"E não por ironia do destino e, sim por força de muitas profecias, o Brasil começou a colher frutos de uma semeadura cujo enfoque é a mudança."


< voltar
 
2002, fortalecendo os muros da nação. Pela primeira vez, em três anos de congresso, o evento de Porto Seguro começou com uma peça a céu aberto. Atores se misturaram ao público na encenação que relembrou os 210 anos do episódio acontecido, em 1792, com Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A sugestão da
produção da peça teve o intuito de levar as pessoas a se questionarem, tal qual aconteceu com Tiradentes, se já não era a hora de o Brasil romper com as amarras que o prendiam. E assim aconteceu. Durante as ministrações do congresso, líderes discutiram as possíveis estratégias para o crescimento do Brasil. No final, ficou definido que para se alcançar esse objetivo era preciso encontrar homens dispostos a fecharem os muros e taparem as brechas. Também que fosse alguém que se importasse consigo e com os outros no mesmo nível e que tivesse sentimento de humanidade. Esse homem com esses atributos e com essa visão é espelhado na conduta de Neemias, um homem de influência, santo, guerreiro, restaurador.

Nas palavras do apóstolo Terra Nova, construir os muros da nação é uma chamada profética e não filosófica ou ideológica. “Cada um de nós é responsável por fazer a sua parte. Como homens e mulheres resgatados, nascidos de novo e regenerados por esta aliança, devemos ter o comportamento de Neemias, o grande construtor, que em 52 dias construiu os muros da sua nação”, advertiu o apóstolo.

Construir algo não é tarefa fácil. Construir uma imagem, nem se fale. Duas imagens, portanto, ficarão, não se sabe por quanto tempo, gravadas no arquivo permanente do cérebro ou no arquivo morto de cada brasileiro. A primeira foi ver o operário Luiz Inácio da Silva superar as dificuldades e circunstâncias e vinte dois anos de luta lhe render a tão sonhada chegada ao Palácio do Planalto, apesar de três eleições muito disputadas. E a segunda imagem foi ver Benedita da Silva, do PT, tornar-se a primeira governadora negra do país a assumir o comando de um Estado, o Rio de Janeiro, em 112 anos de República.

Em 2003 ficou evidente que, a busca da liberdade pode, muitas vezes, encontrar obstáculos pelo caminho, mas o fim revela que a busca não foi em vão. Prova disso foi a megaoperação conhecida como Anaconda, comandada pela Polícia Federal de Brasília. O cerco policial prendeu oito pessoas e apreendeu
documentos em 15 endereços diferentes no estado de São Paulo. Fruto de investigações do serviço de inteligência da PF, o órgão monitorou 80 linhas telefônicas e investigou dados ao longo de um ano e nove meses antes de iniciar as prisões e apreensões. A operação descobriu esquema de corrupção, chantagem, uso de cargo público para venda de favores e um complexo esquema de compra e venda de sentenças judiciais envolvendo membros da Polícia Federal e do Judiciário para favorecer empresários, políticos e contrabandistas.

2004, formando a personalidade da nação. Um sinal. Um arco-íris. Esse foi o indício para que as 15 mil pessoas que percorreram as principais ruas de Porto Seguro, em 23 de abril de 2004, entendessem que aquele sinal confirmava uma nova aliança nos céus do útero da nação. Aliança como a que Deus fez com Noé (Gn 9:17).

O quarto congresso de Resgate da Nação, realizado em abril de 2004, começou nove meses antes, quando discípulos do MIR e de outras igrejas, no Brasil e em outras nações, realizaram um jejum coletivo por uma mudança em todas as áreas da sociedade brasileira. Esse período de consagração teve início em Manaus no dia 27 de julho de 2003 e, no dia 22/04 em Porto Seguro, na viração do dia, o jejum foi entregue, em praça pública, num ato profético que marcou o nascimento de uma nova nação.

Essa nação nasce sob o estigma de um novo começo... nova mentalidade. Esse efeito foi colocado à prova já nas eleições municipais de 2004 onde o povo sinalizou o desejo de mudança. Para Franklin Martins, analista político, do ponto de vista de vitórias entre candidatos das capitais, sem dúvida, vários caciques políticos foram derrotados: Amazonino Mendes (Manaus); José Sarney (São Luiz); Jarbas Vasconcelos (Recife); Antônio Carlos Magalhães, com César Borges (Salvador); Aécio Neves perdeu nas duas principais cidades de Minas, Belo Horizonte e Contagem; Esperidião Amin e Jorge Bornhausen (Florianópolis); Roberto Requião (Curitiba). Em Porto Alegre, chega ao fim um ciclo de 16 anos do PT no poder. A derrota não foi só na capital, mas em duas outras cidades do estado. Outro registro importante é a derrota da senadora petista Ana Júlia em Belém, onde o partido detinha a prefeitura.

E não por ironia do destino e, sim por força de muitas profecias, dita por tantos homens e mulheres de Deus, o Brasil começou a colher os primeiros frutos de uma semeadura cujo enfoque é a “mudança”. A economia do Brasil, estagnada há anos, cresceu, em 2004, 5%. Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Cidadania constatou que 91% dos jovens têm orgulho de ser brasileiro, 90% nunca experimentaram maconha, 80% nunca levaram o namorado ou a namorada para dormir em casa. O megacontrabandista Law Kin Chong, chinês naturalizado brasileiro, é preso e acusado de usar policiais, fiscais e políticos em seus ilícitos negócios. Lula assina lei que coloca a violência doméstica no Código Penal. Na educação pesquisa do PNAD/IBGE mostra uma queda significativa no índice de analfabetismo no país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Os resultados estão à volta de todos. Só não vê quem não quer!




© 2005 - Ministério Internacional da Restauração