Gerando Frutos para Deus Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15:1,2) 

Verdade Central: Precisamos estar na Videira Verdadeira para frutificarmos e cumprirmos o chamado que recebemos do Pai. 

Introdução: Deus limpa somente aquele que vai produzir mais, aqueles que se tornarão uma geração de frutíferos. A geração de frutíferos não é de interesse pessoal, mas do interesse de Deus. É Deus quem quer levantar uma geração de homens e mulheres frutíferos. Jesus diz que é a Videira Verdadeira, e Ele está atestando que existem videiras que não são verdadeiras. 

Quantos frutos Deus tem lhe dado 

Quem deve ter o peso de responsabilidade sobre o fruto que Deus lhe deu é você. A coletividade é importante, porque os interesses são coletivos, porém o maior preocupado com esse fruto tem que ser o líder. 

O líder é responsável por não deixar que haja roubo da seiva, que alguns tirem a produtividade do outro. A ordem é para frutificar a 100 por 1, e essa ordem vem do Senhor. Discipulador e discípulos, Pastores e ovelhas, servos e discípulos, amigos do Reino, todos devem frutificar, caso contrário, experimentarão um momento no qual Deus virará o rosto. 

Precisamos ser líderes confiáveis para o Senhor. Alguns estão chorando e perguntando o que está acontecendo. Deus vê o coração, jamais podemos nos esquecer desta verdade. Muitos foram aprovados na aparência, mas rejeitados por causa do coração. Jeremias 14, a partir do verso 5, fala que o coração pode ter desígnios para o mal ou para o bem, mas ambos serão provados. 

Seja um líder que obedece aos comandos de Deus. Ele manda andar uma milha, depois outras, mas para por aí. Então, não queira fazer mais do que Deus mandou você fazer. Se decidir andar a terceira, a quarta, a quinta... E depois querer reclamar com Deus, com certeza, você ouvirá: Eu só mandei caminhar duas, as outras milhas são por sua conta, por causa do engano do seu coração. 

O líder não pode querer ter um coração melhor que Deus. Se o discípulo não se converteu na segunda milha, você não conseguirá convertê-lo na terceira. Quantas vezes pecamos no Reino por suportar os infrutíferos no meio de nós. Estamos tratando com honra quem não merece ser honrado. Como podemos ungir discípulos da nossa confiança, para a nossa confiança e eles nos decepcionarem? É por isso que a Bíblia diz que o machado está posto na raiz da árvore. 

Manter o fruto pela Palavra 

Jesus disse que estamos limpos pela Palavra que temos recebido. Quem não recebe a Palavra se suja. Estar limpo não é aquele que nunca se suja, mas que sempre se lava nas vestes do Sangue do Cordeiro. O instrumento para a limpeza é a vassoura do Reino, a Palavra de Deus. 

A Palavra é um instrumento para limpar. Aquele que está limpo, limpe-se mais ainda, pela Palavra. A Bíblia diz que os limpos de coração verão a Deus. Então, somos limpos pela Palavra. 

Quanto mais Palavra recebemos, mais de Deus temos em nossa vida. Nossos olhos espirituais são abertos para vermos a Deus e compreendermos as coisas concernentes ao Seu Reino. A Palavra nos limpa para vermos Deus! 

Manter o fruto limpo é ordem do Senhor. É exigência de Deus. Ninguém deseja fruto sujo, e ninguém quer comer fruto sujo, porque pode ser delicioso como for, mas se tiver sujo, tira o apetite. Nós somos fruto do Reino, somos a delícia do Reino, não podemos estar sujos. A maneira de estarmos limpos é pela Palavra. 

Por mais limpo que você pense estar, jamais esqueça de que há a necessidade da Palavra para se manter mais limpo ainda. Sua vida precisa ter transparência para que as pessoas vejam Jesus em você, a partir da Palavra. 

Manter o fruto limpo 

A chamada do Reino é manter o fruto limpo. João conseguiu explicar o discipulado como nenhum outro Apóstolo. Ele conseguia perscrutar o coração de Jesus, porque vivia com o ouvido colado no peito do Mestre. Era o discípulo da intimidade, entendia sobre discipulado, porque era o espírito de servo no discipulado, mas poderia entender o discipulado, sobre ser amigo. Ele escreveu o que Jesus falou: “Eu sou a Videira”. João sabia o que significava 100% ser videira em Israel. 

Quero profetizar que você será faminto da Palavra, que andará sempre limpo na presença do Cordeiro, que será um líder de vestes limpas. Você é um líder que é servo-discípulo, discípulo-servo. Servo, discípulo e amigo. Porque foi servo, chegou a ser discípulo, e chegou a ser amigo. 

Quando chegamos ao estágio de amigo, não podemos perder o caráter de servo, de discípulo. Somos completados com o caráter de amigo. Jesus revela a Sua aliança aos verdadeiros amigos.