O que fazer com a dívida velha do ano passado que ficou para o ano novo? É o que você vai aprender na matéria a seguir.

O primeiro mês de 2017 terminou, Fevereiro chegou e muita gente ainda pensa no que vai fazer para pagar as dívidas feitas no ano passado. Se esse é o seu caso, você faz parte de uma lista composta por milhões de brasileiros que viraram o ano sem ter como pagar os seus débitos.

Apesar de esse ser um período economicamente instável, especialistas dizem que é possível equilibrar as finanças e se programar para tirar o nome da lista de inadimplentes, colocar as contas no azul, sem deixar, é claro, de honrar os compromissos com as despesas do dia a dia. A seguir estão algumas dicas para quem tem essa meta:

Organização

Para começar, é preciso saber exatamente o valor e o tipo de dívida que você possui. Para isso, coloque na ponta do lápis todas as pendências, isso pode ser feito em um caderno, em uma planilha de computador, ou em um aplicativo para celular (algumas dessas ferramentas oferecem dicas valiosas para administrar o orçamento e sair do sufoco). Para se organizar, você precisa:

1. Estabelecer prioridades

Se os gastos são muitos, fica difícil saber o que pagar primeiro. O ideal então é priorizar o pagamento de impostos e as contas que podem gerar multas e juros altos.

2. Ficar longe do Cartão de Crédito

A recomendação dos especialistas é que você deixe de usar, imediatamente, o cartão de crédito e passe a comprar somente à vista, já que os juros cobrados pelas operadoras são exorbitantes. Para ter uma ideia, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo atingiram um patamar superior a 400% ao ano, em 2016. Portanto, negocie o pagamento da dívida atual e resista ao desejo de fazer dívidas novas.

3. Evitar o Cheque Especial

Um outro vilão é o cheque especial. Às vezes é difícil evitar, mas entrar no limite do cheque especial também não é uma boa atitude, já que os juros bancários cobrados nesse tipo de operação também foram superiores a 300%, no ano passado. Se você já tem esse tipo de dívida, precisa eliminá-la o mais rápido possível. Uma saída, se você tiver um salário mensal garantido, pode ser fazer empréstimo consignado e usar o dinheiro para quitar toda a dívida do cheque especial. Você vai adquirir um nova dívida, porém com juros bem menores.

4. Fazer Pagamentos à Vista

Se você tiver dívidas em lojas, deve tentar pagá-las à vista e conseguir descontos. Mas, se o dinheiro não der para fazer isso, tente fazer acordos e parcele os pagamentos, sempre tendo o cuidado de evitar que as parcelas comprometam o seu orçamento mensal.

5. Vigiar com os Gastos do Início do Ano

Algumas contas ainda estão pendentes, e ainda assim alguns gastos novos precisam ser feitos logo no início do ano, um deles é a compra de material escolar, por exemplo. Porém, nesse período, por causa da grande demanda, as livrarias costumam estar com os preços dos produtos lá em cima. A dica então é fazer um acordo com a escola e comprar apenas o que é essencial para os primeiros meses de estudo e deixar para adquirir o restante um pouco mais tarde quando os preços tiverem redução.

6. Pesquisar sempre

Pesquisar sempre é uma velha dica que vale em qualquer tempo e local. Com uma boa dose de disposição você pode visitar lojas, anotar preços e comparar. Com certeza vai perceber que existe sempre uma diferença de preços que pode trazer vantagem para o seu bolso. Outra dica é visitar sites de lojas e fazer uma pesquisa virtual antes de sair de casa para fazer as compras.

7. Não comprar o que pode ficar para depois

Resistir à tentação de comprar um celular mais moderno ou até de fazer uma viagem não é uma tarefa fácil, mas seja firme. O ideal é quitar as suas dívidas, reequilibrar o orçamento e começar a fazer uma poupança. Se você se planejar, em algum tempo poderá sonhar em adquirir bens, conhecer lugares novos e, o que é melhor, com a tranquilidade de deitar a cabeça no travesseiro e saber que não tem dívida nenhuma pendente.

Visualizações: 1661

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22