Redescobrir o Reino
Dr. Myles Munroe

Estou muito entusiasmado sobre o tema do Congresso: O Reino de Deus. O Reino de Deus é a única mensagem que Jesus pregou. Ele nunca pregou prosperidade, cura, fé, nascer de novo. Ele só mencionou o nascer de novo, por uma vez. Ele só pregava uma mensagem. E o meu trabalho hoje, é provar a você que o Reino de Deus é a única mensagem que Jesus pregou e que a Bíblia prega. É uma mensagem que foi perdida por quase 1.800 anos.

Jesus não voltará à Terra, até que a mensagem seja redescoberta. Talvez essa mensagem seja estranha e lhe deixe chocado, mas essa é a minha intenção.

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)

Um dia os discípulos de Jesus perguntaram a Ele quando seria o fim dos tempos. Jesus preferiu responder que ainda não havia chegado o fim e disse quais seriam os sinais, nos versos 3,4. Observe que quando há terremotos, guerras, furacões, as pessoas começam a pregar que o fim está próximo. Mas não são essas coisas que trarão Jesus à Terra, mas o que Ele disse em Mateus 24:14.

Quando o Evangelho do Reino for pregado, em todo o mundo, como testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. Não é qualquer evangelho, não é o seu evangelho particular, mas o Evangelho do Reino de Deus.

Quando o Evangelho do Reino, não o da fé, da prosperidade, do nascer de novo, cura ressurreição, ou mesmo do Calvário, trará Jesus de volta. Só o Evangelho do Reino, sendo pregado em todo o mundo, em testemunho, a todo homem e em toda a nação, aí virá o fim. Não depende de um evento, mas de uma mensagem. Por isso, é importante que a Igreja volte para a mensagem.

Já preguei em mais de 100 nações, 1,7 bilhões de pessoas, milhões de Pastores, e alguns deles me dizem que sou um pregador do Reino. É preciso pregar o Reino. Mas, o que você está pregando?

Por que Jesus pregou o Reino? Como os reinos funcionam? Para responder, você tem que voltar antes do começo. Para entender sobre o Reino, é preciso voltar antes do começo, em Gênesis 1, no princípio. Mas, para entender o princípio, precisa ir antes dele.

Qual a proposta original de Deus? O que estava na mente dEle antes de criar os céus e a terra? Isso é muito importante, porque o que a pessoa pensa é mais importante do que o que ela faz. As mãos fazem, a mente pensa. As mãos manifestam o que a mente está pensando.

Gênesis 1 é a mão de Deus trabalhando, criando coisas. É importante conhecer o que estava na mente dEle antes de criar. Provérbios 19:21, um de meus versículos preferidos, diz que muitos são os planos do coração do homem, mas o que prevalece é o que está no coração de Deus.

O propósito de Deus deve prevalecer sempre, independente dos planos do seu coração como pessoa, Pastor, denominação etc. Sobre todos os seus planos, o propósito de Deus deve prevalecer.

Quanto mais eu conheço a Deus, mais desconfio dos homens. Fui para a Universidade e adquiri cinco diplomas, um deles, Teologia. Quando estudei Teologia, aprendi que 95% do que estudei não é o que aprendi na Bíblia. Por isso, afirmo, que muitos são os propósitos do coração do homem, mas o que prevalecerá é o plano de Deus. O propósito de Deus tem que estar por cima de todos os nossos planos.

O que Deus está querendo dizer? O que Ele quer dizer é que o Seu propósito é mais importante que todos os nossos planos. O que Ele quer dizer é que o Seu propósito é mais poderoso do que todos os nossos planos. O que Ele quer dizer é que o Seu propósito vem antes de todos os nossos planos.

O que é propósito?

Propósito é intenção original. O que é mais importante para Deus? Ideias originais. Razão original. Princípio original. Por que e para quê algo foi criado? Tudo isso é propósito.

O que Deus está dizendo em Provérbios 19:21 é que Ele quer fazer o que originalmente pretendeu. A ideia original de Deus tem que prevalecer.

Deus disse que muitos são os planos, ideias, programas, filosofias, projetos na mente do homem, mas a intenção original dEle é o que vai prevalecer. Em outras palavras, Deus não tem interesse nos planos dos homens.

