“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão ter aflições; mas tenham bom ânimo. Eu venci o mundo.” (João 16:33)

Não é fácil obedecer a um conselho quando a guerra se acirra e quando não conhecemos a força do inimigo. Mas a palavra de ordem para mim e para você é: “Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!” (Salmo 31:24)

Há uma sugestão: Ou se acata, ou se recusa. Mas a ordem é: Seja forte, seja corajoso! Quando? Neste tempo que você está vivendo! Cada um com suas guerras. E você pode pensar: “Não é fácil ser forte!”. Realmente não é fácil, mas é necessário. Não é fácil ser corajoso, mas não podemos nos esconder a vida toda.

Chega uma hora que se tem que enfrentar o inimigo. Então, prepare-se e o enfrente! Mas quais são esses inimigos? São vários, a começar os de ordem física, emocional, espiritual... Enfrente um a um.


Tenha bom ânimo!

No grego, a palavra traduzida por ânimo é Euthumeõ, que significa pôr-se em alegria. Em latim: Anumius – a alma, ou pensamento, sentimento, emoções. Controle seus resultados. Em hebraico é Chayil; tenha força, busque em Deus.

“Meus irmãos, tendes por motivo de toda ALEGRIA o passardes pôr várias provações, sabendo que a APROVAÇÃO da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais PERFEITOS e íntegros, em nada deficientes.” (Tiago 1:2-4)

Quando Jesus nos ensinou a ter bom ânimo, Ele mostrou que:

  • Se manter animado enquanto a festa rola é atitude dos comuns.
  • Se manter animado quando a aflição visita é reação de quem é nascido de novo.

Não estou dizendo para você ser complacente ao problema, mas que domine a situação. Vá para Jesus, corra para o Autor da coragem. Tenha bom ânimo! Nem sempre um sentimento de fracasso é uma derrota. Nem sempre vencer uma guerra é uma vitória. Se no aparente fracasso de uma guerra ficou saldo positivo, celebre! Se na aparente vitória de uma guerra ficou saldo negativo, reflita!

“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!” (Salmo 31:24)

“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.” (Joel 3:10)

Ou seja:

  • Vamos trabalhar;
  • Vamos produzir;
  • Vamos realizar;
  • Vamos mudar nossas crenças;
  • Vamos dar a volta por cima.


Tenha bom ânimo!

O conselho de Jesus não caducou (João 16:33). Você precisa de bom ânimo neste tempo de aflição, e só Jesus pode extrair essa aflição que está consumindo você e ministrar o Bom Ânimo.

“Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora.” (I Tessalonicenses 5:11). Vamos vencer as adversidades geradas pelo inimigo, o diabo. E vamos ser encorajados pelo Autor da coragem, Cristo Jesus.

Visualizações: 3168

Plano de Leitura Bíblica

27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4