Publicado:18.04.2013
É chegado o tempo da Maturidade
A abertura do 14º Congresso de Resgate da Nação conduziu a igreja brasileira ao desafio de mergulhar no tempo da maturidade. Uma noite de grandes surpresas tocada pelo inesperado de Deus!

Lilian Bartira

Depois de treze anos em Porto Seguro, o congresso de Resgate da Nação, em sua 14ª edição surpreende mais uma vez. A Igreja que se reúne na terra do descobrimento anualmente em fidelidade a esse projeto de redenção pode testemunhar vez após vez a importância profética do evento e a excelência com que todas as coisas são realizadas.

As equipes de dança e louvor sempre são um espetáculo à parte. Não apenas a paixão e a intensidade com que celebram e adoram, mas a criatividade tem sido também uma marca constante, prova disso foram as belíssimas coreografias apresentadas durante a abertura. 

O tema do congresso foi apresentado pela equipe masculina de bailarinos que trouxeram para o altar todas as fases da vida de um garoto, desde a sua infância até a sua fase adulta. A analogia feita às etapas do crescimento da Igreja brasileira rumo à conquista da sua maturidade impactou a todos. 

Os anfitriões da abertura, os Apóstolos Luís e Regina Vasconcelos trouxeram as boas-vindas de uma forma muito peculiar: todos os congressistas de joelhos buscaram a Deus em oração pela cura do Brasil e em seguida cantaram o Hino Nacional. 

O Apóstolo Renê Terra Nova liberou, após o momento de celebração, uma palavra enérgica referente à maturidade, santidade e perfeição, convocando todos à responsabilidade de viver com compromisso a Palavra da Verdade. Apóstolos, Pastores e líderes presentes foram desafiados a entrar no tempo da Maturidade, num tempo de conquista, trilhado pelo caminho de fidelidade com a palavra recebida. O Apóstolo deu continuidade convidando a Prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, que foi acompanhada pelo Vice-prefeito e também pelo presidente da Câmara Municipal. Os líderes políticos da cidade foram abençoados pelo Apóstolo e por todos os representantes da nação.

O segundo momento de louvor foi ministrado pelo convidado Kléber Lucas. O cantor que já acompanha o Congresso de Resgate conduziu uma adoração singular onde todos, de mãos levantadas, renderam-se em honra a Deus. O Apóstolo Renê Terra Nova agradeceu a fidelidade do ministro de louvor que mesmo num momento difícil pela perda de seu pai, optou por estar mais uma vez no útero da Nação.

Apresentado como um Mestre pelo Apóstolo Renê Terra Nova, o Pastor Peter Wagner, Membro Fundador da Coalizão Apostólica Internacional, ICA, declarou-se feliz e muito honrado por estar em solo brasileiro para trazer uma mensagem da Palavra cujo tema foi: Nosso mandato de domínio. 

Em síntese, o mestre no ensino de Batalha Espiritual centrou sua palavra no esclarecimento da função da Igreja em trazer para a terra o Reino do Céu e lembrou: “Jesus nos ensinou a orar Venha o Teu Reino” e continuou: “Por isso, Deus nos chamou para sermos “cabeça” da nossa sociedade, estabelecer domínio, governo. Esse é o chamado da grande comissão: fazer discípulos das nações. O Evangelho do Reino é curar os enfermos, expulsar demônios, se importar com os pobres e exercer domínio. Jesus não veio para salvar aquele que está perdido, mas aquilo que se está perdido. Portanto, nós temos muita coisa para fazermos antes de irmos para o Céu. Nós recebemos um novo ministério de reconciliação: reconciliarmos todas as coisas, dominando, governando com as chaves do Reino”. Para fechar o momento, Kleber Lucas voltou, fazendo a Igreja celebrar e cantar a uma só voz as canções “Deus cuida de mim” e “Meu alvo é Cristo”.

Um dos grandes momentos aguardados nas noites do Congresso é o Ato profético e, nessa primeira noite, a representação do monte, o relacionamento de intimidade de Deus com Moisés, bem como a entrega das Tábuas da Lei (Torah) demonstrou através dos atores em cena, o posicionamento que deve ser assumido pelo povo separado por Deus diante da Sua palavra. O desfecho da narrativa culminou com a representação do Bar Mitzvah, cerimônia judaica que insere um jovem de 13 anos na maturidade, tornando-o responsável pelos seus atos onde pela primeira vez ele faz a leitura da Torah. Então, subir ao Monte Santo e celebrar o Bar Mitzvah significa adentrar no tempo da maturidade e esse é o grande desafio para a santificação da nação brasileira. 

 

Debaixo desse mover de maturidade, com um forte abraço, o Apóstolo Renê Terra Nova cumprimentou o Pastor Marco Feliciano, que foi aplaudido e recebido com muita alegria por todos. O Pastor, carismático em sua mensagem, participou pela primeira vez do Congresso de Resgate e trouxe uma palavra acerca da Mulher Samaritana relacionando a adoração à água que Jesus pedia àquela mulher para matar a Sua sede: “Deus tem sede de adoração, Ele anseia ser adorado”. 

 

Ao final da Palavra, O Pastor Marco Feliciano e Apóstolo Renê Terra Nova entoaram juntos uma canção e encerraram a noite com um clamor pela família brasileira.  A abertura do Congresso de Resgate da Nação supera todas as expectativas mais uma vez e o sobrenatural de Deus toca o Útero da Nação selando o mergulho nas águas da maturidade.