“Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam por vir...” (Hebreus 11.20)

O que é bênção?

No Antigo Testamento, em geral, a bênção refere-se a bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus:

“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” (Deuteronômio 11:26-28).

Satanás tem trabalhado incansavelmente para que nós não recebamos as bênçãos do Senhor na nossa vida, plantando o ódio entre os irmãos, como fez com José e seus irmãos, trazendo discórdia no meio das famílias, e outras artimanhas.

Lembra que, quando estudamos sobre Abraão, vimos que uma bênção foi dada, através dele a todas as famílias da Terra? Está lá em Gênesis 12:1-3. E o diabo trabalhou para que essa bênção não chegasse até nós. Mas Deus, na Sua infinita graça e misericórdia, nos deu a Jesus, e, através dEle, a Sua bênção nos alcançou: “Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro.” Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé (Gálatas 3:13,14).

Olha que tremendo: Em Jesus recebemos toda sorte de bênçãos espirituais.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3). Na Bíblia, o sentido mais comum  de abençoar é “autorizar para avançar”. É literalmente dar a sua bênção; isto é “abençoar”.

Então, o que quer dizer abençoar? O sentido hebraico desta palavra é: “conceder poder a alguém para alcançar prosperidade, longevidade, fecundidade, obter sucesso e produzir muitos frutos”.

A família de Isaque e Rebeca e seus filhos Esaú e Jacó conheciam muito bem a importância da bênção. Tanto que os filhos lutavam pela bênção do pai (Gênesis 27:34-44). A bênção recaiu para Jacó e podemos ver que a descendência de Esaú não prosperou na mesma medida que os descendentes de Jacó.

A bênção sempre foi muito importante para Deus, e a Bíblia cita, várias vezes essa prática tão linda de abençoar os filhos, de uma geração abençoando a outra.

Cristo nos ensinou, através de exemplos práticos, que devemos e podemos abençoar a nossa geração. “Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.” (Marcos 10:16)

“Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.” (Lucas 24:50,51)

A bênção é tão importante que Deus ensinou ao sacerdote Arão a bênção sacerdotal:

“Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz. Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei.”(Números 6:23-27)

Não podemos perder essa prática. Como filhos, precisamos pedir a bênção dos nossos pais e como pais, precisamos abençoar nossos filhos.

Como podemos abençoar?

  1. Falando. “Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes”. Suas palavras precisam ser verbalizadas, não podem ser apenas um desejo escondido no seu coração. Precisam ser verbalizadas e liberadas com poder e fé.
  1. Impondo as mãos. “Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.”

Lembre-se: Bênção é a autorização para prosperar, ser feliz, ter êxito, estar seguro e protegido.

Quer ser abençoado? Então, lembre-se de pedir a bênção a seus pais, todas as vezes que for sair; dos seus Pastores, pois são autoridades sobre você. Ok?!

Ah, e não deixe qualquer pessoa impor as mãos sobre a sua cabeça, pois você não sabe o que ela estará transmitindo a você, entendeu?

Visualizações: 11190

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22