O Ministério da Saúde lançou, no dia 10 de Fevereiro, uma campanha para esclarecer quem precisa se vacinar contra a febre amarela.

Com o slogan “Informação para todos e vacina para quem precisa”, a campanha foi dirigida primeiramente para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, e terá duração de um mês. Em um segundo momento, deverá ser estendida a outros estados.

Vacinação

A campanha alerta que os grupos prioritários são aqueles que vivem ou irão viajar para áreas afetadas pela febre amarela no país, como: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, oeste da Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro, que está localizado na divisa com áreas que têm registros de casos.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mesmo com o surto da doença no Brasil, não há nenhuma novidade ou mudança de status do país em relação ao risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde. Os casos, atualmente, estão concentrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia.

Vai viajar?

Os viajantes que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina – tanto estrangeiros quanto brasileiros – e que não completaram o esquema de duas doses, a recomendação é que sejam vacinados, pelo menos 10 dias antes da viagem, que é o tempo que a pessoa leva para criar anticorpos e ficar devidamente protegida. Quem tomou a primeira dose há menos de 10 anos não precisa adiantar o reforço.

O que é a Febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome porque causa amarelidão do corpo (icterícia e hemorragia em diversos graus). O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintomas e evoluem para a cura.

Sintomas da Febre amarela

Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são: febre, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômito; olhos, face ou língua avermelhada, fotofobia, fadiga e fraqueza.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para esses grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.

Outra recomendação é que a vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode tomar, junto à da febre amarela, com exceção da tríplice viral ou tetra viral. A criança que não recebeu a vacina para febre amarela, nem a tríplice viral, ou tetra viral, e for atualizar a carteria, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois.

Situação da Febre Amarela no Amazonas

Em Manaus, a Prefeitura afirma que a cidade não corre risco de surto de febre amarela. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, há um trabalho de prevenção que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, principalmente com relação à vacinação, oferecida nas 182 Unidades Básicas de Saúde localizadas em todas as zonas da cidade.

Há 10 anos, a capital amazonense não registra casos da doença. O estado e seus 62 municípios têm indicação permanente de vacinação contra febre amarela. Se você vai viajar, tem algum sintoma, ou quer esclarecer alguma dúvida, dirija-se à unidade básica de saúde mais próxima da sua casa.

Fonte: Ministério da Saúde

Visualizações: 1256

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22