e psicológicos.

Ansiedade

Quem tem o transtorno da ansiedade generalizada (TAG), apresenta “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva” persistente e isso pode causar  inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação do sono, palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, náuseas e aperto no peito.

Depressão e ansiedade causam muito sofrimento. Só quem já enfrentou esses transtornos emocionais ou conviveu de perto com algum “depressivo” ou “ansioso”, sabe o quanto o problema é grave capaz e capaz de destruir a vida de uma pessoa.

Quem passa por esses problemas precisa de ombro amigo, de misericórdia, de atenção e de conselhos, mas não deve abrir mão de buscar ajuda especializada.

Não tenha medo de procurar auxílio para você ou para alguém que você ama, e não esqueça que Jesus é o “médico dos médicos”, o único capaz de curar todas as doenças no corpo e alma.

Visualizações: 1597

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22