“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” (Mateus 5:5)

No hebraico, temos três palavras para mansidão:

- Anan: estar inclinado, aparece por 20 vezes no Antigo Testamento;

- Anavah: é o mesmo que gentileza, humildade e mansidão; aparece nas traduções como manso, humilde, pobre (essa pobreza nada tem a ver com miséria).

- Anvah: mansidão, suavidade e brandura. Dentre os textos podemos citar Salmos 45:4 e 18:35; Lucas 6:20-23.

Encontramos ainda a palavra praús: manso (Mateus 5:5; 11:29, 21:5, Zacarias 9:3, I Pedro 3:4).

Jesus convidou a todos para virem a Ele, pois Ele é manso e humilde de coração. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29)

O mais tremendo do convite de Jesus foi que Ele não convidou os fortes, porém os cansados e oprimidos. Por Jesus ser manso e humilde, pode assegurar o descanso para a nossa alma. Precisamos aprender a descansar em Deus. Para quê tanta agitação e inquietude que não nos levam a nada? Busque a mansidão! Entregue-se a Ele completamente se você está cansado e sobrecarregado. É Ele quem vai aliviar o seu coração. Só Ele tem esse poder e essa autoridade.

Veja que promessa maravilhosa que alcança os que decidem pela mansidão. A Bíblia diz que o Senhor ouve os desejos dos mansos e Ele mesmo dá conforto ao coração. “Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles.” (Salmo 10:17)

Para alcançar a mansidão, é necessário se despojar de:

Impureza e acúmulo de maldade

Não esqueça que a mansidão é uma virtude que somente o Espírito pode produzir em você, então, submeta-se a Ele. Isso implica em mudança de vida, de atitude. Veja o que descreve Tiago 1:21 “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” Não aceite nenhum lixo na alma, nenhum acúmulo de maldade guardada no peito.

Ira

A ira nos leva ao pecado quando não temos mansidão. Já comentamos muito sobre o assunto. Não trilhe o caminho da ira, pois ele é sempre muito prejudicial. “Irai-vos, mas não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26)

Maledicência

Muitos são os textos que falam sobre maledicência. As mulheres, infelizmente, são mais tendenciosas a falar mal dos outros do que os homens, portanto precisam vigiar mais também. “Agora, porém, despojai-vos, igualmente de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” (Colossenses 3:8)

Palavras torpes

Uma pessoa mansa não tem palavras torpes na sua boca, antes busca uma linguagem sã e irrepreensível, como a descrita em Tito 2:8, que não serve apenas para as mulheres.

Como pessoas mansas, precisamos lutar contra tudo o que for contrastante com a mansidão como os exemplos citados e tantos outros que não comentamos, como orgulho, soberba, arrogância, características negativas que nos afastam de Deus e das pessoas, impedindo-nos de cumprir o nosso chamado.

A mansidão foi deixada por Cristo como um modelo redentor de Sua obra, como o fundamento de tolerância, perdão e amor cristão. E essa virtude, como tantas outras, deve ser bem cultivada.

Na linguagem de Jesus, quando falamos em mansidão, estamos mencionando alguém tratado, curado, limpo, santo – uma pessoa que já caminhou muitas milhas. E é o que o Senhor tem para nós. Ele quer que sejamos tratados e tratáveis, curados, limpos, santos, sempre prontos para servi-lO com o nosso melhor.

Quando a Bíblia diz que o Reino de Deus se conquista com violência e valentia (Mateus 11:12), não é uma valentia carnal, mas estratégia. Em Mateus 12:29, está escrito: “Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então lhe saqueará a casa.”

Somos estrategistas! Deus conta conosco na conquista do Seu Reino. Então, vamos fazer a nossa parte. Não pelo muito falar, nem pelo excesso de produção, mas pela qualidade do que podemos produzir.

Que a partir de agora, possamos buscar ser cada vez mais mansos, porque mansidão está ligada à sabedoria e a tratamento, a ser domado, domesticado e educado. Tudo isso significa ter habilidade, da parte de Deus, de saber conviver junto, em comunidade, ser sociável, com bom relacionamento, ter condições de conviver sem conflitos.

Isso é possível para nós e assim nós viveremos. E nossa forma de viver como homens e mulheres de Deus mansos atrairá uma multidão de filhos e filhas legítimos para Deus.

Visualizações: 4031

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22