Transformando o Caráter da Nação pelo poder da UNIDADE

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” (Deuteronômio 6:4)

Ap. Renê Terra Nova


Nestes dias, estudaremos sobre a Unidade como ferramenta transformadora de caráter. Estamos certos de que serão dias desafiadores e cheios de novidades na visão do Reino, mas precisamos nos posicionar sobre as verdades de Deus e o que o Eterno espera desta geração para fazer a diferença no mundo dos iguais. Quando falamos de unidade, a primeira coisa que permeia nossa mente é união ou igualdade, mas, na verdade, é o contrário: unidade é a graça para viver a diferença em meio aos iguais, é ser agente transformador sem precisar irromper valores.


Como desataremos esse manto de unidade se cada um já tem sua rota? Através de Avivamento! Estamoscrendo em um mover sobrenatural de Deus para nos levar a níveis bem mais intensos e nos moldar à Sua vontade, pois as pessoas desconhecem a graça de andar juntos sem interferir na cultura do outro. Exemplo: Podemos caminhar com pessoas e não negociarmos projetos; conviver com indivíduos e não contaminarmos nossos sonhos. Cada um respeitando a luz que o outro anda. Foi, assim, que nos valemos do discurso e prática e hoje somos Visão Celular no Modelo dos 12, e percebemos que esse é o melhor caminho para a tolerância.

1. A Unidade transformadora tem a obediência como bússola.

Bem, uma das primeiras vezes que aparece a palavra unidade está relacionada à obediência. “Ouça, Israel!” Que isso quer dizer? Que vamos caminhar no modelo da fé de um povo e na proposta que eles vivem. 12 tribos constroem uma nação em torno de um propósito: serem UM. A palavra Echadsignifica sermos UM, essência. “Ouça Israel, o Senhor teu Deus é UM, Ele é o único Deus.” (Deuteronômio 6:4)

Como podemos ser um se nós temos cultura, costume, linguagem e pensamentos plurais? Nisso está a sabedoria, pois apesar de sermos diferentes, podemos ser um no propósito, pois o que nos une é mais poderoso do que o que nos separa. Estamos acreditando no propósito central de Deus, afinal a sugestão é dEle, e passa a ser uma ordem: Ouça!

O verbo ‘ouça’ está no modo imperativo para homens que, gostando ou não, não podem ter opções a não ser se curvarem para a essência que o Eterno está sugerindo: Sejam UM. Assim como Ele é UM no Pai e o Pai é UM no Filho, que sejamos Um nEles, para que o mundo creia que Jesus foi enviado.

É responsabilidade tão-somente nossa mantermos o discurso da visão de Deus, em que é melhor serem uma unidade (3) do que um. Precisamos aprender este segredo: que o cordão de três dobras não se rompe facilmente (Eclesiastes 4:12). Quando estamos no poder da unidade, não nos quebramos, pelo contrário, somos fortalecidos.

Echad, ouvir,é uma chamada de atenção para que nossa audição espiritual esteja em atenção. Podemos ouvir o que o Senhor está nos ministrando, uma chamada de devolução aos valores. Agora somos UM!

Bem, a exemplo de Deus ser UM e Único, mostra que a unidade nos leva ao entendimento de que há um poder quando somos UM, as coisas correm em direção ao rio e nada nos pode vencer.

Na introdução da Visão, ninguém nos segurava. Éramos águas de Rubens, impetuosas, que desciam montanhas abaixo, e, nada nem ninguém pôde nos segurar, pois todos sustentávamos o mesmo discurso: Somos um!

2. A Unidade transformadora rompe com as separações

Echadmostra que precisamos romper o muro da separação e entrarmos com respeito no território do outro. Não se conquista territórios traumatizando relacionamentos. Unidade só será possível se o muro for quebrado. Quem construiu o muro da separação? Cada um colocou seu tijolo e tem sua participação. Somos demasiadamente preconceituosos, não sabemos nos comportar diante das diferenças. Por isso, cada um resolveu construir seu próprio muro e um Berlim de separação chegou às fronteiras da Igreja.

Como somos indivíduos cheios de mazelas e gostamos do complicado, não optamos pelo relacionamento saudável. Sempre vamos nos mover apontando o defeito do outro. Como consequência, faremosuma colheita trágica, pois não se planta vento e se colhe bonança. A Palavra nos adverte que os semeadores de ventos vão colher tempestade.

A unidade evitaria as catástrofes e nos ministraria segurança. Claro que não é um tema fácil nem um discurso maleável, estamos falando de renúncia, de um bater no peito e abrirmos mão de muitos conceitos próprios. Se não somos unidos em doutrina, vamos ser em Projetos. Unidade é a inteligência no propósito e sabedoria no resultado. Por isso, Echad nos fala de uma renúncia para termos direito ao êxito. Os muros criados por nós mesmos devem ser derrubados pelos seus autores. Se é verdade para nós que a Palavra do Eterno é martelo que tritura a rocha, vamos usá-la para demolir as paredes que nos separam.“Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” (Jeremias 23:29)

O véu se rasgou de alto a baixo e nós o costuramos de baixo ao alto. Somos religiosamente culpados pelas nossas ilhas. Alguns vivem em zona de conforto e nem imaginam que o Reino é muito maior que tudo isso que temos vivido. Ainda não temos nem somos o que Deus sonhou para nós. Pela unidade, vamos conquistar esse legado maravilhoso de vermos as paredes da indiferença no chão e as fronteiras do relacionamento abertas.

