Ministério enfoca adoração com responsabilidade

Ministério de Dança tem a incumbência de levar a mensagem profética de resgate da nação por meio da arte

Lílian Bartira

PORTO SEGURO (BA) - Como não se encantar com as ministrações de dança que colorem o palco, dão vida ao altar e capturam a atenção de todos? Contudo, dentro desse contexto profético, o ministério ganha um sentido ainda mais relevante: resgatar as artes para o Senhor Jesus. É o que foi visto durante todos os dias de ministrações do 7º Congresso de Resgate da Nação, que aconteceu de 18 a 22 de abril, em Porto Seguro.

É quase impossível pensar em um congresso sem a participação desse ministério. Toda a beleza dos movimentos e expressões de adoração é responsável pelo envolvimento dos congressistas na esfera de louvor e culto a Deus. “Por meio da expressão do ministério, as pessoas são conduzidas a entrar na adoração”, comentou uma das integrantes do ministério, Munique Bernardo, de São Paulo,

A adoração completa é feita não somente com os lábios, mãos e coração, mas com todo o corpo. O rei Davi deu o principal exemplo de adoração, quando, de todo o coração, manifestou sua alegria e gratidão ao Senhor por meio de uma dança extravagante e apaixonada.

“O adorador oferta com o corpo”, disse Lorena Rios, da Bahia, destacando que o grupo não apresenta apenas coreografias, mas, sim, ministrações proféticas que, através dos movimentos, profetizam santidade e resgatam os ritmos para o Reino.

O Ministério, que já se constituiu elemento fundamental para o Congresso de Resgate da Nação, é composto por 20 bailarinos de todo o Brasil. A seleção é feita sob determinação de seus respectivos pastores, sob a supervisão de Eliane Coelho, diretora da escola de dança do MIR-Manaus.

DIFICULDADES: Por conta da distância, uma das principais barreiras a ser rompidas é a falta de recursos financeiros para passagem e hospedagem. “Existem componentes que gastam 24 horas de viagem de ônibus só por amor à obra e o desejo de participar desse momento tão importante para nossa nação”, destaca Eliane. Outra dificuldade é que muitos deles não possuem os pais cristãos, portanto precisam travar batalhas de oração para estarem aqui.

PREPARATIVOS: Tendo conhecimento da importância desse congresso para a nação brasileira, é feita uma convocação de jejum e oração que começa 40 dias antes do evento. É firmada, ainda, uma aliança entre os integrantes, onde cada dia eles vestem uma das cores da bandeira para profetizarem a redenção do País. A chegada dos dançarinos acontece com uma semana de antecedência, pois as coreografias musicais já vêm prontas de Manaus. Contudo, os atos proféticos são montados aqui em Porto Seguro , com a participação dos componentes que chegam dos outros Estados.

A dança e o teatro são manifestações plenas de adoração, por meio de expressões e movimentos. “No mundo, as pessoas constroem espetáculos belíssimos e luxuosos para o diabo. Aqui, o ministério tenta, com excelência, oferecer o seu melhor ao Senhor, porque, como diz a Palavra, ‘por Ele e para Ele são todas as coisas'”, argumentou a diretora da escola.




© 2006 - Ministério Internacional da Restauração