Estudos para Células

“Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.” (Amós 4:13)

Vimos, na semana passada, que somos uma indústria de ideias. Algumas vêm de nós mesmos, outras são plantadas em nós por alguém ou por outras fontes. O Eterno é o maior plantador de ideias, pois ao homem, Deus dá ideias.

Aprendemos que ideias surgem em meio a pressões e pessoas de êxito recebem a pressão como uma ferramenta para mudar o seu contexto e criar situações novas para trazer esperanças para si e para os outros. Vimos também que ideias saltam dentro de nós e devemos ter um celeiro, um lugar de anotações para essas ideias. Ideias também gritam, elas têm voz e se revelam através da nossa voz.

Na parte final deste estudo, veremos que ideias explodem, nascem e podem ser cultivadas a fim de gerarem um futuro promissor.

 

Ideias explodem

Tenho a experiência de ver a ideia como uma semente, que quando explode, nasce uma árvore e muitos frutos se manifestam. Você tem experimentado uma explosão dentro do seu ser, que nem você mesmo aguenta, e é exatamente isso que nos incentiva a romper com mediocridades que cercam a nossa vida. Uma ideia viva nos ajuda a romper com o passado e nos projeta para o futuro.

Tudo que o ser humano precisa é de uma ideia eclodindo no seu ser para ele ser alçado às novidades, construir coisas grandes e ser desafiado a renovar, a cada fase, um sonho novo. Quando eu pergunto às pessoas sobre seus sonhos, elas narram geralmente alguma coisa muito pequena para a capacidade delas.

Depois que são incentivadas, eu as vejo em outro patamar, e contemplo o novo brotando na vida delas. Explodemideias magníficas, e regem a vida dessas pessoas, e as arrancam dos guetos, e as levam para lugares altos. Uma ideia nova vai explodir dentro de você e as novidades serão instaladas no seu caráter.

Todas as vezes que alguém de relevância encontrá-lo, você terá uma novidade. Uma ideia nova que explodiu para dar início a um novo projeto e ajudar a consolidar os que nasceram.

 

Ideias nascem

Ideias são gestadas. Vou usar uma linguagem antropomorfa. Você se engravida de uma ideia e a gesta até que ela nasça. Existem níveis e tempos para gestações. Cada gestação obedece a um princípio, então, muitas vezes, algumas ideias levarão mais tempo do que outras para serem consolidadas.

Por isso, precisamos respeitar o tempo que elas estão sendo geradas, pois se não forem aproveitadas e pacientemente esperadas, podem nascer abortos de níveis diferentes. Quando a ideia nasce, é porque era um preceito, agora é um pensamento. Tudo se move no campo da ideia.

O homem conquista não pela força que possui, mas pela ideia que tem. Quanto mais ideia, mais poder; quanto mais execução, mais respeito. Você será respeitado quando suas ideias forem colocadas em ordem. O que é gerado, precisa nascer. Ideias nascem crescem e são resposta para a sociedade que está carente de líderes que raciocinem.

Ideias são plantadas, isso é verdade.Quando não temos habilidade de pensar no nível de fazer valer as nossas ideias, geralmente nos tornamos uma terra fértil, preparada para receber sementes preciosas. As pessoas estão habilitadas para serum celeiro e, ao mesmo tempo, um grande jardim para receber sementes que ornem, ou um grande bosque para receber sementes que deem sombra, ou um poderoso campo para receber sementes que deem fruto.

Com certeza, cada categoria apresentada será admirada no seu contexto, desde o jardim até o poderoso campo. Porém, o que mais chama a atenção e causa desejo não é a flor bonita, a árvore sóbria, mas o fruto que está em uma árvore. Você sabe que o fruto desperta desejos. Por isso, desde a criação do homem, a história se confunde entre o sagrado e o profano, porque uma ideia estava sendo confrontada.

O homem trocou a ideia original por uma aventura e se constituiu a queda da humanidade. “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:1-6)

Se mantivermos a chamada precípua, estaremos como plantadores de ideias, ao mesmo tempo abertos para receber a semente certa na terra preparada. Você sabe que uma boa ideia pode ser cultivada, e essa ideia pode ser responsável por um futuro promissor. Então, se você é mentoreado por um líder que possui boasideias, some com ele para juntos construírem um Planeta mais digno.

Você é extremamente responsável por aquilo que plantam no jardim da sua mente. Podem estar plantando uma semente muito boa ou uma nocividade para sua geografia. Decida pelas sementes nobres e você galgará respeito na sua geração.