Estudos para Células

O universo das ideias

Parte 1


“Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.”
(Amós 4:13)

Somos uma indústria de ideias. Algumas vêm de nós mesmos, outras são plantadas em nós por alguém ou por outras fontes. O Eterno é o maior plantador de ideias. Ao homem, Deus dá ideias, Ele declara Seu próprio pensamento, como descrito em Amós 4:13.

As ideias são sementes. Uma das parábolas citadas pelo Mestre Jesus ensina que palavras são sementes. Uma para terrenos áridos, outra para pedregosos,outra para espinhosos, outra para beira do caminho eoutra para terreno fértil.

Descobri que somos um compêndio; quanto mais nos permitimos abrir, mais ficamos surpresos conosco mesmos. É como se fôssemos uma caixa-preta, contendo informações preciosíssimas, e, ao ser aberta, as surpresas estão lá, grudadas e arquivadas.

Esse relatório nem sempre será visto por nós mesmos, pois hámuitas pessoas observando-nos e catalogando a nossa história e histórico, avaliando a nossa sorte, percebendo que temos potencialidades que precisam ser colocadas em ordem de prioridades, porém nem nós mesmos acreditamos no nosso potencial.

 

Ideias surgem em meio a pressões

As ideias saltam geralmente nas pressões e quero adverti-lo que quanto mais pressões, mais poder e mais ideias saltarão de fora para dentro e de dentro para fora. As pessoas de êxito recebem a pressão como uma ferramenta para mudar o seu contexto e criar situações novas para trazer esperanças para si e para os outros.

Muitas vezes nos sentimos muito pequenos, insuficientes para derrubar os gigantes do dia a dia... É como se um céu negro, de densas nuvens desconhecidas, estivesse sobre nós, e temos muito que lutar contra esse contexto para banir essa escuridão. Então, nos sentimos inabilitados para as novidades e vivemos como seres comuns que lutam apenas pela sobrevivência do dia a dia sem deixar um legado para sua geração.

Nesses momentos tenros, precisamos otimizar por estarmos oportunizados a uma mudança radical na nossa história. É nessa hora crucial que saltam as ideias mais relevantes da nossa história, independente da classe social que vivemos ou o quanto já galgamos.

Todo ser humano tem relíquias não exploradas dentro do seu ser, e precisam se lançar para alvos e novidades da parte do Eterno, consolidando as circunstancias que cercam a sua história. Todos têm oportunidade de mudar, crescer e conquistar. Aí vem a pergunta básica: E por que eu não conquistei? Vem, então, a resposta enfática: Porque deixou passar a oportunidade.

 

Ideias saltam

As ideias saltam de dentro para dentro. Tenha um celeiro, uma agenda antiga, como uma sementeira, catalogando as ideias que saltam na madrugada. Vença seu sono, levante e as escreva. Escreva seus pensamentos ou até mesmo um sonho que você julga importante para depois,na sã consciência, avaliar e tirar lições.

Dormindo, eu sou visitado por ideias magníficas, para empresários, grandes negócios, projetos estrondosos e instruções para escrever. O que eu faço? Corro, anoto na minha sementeira, mesmo com sono. No dia seguinte, registro no meu computador e começo a trabalhar aqueles pensamentos. Ideias saltam, pois estão vivas. O Eterno disse no versículo 13 do capítulo 4 do Profeta Amós: “Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.”

O decreto do Eterno é: “EU coloco no homem as minhasideias”. Na verdade, em mim, funciona na calada da noite, pois foi o horário selecionado que eu escolhi para escrever e absorver. Desde a faculdade, eu esperava os alunos e colegas dormirem e abria meu livro e estudava, e ali colecionava pensamentos poderosos, ideias brilhantes que saltavam, e que hoje estão marcando a minha história. Escrevia em uma agenda, e tenho dezenas delas arquivadas até hoje como recordação do início de uma grande história. Então, não despreze os pequenos começos.

Tudo nasce de umaideia. As ideias são geradas e elas têm um poder de saltar na nossa alma, intelecto, pensamento. Aproveite cada uma delas. Se for pequena, dê para alguém que é menor que você. Se for grande, tenha a certeza de que ela nasceu em você. Você é o grande executor dessa ideia. O menor das novidades é você. Você nasceu para os projetos grandes!

Ideias gritam

As ideias têm voz, e nós somos a voz das ideias. Elas gritam dentro do indivíduo, elas falam, elas solicitam, pois são os nossos pensamentos tomados pelo pensamento do Eterno, o Patriarca das ideias nobres. Toda boa dádiva, todo dom perfeito, vem do Pai das luzes, onde não há variação nem sombra alguma de mudanças. O Mestre Jesus disse: Tudo que Eu tenho, tudo que Eu Sou, do Alto Eu recebi.

Do que Ele estava falando? De Ideias que gritavam dentro dEle, vozes interiores que estavam dando direção para que Ele construísse a história que daria novo destino à humanidade. As ideias têm voz, elas gritam até o nosso homem interior ouvi-las. Com certeza você já teve esse pensamento, de ter uma ideia e ela consumi-lo até ser realizada.

Também, é verdade que algumas pessoas foram tomadas por ideias que são repugnantes, e as perseguiram até estabelecer uma maldade. Esse tipo de voz tem que ser ignorada, pois as ideias do Eterno fazem bem para nós e para outros, são uma consolidação para o indivíduo e sua coletividade.