 

3. A Unidade transformadora de caráter nos dá territórios novos

Há 300 anos, o Brasil é proclamado como país do futuro. As gerações anteriores falavam isso, nossa geração proclama isso. De fato, muita coisa melhorou, mas os cenários apontam que estamos longe de um país fora da corrupção e do desenvolvimento que sonhamos. Será possível no nosso entendimento, mas difícil nas atitudes.

Somos cúmplices de muita coisa horripilante que se encontra no cenário brasileiro. Nós, como Profetas, precisamos nos avaliar, perceber onde estamos sendo o ponto nevrálgico do relacionamento e nos lançarmos em arrependimento para uma restauração do caráter da mudança.

Partidos entraram como proposta de unidade e solução, e se tornaram gangues, terroristas, defraudadores, corruptose matam a oportunidade de serem uma solução social. Então, está longe de sero que nós sonhamos para nós. Esse país profetizado nunca manifesta. Onde está o problema? Na infidelidade do Corpo!

Falta sabedoria, falta o caráter de Unidadepara que o entendimento da conquista se manifeste. Faltam também outras coisas...

Falta saber que Unidade é uma verdade para quem nasceu de novo, e que conhecimento profético, entendimento apostólico e revelação com responsabilidade são pontos-chave para que o caráter transformador seja consolidado no coração da Igreja de Jesus.

Conhecimento profético

“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus...” (I Pedro 1:16-21)

Entendimento apostólico

Ressurreição dos valores bíblicos, doutrina dos Apóstolos. “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:37-47)

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (I Coríntios 12:28)

Revelação com responsabilidade

O que a Bíblia diz e o que eu penso que a Bíblia fala. “Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi...” (Efésios 3:3)

O que é revelado é para todos e não para nós. Se formos conhecedores desses segredose praticarmos o princípio, com certeza teremos uma Igreja mais saudável e uma sociedade menos enferma. Tudo começa pala Casa de Deus e seu Reino é acrescentado quando Seus arautos se conformam como homens de um só coração.

Conclusão

Conversarei um pouco sobre o que luta contra a Igreja eo que depõe contra a Unidade.A falta de lealdade um para com o outro é uma arma letal contra a Unidade. Não posso ter unidade com rebeldes, mentirosos,falsosPastores, falsosBispos e falsosApóstolos. Mas não posso me esquivar da unidade com aqueles que pensam diferente. Nós andamos com pessoas e não com pensamentos. Nunca teremos pensamentos de união, mas essência de unidade.Se não podemos nos unir nos pensamentos diferentes, vamos nos unir nos propósitos iguais.

A Unidade tem preço, e o nome dessa moeda é Sabedoria. Quem não possui sabedoria não luta pera transformação, e os que não possuem caráter regenerador não pagarão preço pela mudança da sua Nação. O primeiro clamor de unidade foi feito pelo próprio Deus, destinado a um povo. A unidade é do homem com Deus, do homem com o homem, do Reino para o Reino.

A Unidade é utilizada no tradicional Shemá, Devarim. “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” (Deuteronômio 6:4). Ele é UM, essência. Fala de se permitir ser igual quando as diferenças são a nossa oportunidade.Escuta, ó Israel, Ad-nai nosso Deus é Um. Escuta, Shemá, obedeça, submeta-se, curve-se, renda-se, Ele é UM,Echad, Ele é Único, Ele é Essência. Jesus disse Echad, somos UM. Por isso, Jesus disse: Eu me curvo, Eu me submeto, Eu me rendo, faça a Tua vontade.

Na Unidade, há liderança. A Unidade não é tola, é sábia. A Unidade não é de proclamação, é de transformação e manifestação de caráter mudado.Tudo funciona debaixo de liderança. Por isso, é necessário quebrar o orgulho e se submeter ao momento que Deus está desenhando. É uma nova proposta, alinhando os Seus Apóstolos, Bispos e Pastores.

Escutem: Eu sou UM! É sábio, é inteligente se submeter. A pergunta mais pertinente no apostólico, no coração da Igreja, e, claro, na direção dos mentores que conduzem o Corpo de Cristo é: Quem cobre você? A quem você presta contas? Quem é seu mentor? Quem o orienta nos passos que você segue, ou você faz e justifica? E se justifica, justifica para quem? Então, isso não justifica o que você faz.

Não queremos mandar em ninguém, mas precisamos nos submeter a líderes que nos cubram e nos desatem, que nos informem e formem, e nos levem a patamares maiores que estamos, e a níveis mais elevados que desejamos chegar.

Uma Nação jamais será transformada se cada um seguir seu próprio caminho. Mas o caráter de uma Nação será mudado quando seus líderes tiverem mentores que lhe indiquem sendas de justiça. “Ouça, Israel, o Senhor é Deus, Ele é UM.”