Notícias

not151024a 1Hoje, 24 de Outubro, Manaus completa 346 anos

Larissa Melo

Às margens do Rio Negro, banhada pelas águas escuras, a cidade quente acolhe seus moradores e visitantes. Assim é Manaus, lugar de oportunidades e conquistas, iguarias e sabores, floresta e metrópole.

Mas você sabe como nasceu a Capital do Amazonas?

Manaus, que completa 346 anos, foi criada no século XVII para fixar o domínio de Portugal na região, pois, na época, era considerada uma posição estratégica dentro do território brasileiro. O ano de 1669 é considerado o nascimento da cidade, idealizado pelo capitão de artilharia Francisco da Mota Falcão. A entrada era em frente ao Rio Negro, onde foi construído o Forte de São José do Rio Negro. Ali se desenvolveu o povoado do Lugar da Barra. Em 1832, passou a ser Vila da Barra, e em 24 de Outubro de 1848, Cidade da Barra de São José do Rio Negro. Em 1856, alcançou o status de Estado independente, tornando-se, finalmente, Cidade de Manaus.

Crescimento da Cidade

O verde das florestas deu espaço para o crescimento urbano, transformando a cidade no centro das atenções em meio à floresta Amazônica. Manaus já foi considerada a Paris dos Trópicos. Foi a primeira capital do Brasil a ter luz elétrica, sendo, à época, a mais rica do país. Tudo a partir de 1892, no tempo conhecido como fase áurea da borracha. Através da riqueza da extração do látex, tornou-se cidade referência internacionalmente.

Nos dias atuais, muito do que é visto na cidade ainda é reflexo dos antepassados europeus, como por exemplo, a arquitetura inglesa e portuguesa. No centro da capital, é possível caminhar pela história ao se deparar com prédios do século XIX.

Outra grande referência e símbolo da capital é o majestoso Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, era ponto de encontro dos barões da borracha. Todo o prédio foi feito com matérias-primas europeias, sendo apenas as cadeiras de madeira amazônica.

Atualidade

Hoje Manaus possui uma população estimada em mais de 2 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa da Amazônia. É a sexta maior economia do país, riqueza desenvolvida em grande parte através do Pólo Industrial, que abriga diversas fábricas nacionais e internacionais.

Mas não é só de tecnologia que sobrevive a cidade do sol. As florestas ainda são um grande atrativo, o que a coloca na rota do turismo mundial e na décima capital mais visitada do país. Afinal, com toda a diversidade natural, conhecer a Amazônia é uma viagem inesquecível. O contato com a floresta, os rios e os animais é uma experiência totalmente renovadora.

A culinária, essa sim, sabe conquistar seus visitantes e moradores. Quem nunca ouviu a expressão “quem come jaraqui não sai mais daqui”? Pois é, através do seu cardápio ímpar, todos saem satisfeitos. De frutas a peixes, cafés regionais a jantares, farinha do uarini a açaí, as opções agradam todos os gostos.

Em 2014, foi cidade-sede da Copa e atraiu os olhares do Mundo. Foi escolhida como Cidade Olímpica e, em 2016, vai sediar os jogos de futebol das Olímpiadas.

Cidade do Avivamento

Manaus é uma cidade acolhedora, de povo forte e guerreiro, que abriga aqueles que a escolhem como morada ou simplesmente vêm conhecer suas culturas. Nos 346 anos, louvamos a Deus e agradecemos pelo avivamento do Senhor sobre nossos céus. E proclamamos salvação e restauração aos quatro cantos, não somente da Capital, mas de todo o Estado do Amazonas.

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” (Salmos 29:11)

Parabéns, Manaus!

Fonte: IBGE, Prefeitura de Manaus