No mês dedicado às mulheres, o MIR chama atenção para o Movimento Estadual “Março Lilás”, que alerta para a conscientização e combate ao Papilomavírus Humano (HPV), o vírus causador do câncer de colo uterino. A campanha visa incentivar as mulheres a realizarem o exame preventivo Papanicolau, de forma regular e alertar pais e mães a vacinarem seus filhos contra o HPV. O laço na cor lilás é o símbolo da campanha em referência ao mês das mulheres.

O câncer de colo de útero é uma evolução da infecção por HPV. Este Papilomavírus Humano é frequente, mas em sua maioria não resulta na doença. Só há diagnósticos positivos uma vez que se tem a alteração celular na região genital, o que pode ser facilmente identificado por meio do exame de Papanicolau. Esse tipo de câncer é o mais incidente entre o público feminino no Amazonas.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o único tumor humano previsível, causado pelo HPV de “alto risco”. O vírus é transmitido durante as relações sexuais. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Vacina – Um dos pontos mais importantes para prevenir o câncer de colo do útero é a vacinação contra o HPV. Meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos devem ser vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina é gratuita e são necessárias duas doses.

Preventivo – Outra ação importante para a prevenção da doença é realizar o exame preventivo, o Papanicolau. Segundo orientações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública e é indicado a toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que tem entre 25 e 64 anos de idade.

Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos. Através do preventivo, são descobertas alterações no colo do útero da mulher, as lesões precursoras do câncer. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%.

Visualizações: 170

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4