Notícias

rosh hashana“Então no sétimo mês, farás soar fortemente a trombeta, no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.” (Levítico 25:9) 

O dia 14 de Setembro de 2015 do nosso calendário coincide com a celebração do Ano Novo do Calendário Judaico – Rosh Hashaná, entrando assim no ano de 5776. O Rosh Hashaná (Ano Novo) é comemorado no primeiro dia sagrado do Outono e, conforme Levítico 23:24, é o Dia do Soprar da Trombeta (Shofar).

Essa festa tem como marco principal a celebração da entrada do ano novo civil. Ao mesmo tempo, nesse primeiro dia do ano, várias trombetas são tocadas, pois é tempo de haver julgamento e o nome das pessoas deve estar escrito no Livro da Vida.

Dessa forma, há uma consciência plena de que esses dias representam uma busca nacional para que a Nação bem como os indivíduos sejam absolvidos por Deus e tenham um próximo ano abençoado.

O tocar das trombetas ou shofar é imprescindível, e isso por conta de todo o seu significado. O som do shofar é uma chamada de alerta e despertar para nós, mas é opcional para cada pessoa se vai ou não se arrepender e se aproximar mais de Deus.

O significado Messiânico do Rosh Hashaná

1. O tocar das trombetas é um sinal do retorno de Cristo e um memorial da graça de Deus quando Ele substituiu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gênesis 22).

2. Isaque é uma figura de Cristo.

3. Assim como Abraão ofereceu o seu filho no altar, Deus ofereceu Seu Filho no Calvário (Hebreus 11:17-19).

4. Trombetas eram usadas para dar um sinal de guerra. Jesus é o Comandante deste Exército de Deus. Os judeus estavam buscando um libertador político que destruísse o exército romano. Jesus veio para destruir as obras do diabo e o pecado no coração dos homens. Ele triunfou na Cruz (Colossenses 2:15).

5. Essa Festa ministra ao cristão sobre batalha espiritual (Efésios 6).

6. Arrependimento é a chamada do Messias para a Terra. “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 3:2)

A Festa das Trombetas pode e deve ser um tempo muito especial para os crentes em Cristo, pois mediante o arrependimento, os pecados são perdoados.O sopro do Shofar é um chamado ao despertar do povo para o arrependimento. É momento de reflexão, é uma oportunidade de ajuste de comportamento, é tempo de arrependimento sincero.

Neste ano, quando se aproxima a Festa dos Tabernáculos sob o tema ‘Reforma’, devemos entender que Yeshua venceu, e você, como filho de Deus que não se deixa contaminar, que está todo o tempo com a confissão em dia, e que não se deixa levar pelas investidas do inimigo, vencerá também.

Que a santidade, a fidelidade, o óleo novo da unção, a retidão, a justiça e o amor sejam características marcantes na sua vida, que entrará num novo começo assim como estamos entrando num novo ano!

 

Shaná Tová! Feliz Ano Novo!

 

Apóstolo Renê Terra Nova