Notícias

not161006a 1As datas comemorativas ligadas à vida e à saúde coloriram os meses do ano. Tem o Maio Amarelo, de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, o Setembro Vermelho, um alerta para as doenças do coração, e agora começou o Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Esse é o tipo de câncer mais comum e também o que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2013, foram mais de catorze mil mortes.

De acordo com os relatos dos médicos, os óbitos ocorrem porque, em grande parte dos casos, a doença só foi descoberta quando já estava em estágio muito avançado. Portanto, é importante que todos saibam que quando o câncer é descoberto no início, as chances de cura chegam a até 95%.

Fique alerta se você se inclui em um desses fatores de risco para o câncer de mama:

- Pacientes acima de 40 anos, sobretudo depois dos 50 anos;

- Mulheres cujas mães, tias e/ou irmãs tenham tido câncer de mama;

- Mulheres que nunca amamentaram;

- Mulheres que nunca tiveram filhos ou tiveram tardiamente (depois dos 30 anos);

- Menarca (primeira menstruação) precoce.

Sinais e sintomas do câncer

O mais comum é o aparecimento de um nódulo ou endurecimento na mama. Também podem ocorrer: inchaço, retração da pele, covinha, escavação, eritema, ulceração da pele e sangramento pelo mamilo, desvio do mamilo e alteração da aréola. Embora os cânceres de mama não apresentem dor no início, qualquer dor mamária fora do período pré-menstrual deve ser relatada ao médico.

Como detectar a doença?

A melhor maneira da mulher descobrir um nódulo em sua mama é fazendo o autoexame mensalmente e verificando qualquer sinal de anormalidade. A mamografia pode detectar alterações mesmo que elas sejam ainda muito pequenas, mas esse exame só deve ser feito por mulheres acima dos 40 anos. Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos e aquelas com 50 anos ou mais, um exame anualmente. Já a ultrassonografia deve ser feita em pacientes jovens.

Como surgiu o Outubro Rosa

O movimento começou em 1990, em Nova York, com a realização de uma Corrida pela Cura do Câncer em que todos os participantes receberam um laço rosa. Sete anos depois, entidades de outras cidades dos Estados Unidos começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e escolheram o mês de Outubro para intensificar as ações.

O movimento se propagou e hoje é realizado em várias partes do mundo, inclusive com a iluminação de prédios públicos com a cor que representa a luta contra o câncer de mama.

Atenção
O câncer de mama é, sobretudo, uma doença que afeta mulheres, mas pode também ocorrer em homens (Aproximadamente 1% dos casos).

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2