Notícias

Mês dedicado aos homens inicia com sensibilização aos exames de rotina

 

Larissa Melo

Após intensas programações para o Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, começa o Novembro Azul, mês dedicado para alertar os homens sobre o câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, Inca, a doença é a segunda mais frequente no público masculino em todo o mundo, ficando atrás, apenas, dos tumores de pele. Porém, mesmo com dados tão alarmantes, existe uma boa notícia: caso um paciente seja diagnosticado e tratado no início, as chances de cura são de 90%.

A Campanha Novembro Azul traz à tona um assunto delicado: o exame de próstata, que consiste no toque retal e no exame de sangue conhecido como PSA. O exame é indicado para homens a partir dos 40 anos e consegue diagnosticar, além do câncer de próstata, outras doenças masculinas.

Em Manaus, a partir do dia 03 de Novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, dará início à campanha. Unidades Móveis de Saúde estarão realizando atendimentos de ultrassonografias de próstata e abdômen. Fique atento às informações da mídia local.

Fatores de risco e cuidados

Hereditariedade: quando há dois ou mais casos da doença na família.

Idade: Recomenda-se fazer o exame a partir dos 40 anos, e após os 50 anos, manter uma rotina anual de check-ups.

Alimentação:Consumir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Hábitos de Vida:Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. O consumo de álcool e tabaco também podem contribuir para a doença.

Para mais informações, acesse o site novembroazul.com.br