​“... Sê exemplo (modelo) dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4:12)

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade...” (Tito 2:7)

Como é bom ver um discípulo exemplo, modelo, irrepreensível em toda a sua conduta, modo de pensar, vestir, andar e falar. Ele não é envergonhado, porque em todas as situações sabe proceder condignamente.

Nesta parte final deste estudo, vamos ver mais alguns textos que reportam a uma vida irrepreensível, a viver de forma a ser exemplo, de forma a aprendermos mais algumas características que nos levam a ter o perfil do discípulo modelo.

4. MODELO NO TALENTO 

“Então, chegando o que recebera cinco talentos, trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito eu te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:20,21)

Muitos desejam ser talentosos e há os que afirmam não ser. Tenha certeza de algo: Você é talentoso! Ao formá-lo no ventre da sua mãe, Deus plantou em você talentos e habilidades. Falta apenas descobrir quais são eles e utilizá-los de forma adequada.

Quando entendemos que Deus nos chamou para exercermos nossos dons, talentos e habilidades, compreendemos o que a parábola dos talentos deixa claro sobre a forma como o Senhor procede com aqueles que desenvolvem os talentos colocados em suas mãos. 

Seja modelo no talento que Deus confiou a você. Entenda o propósito do chamado e caminhe em obediência, dedicando seu tempo a Deus e desenvolvendo os seus talentos, pois o resultado de vida para uma pessoa talentosa é mudança de sorte, restituição e alegria da salvação, em Deus. Se você ler todo o texto de Mateus, verá que aquele que não multiplicou os talentos, não apenas os perdeu, mas viu os talentos sendo entregues ao seu irmão multiplicador.

Nós temos a bênção de Deus de ter o trabalho das nossas mãos prosperado por Ele, pois é o Senhor quem nos abençoa. A partir de hoje, busque desenvolver seus dons e talentos e veja quão usado você será pelo Senhor.

5. MODELO NA CONSOLIDAÇÃO

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o quanto tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem tenha medo.” (João 14:26,27)

Quando somos consolidados pelo Espírito Santo somos modelo, porque recebemos libertação e cura e passamos a ter uma vida de intimidade com Deus. Quando somos consolidados, resolvemos com mais firmeza e lucidez problemas e enfrentamos as guerras com a convicção de que o Senhor estabelecerá Sua vitória sobre nós.

No processo da consolidação, é muito importante você se unir ao seu líder e receber o tratamento necessário para ser consolidado pela pessoa que Deus autorizou na Terra para cuidar da sua vida, ajudando-o a vencer as crises interiores. 

O Espírito Santo fala com você de diversas formas e uma delas é usando o seu líder, seu Apóstolo, Pastor... Ouça, submeta-se, cresça e avance para, em um futuro breve, consolidar outras vidas que precisam de ajuda, assim como você foi ajudado quando precisou.

Permita-se ser consolidado pelo Espírito de Deus para que a cura brote em suas emoções e você seja restituído e honrado. Ser consolidado faz de você uma pessoa mais acessível e facilitadora de relacionamentos, para consolidar, em primeiro plano, sua família, sua célula principal. 

Você mostra o quanto é consolidado quando, no seu processo de formação, as mazelas são removidas e você se torna seguro e convicto de que Deus está realizando uma obra sobrenatural em sua vida. E mais, em meio às tempestades, resiste aos ventos fortes e se mantém inabalável. 

6. MODELO NA FORÇA

“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

Ser um homem e uma mulher fortes em Deus é ter vigor, ânimo, coragem, disposição para vencer. É ter a firme consciência de que, ao mesmo tempo, é possível ser modelo na maturidade, na linguagem, na dedicação, na consolidação pelo Espírito Santo e forte em Deus.

Uma Igreja forte espera o dia em que o Noivo, Jesus, vem buscar a Sua Noiva. Podemos considerar uma obra perfeita de Deus. Para isso, devemos sempre ter um forte testemunho e, ao mesmo tempo, um testemunho convincente, com a responsabilidade de servir a Deus todos os dias de nossas vidas.

Atualmente, é notório o quanto podemos nos inspirar em líderes fortes em Deus, que são modelos e referenciais de uma vida com testemunho irrepreensível. Esses são fortes, valorosos e compõem o poderoso Exército de Cristo.

Quando decidimos viver o legado que o Pai nos entregou, verdadeiramente tornamo-nos modelo para outros e formamos para Deus uma geração de honra. Portanto, necessitamos, cada vez mais, viver uma vida que agrade ao Senhor, para que possamos aprender o melhor dEle e servi-lO com toda força do nosso coração.

A nossa responsabilidade é viver o Evangelho em sua essência para que os ensinamentos do Mestre possam ser aplicados em nossas vidas e também em nosso lar, com os filhos, ensinando-os a guardar todos os princípios da Palavra de Deus.

Em nossa geração, somos a resposta, em Cristo, para restaurar outros e vivermos de acordo com I Timóteo 4:12 e Tito 2:7. “... Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”. “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade...” E que sua vida seja modelo, de tal forma que você possa olhar e dizer: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (I Coríntios 11:1)​

Visualizações: 3788

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22