“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (II Coríntios 5:7)

Estamos estudando sobre fé e aprendendo sobre alguns Tipos de FÉ. Na semana passada, falamos sobre: FÉ Instintiva, FÉ dos Primeiros Passos, FÉ da Sobrevivência, FÉ como manifestação de justiça. Como o objetivo é crescermos em fé, agora, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto tão relevante na vida cristã.

5. FÉ como manifestação de exercício

Deus tem mostrado que o sucesso ou o insucesso depende do exercício da fé. Lembre-se: O homem crescerá no nível de fé, se exercitar a fé. A fé é um exercício! Quanto mais você treina, mais cresce. “Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.” (I Timóteo 4:8)

Observe que, quanto mais você vai à Igreja ou lê a Bíblia, mais você fica alimentado e robusto, tendo muitas vitórias. Quando acontece o contrário, o ‘normal’ é você começar a ficar fragilizado como se estivesse desnutrido, como se alguma coisa fosse apagando, morrendo; você se torna vulnerável e fragilizado por tudo o que é situação; isso é decorrente da falta do exercício.

O exercício da fé é necessário, mas existem pessoas que pararam no meio do caminho, e no Reino de Deus a saída é importante, mas o fundamental é a chegada. Você tem que sair para conseguir chegar, porque muitos saíram e não chegaram. “Muitos correm, mas só um leva o troféu.” (I Coríntios 9:24). Lembre-se de que você tem forças suficientes em Deus para sair e ser vitorioso.

Quantas vezes encontramos pessoas que dizem: “Eu já fui crente!”. E eu sempre penso: Que história é essa? São pessoas equivocadas, porque quem experimentou Jesus jamais O abandona. Seja qual for a dificuldade, se experimentou Jesus, é uma nova pessoa, tem a vida de Cristo no coração e jamais O deixará. Ele é seu e você é dEle, eternamente. Não existe uma condição de entrar no Reino e depois dizer: “Não sou mais do Reino”. O Senhor diz: “Você é meu e Eu Sou seu. Estamos em aliança e ninguém jamais lhe arrebatará das minhas mãos." (João 10:28)

Nossa chamada é para andarmos no caráter da FÉ, cumprindo os princípios estabelecidos por Deus. O cumprimento dos princípios promove vida saudável, alegre e de regozijo no Reino. Então, exercite a fé.

6. FÉ como manifestação de prosperidade

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.” (Salmo 1:1-4)

Existem quatro princípios para exercer FÉ e ser feliz e próspero:

  1. Não andar segundo o conselho dos ímpios;
  2. Não se deter no caminho dos pecadores;
  3. Não se assentar na roda dos escarnecedores;
  4. Ter prazer na lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite.

Os escarnecedores falam mal de Deus, da Igreja, da liderança, do Pastor, porque são homens sem fé. Portanto, se você quer exercer a FÉ e ser feliz e próspero, fuja deles! Eu sei que a Bíblia nos manda fugir só em duas situações: Do homem mau e sanguinário e da prostituição. Mas ficar na companhia dos escarnecedores, pode minar a sua FÉ.

Os escarnecedores são agentes do diabo, vivem alimentando a carne e enfraquecendo a sua FÉ, portanto, não dê atenção a eles, não se envolva com eles nem com os pecados deles. Viva o que a Palavra diz: “Tenha o seu prazer na Lei do Senhor!”.

 

Continua...

Visualizações: 2004

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4