Saiba mais sobre a festa que vem disfarçada de alegria desde meados dos anos 600 a 520 a.C.

A festa mais popular do Brasil é o Carnaval. Com a sua proximidade, muitas pessoas aproveitam para viajar, relaxar, outras, porém, ensaiam para “pular’’ e sair na escola de samba preferida.

O fato é que o Carnaval divide opiniões em todo país. Existem pessoas que gostam, outras que não gostam. Até aí, tudo bem... Mas, o que tem a ver o Carnaval com o cristão?

Acreditem, alguns cristãos ainda entram em crise nesse período festivo.

“Por que eu não posso festejar o carnaval?”, “Carnaval é de Deus?”, “É tradição, eu sempre pulo no Bloco das Piranhas”, “Danço na minha Escola de Samba, depois eu volto para a Igreja!”, “Eu só vou lá para acompanhar meus amigos e família”. Se você já ouviu algumas dessas afirmações e questionamentos e não soube como responder a eles; ou se você está com vontade de “pular o Carnaval”, continue lendo o texto.

Como surgiu o Carnaval

Existem muitos mitos sobre o início do carnaval, mas a festa surgiu, na realidade, nas civilizações antigas, como a Grécia e Roma, em meados dos anos 600 a 520 a.C. Eram grandes comemorações com comida, bebida e a busca incessante dos prazeres...

Enfim, são muitas informações sobre o surgimento do Carnaval, e se você for pesquisar no Google, ele te dará milhares de resultados. E, pasmem, na maioria dos textos, você encontrará historiadores ressaltando que é uma festa para saciar o prazer do povo, adorar deuses...

No Brasil, por exemplo, a festa começou no Período Colonial, com os escravos, mas se popularizou a partir de 1960, período em que as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, passaram a se tornar uma importante atividade comercial. Isso sem falar na Bahia, com o axé, e em outros estados do país.

Hoje, o carnaval é um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao nosso país e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo desta “mercadoria cultural”.

O que a Bíblia diz sobre o Carnaval?

É importante que você saiba que a Bíblia não fala em específico sobre Carnaval, mas a Palavra de Deus fala sobre as ações cometidas no Carnaval. Vamos entender melhor quando meditarmos na passagem de Efésios 5, versículos 3 e 11. “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual, nem de qualquer espécie de impureza, nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. [...]Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.”

Se você é cristão, e não vê  nenhum problema no Carnaval, está na hora de rever seus conceitos. Não se engane! O Carnaval é uma festa para celebrar as obras do mal, ou seja, as obras da carne, descritas em Gálatas 5.19-21.

O que você fará numa festa onde tem “pegação”, bebidas, drogas, prostituição, sexo, orgias, mulheres e homens pelados? E mais, por que participar de uma festa que tem um dos maiores índices de violência, assassinatos, assaltos... Pra quê colocar sua vida em risco?

Se este não é o seu caso e você apenas gosta de assistir aos desfiles na TV e de ouvir as músicas, aconselhamos que medite em I Coríntios 6:12, que diz: “Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine.”

Evite tudo aquilo que não agrada a Deus (você sabe o que é), é um bem que você faz a si mesmo e ao seu relacionamento com o Espírito Santo. Para finalizar, medite também em Tito 1:15, que diz: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.”

O Carnaval não agrada a Deus! Essa festa vem disfarçada de alegria, e como você viu, e pode estudar mais profundamente, “pular Carnaval” ou ainda participar indiretamente desta celebração, tem consequências.  Além de a festa promover prostituição, violência, consumo de drogas, ainda destrói os valores da família. 

Seja firme! Neste feriado prolongado, aproxime-se mais do Senhor, aproveite a família, divirta-se saudavelmente e não se esqueça de refletir diariamente na Palavra de Deus.

Procure se fortalecer junto com seus irmãos em Cristo. Muitas Igrejas e Células promovem evangelismos, seminários, e retiros que você pode participar.

Que você e sua família tenham um maravilhoso feriado na presença de Deus!

Visualizações: 60692

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22