Para os 12

Texto: “Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24)

Verdade Central: Somos arautos de uma grande chamada, de um grande mover e de um grande avivamento. Devemos ser consumidos por essa chamada divina.

Introdução: Paulo disse que não tinha a sua vida por preciosa, contanto que cumprisse a sua carreira e o ministério que recebera. Todos os Apóstolos eram arautos de uma grande chamada, de um grande mover e de um grande avivamento. Eles eram consumidos pela chamada.

Então, se você é partícipe de um avivamento, de uma chamada de Deus que arde no seu ser, há uma química divina dentro de você que foi acendida pelo Calvário e pela ressurreição que faz com que você entendaqual a missão que você tem: mudar e transformar asgeografias.

Igreja de Discipulado

O MIR é uma Igreja de Discipulado. Semanalmente, reunimosas Células e os 12 para um tempo de Discipulado. Necessitamos aprender mais de Deus a cada dia e nãopodemos jamais pensar que já estamos formados e jásabemos tudo. Mas, ainda assim, há aqueles que não comparecem às reuniões, porque nãoquerem. Já se sentem formados, já se sentem líderes,e eu fico pensando se essa resposta disfuncional nãovem da mesma raiz dos fariseus, que diziam que eram,mas não eram.

Temos aprendido com Jesus, no texto de Mateus 9:10-13, que não podemos deixar que a religiosidadereine nas nossas vidas, tornando-nos nocivos e manipuladoresda fé. Ser manipulador da fé é viver umavida como se tivesse em linha com o Espírito Santoe com Deus, mas, na verdade, vive na hipocrisia. Sãoinventores de modismos, que criam culturas e costumes particulares.

Utilizar a fé e a vocação para colocar as ovelhas emcabresto é pecado. Ovelha não nasceu para viver emcabresto; ela morre. Ovelha não nasceu para ter coleira;ela morre. Ovelha é o único animal que nasceupara ser regido por um cajado. Por isso, o Salmo 23:4declara: “... a tua vara e o teu cajado me consolam.”

Ovelha é uma particularidade no mundo animal. É o animal herbívoro mais sensível que existe na Terra. Nagrade do DNA, o cromossomo regente da ovelha é ocromossomo 12. O que observamos é que o homemtem na grade do seu DNA a regência do cromossomo12. Então, nós temos uma missão, uma característicade ovelha.

A ovelha não é insubmissa, ela raciocina como ovelha. Tudo que a ovelha quer e o que ela mais precisaé de um Pastor. Ovelha não se autopastoreia, não seautoprotege, não se autoguarda. Uma ovelha, independente do título que recebe e da idade que tem, nunca deixará de ser ovelha.

A obra da Cruz

Não devemos esquecer o lugar onde fomos libertos, curados, discipulados, formados, desatados, ensinados,restaurados, cheios do Espírito Santo, transformadosem líderes, desatados como homens e mulheresde Deus. E eu considero o MIR um úterodesatador de milagres. Por isso, se eu observar algumdos meus filhos doente espiritualmente, orgulhoso, sentindo-se superior aos outros, eu irei repreendê-lo, porque está fora da doutrina. Quemquer ser o primeiro, aprenda a ser último; quem quisersubir, aprenda a descer.

O ensinamento bíblico é de que devemos consideraro nosso irmão superior a nós mesmos. Nosso modeloé Yeshua! Ninguém foi mais líder que Yeshua e ninguémfoi mais humilde do que Ele. Mesmo diantede tanta honra que recebeu na Sua direção por Deus,ainda assim manteve a sua humildade. Humilhou-seaté a Cruz para ter direito à ressureição.

Yeshua poderia ter dito ao Pai que viria à Terra debaixode um impressionismo, fazendo shows de milagres,criando espetáculos, etc. Mas Ele se submeteu a fazera rota da Cruz, porque quem não conhece a rota da Cruz não experimenta a ressurreição. Só tem direitoa ser ressuscitado quem passou pela Cruz. Ninguémé plenamente ressuscitado sem passar pela Cruz. Vocêpode pensar: Mas, e a guerra, a luta e a dificuldadeque eu estou enfrentando? Pois é! Isso é Cruz. O textode I Coríntios 1:18 diz que a palavra Cruz é loucurapara quem não conhece a Deus, mas para quem ésalvo, é poder de Deus. Quem passa pela Cruz,experimenta o sobrenatural de Deus e passa o restoda vida celebrando e glorificando o nome dEle.

Passaremos por uma transformação verdadeira. Nadafoi mais tenebroso do que a Cruz. Um dia, eu estavaorando e pedindo a Deus que me explicasse o mistérioda Cruz, por que a Cruz. Então, entendi que no diaem que Deus estava criando as todas as sementes da Terra (Gênesis1:12), Ele pegou uma, olhou, e, com certeza, viu que um dia aquelasemente se transformaria na Cruz. E através daquelasemente, toda a humanidade seria salva, porque naCruz Jesus bradaria que estava tudo pronto. Ele venceriaa carne, o diabo, a morte e o inferno, e, assimcomo Ele venceu, todos aqueles que O recebessemtambém venceriam.

Como poderíamos imaginar que uma semente se tornariauma Cruz e que nela estaria o projeto da humanidade!Sim, porque a morte de Jesus foi a semente enviadapor Deus para salvar toda a humanidade. A Cruzfoi o projeto para sermos resgatados.

Reformando o Discipulado

Mateus 28 é um compêndio para o discipulado epara a missão do discipulado. Jesus, quando instituiuo discipulado, não inventou nada, trouxe o projeto extremamentepronto, porque o discipulado só poderiaacontecer pós-Cruz e pós-Redenção. As Igrejas nãocresceram, não mudaram e não impactaram antes daCruz e antes da ressurreição.

O discipulado foi instituído e mostrado em toda a sua potência, após a Cruz. Durante o tempo que Jesus esteve na Terra, não houve crescimento, mas após a Cruz, a potência do discipulado foi mostrada.“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-medado todo o poder no céu e na terra. Portantoide, fazeidiscípulosde todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e doEspírito Santo; ensinando-os a guardartodas ascoisas que eu vos tenho mandado; e eis que euestou convosco todos os dias, até a consumaçãodos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20)

Se o nosso séculonão fechouainda, ou até que os dias do século se fechem para Yeshua, o Senhor está no nosso meio. Yeshua estáentre nós e é autoridade sobre a nossa vida. Nós nos reunimos em torno dEle e do nome dEle. É por causadesse nome e dessa autoridade que somos libertos, curadose cheios do poder do Espírito Santo para guardartodas as coisas que Ele tem ensinado. A promessaé de que Ele estará conosco todos os dias até que tudoseja consumado. Esse é o Deus que servimos e quenos chamou que para guardar todas as coisas que Eletem nos ensinado.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2