O que prevalece sempre são os propósitos de Deus. Ele não se importa com os seus planos, mas com os planos dEle para sua vida. Portanto, antes de você fazer os seus planos, precisa consultar a Deus para saber quais são os Seus propósitos. Plano sem propósito é tempo perdido; é energia perdida; são fontes que você deixa de lado; recurso perdido.

O maior desastre da vida é ter sucesso na estratégia errada. Deus não fica impressionado com o que você faz. Ele quer saber se você está fazendo o que Ele mandou. É possível estar ocupado e não ser eficaz. É possível trabalhar duro no projeto errado. É possível completar um plano perfeito, mas não ser o propósito de Deus.

A pergunta que eu faço a você hoje é: Qual o propósito de Deus para a raça humana? Por que Deus criou o planeta Terra e colocou você aqui? Propósito. Se você não pode responder às perguntas é porque sua vida é um experimento. A maior parte da Igreja ainda não entende o projeto de Deus. Digo isso porque nasci em um lar cristão, até que eu descobri o Reino de Deus. Afirmo que a maior parte da Igreja não descobriu o Reino de Deus.

Jesus Cristo é a Pessoa mais mal entendida na Terra. Os budistas O chamam de homem sábio. Os hindus o chamam de milhões de deuses. Os mulçumanos o chamam de profeta. Os ateus pensam que é uma figura da imaginação. É mal entendido pelos crentes que O chamam de Salvador. Mas o que Ele veio fazer aqui na Terra?

O que a Bíblia diz de Jesus? A Bíblia fala de quatro coisas:

1. O Rei

2. O Reino

3. A Família Real

4. O Governo

A Bíblia fala sobre esses simples conceitos. Não fala sobre o Primeiro Ministro, o Presidente, mas sobre o Rei, o Reino – não uma democracia ou república. Sobre o governo, não uma religião.

Qual a ideia original de Deus? Vou falar sobre quatro princípios:

1. Deus criou os céus. Este foi o primeiro reino a ser criado. Sobrenatural, mas real. Mais real do que a terra. Os céus são a nação original de Deus. Nação invisível de Deus.

Nasci em 1954. Quando nasci, não nasci em uma nação, mas em uma colônia. Uma colônia não é uma nação. Vivi ali até 1973. O que é uma colônia? Um território controlado por um reino. Não nasci debaixo de um Presidente, Primeiro Ministro, mas de um rei. Então, minha mentalidade como criança, na adolescência, era de reino. Quando andávamos, tínhamos que cantar para o rei e a rainha. Eles estavam longe e nunca os víamos de perto. Cantávamos todas as manhãs, mesmo quando não víamos o rei. Assim deve ser com você. Você deve cantar todas as manhãs, mesmo quando não vê o Rei.

Todos os reinos crescem. O que estou falando hoje é para você redescobrir o Reino de Deus. Jesus Cristo era um Rei. Seu conceito era diferente da democracia. Os reinos crescem, aumentam. Mas por que aumentam? Porque a glória de um reino está no território.

Quanto maior o território, maior a sua influência. A glória de um rei é a sua cultura impactando territórios. Por isso, a Bíblia diz que a Terra será cheia da Sua glória. A glória não é fumaça, mas cultura, impacto.

Todos os reinos crescem através de territórios. Jeová é Rei, Ele é o Rei original. Então, abram as portas e deixem que o Rei da glória venha, o Senhor Forte e Poderoso.

Deus, Jeová Rapha, Jeová Tsedekenu, o Rei está governando tudo o que criou, o mundo invisível. Ele controla tudo e precisa de mais território. Ele quer mais território. Quando não houver mais território e Ele governar tudo, então, o mundo espiritual verá que governam tudo e criarão outro espaço. É assim que Gênesis 1 começa. E Eles começaram pelo começo.

Antes do começo, existe Deus. Deus não vive no começo, Ele começou o começo. Antes do começo ser, Deus É. Deus não começou no Gênesis, Ele começou o Gênesis.

Deus não vive no tempo, mas na eternidade. Por isso, você está debaixo do controle de Deus. Se você morrer no tempo, você simplesmente volta para a eternidade.

Deus disse: vamos criar o mundo físico. E começou. Todas as galáxias e tudo que existe saíram de Deus. Criar significa formar do nada. Fazer significa formar de alguma coisa. Por isso, que Deus usou nada para criar algo. Nenhum ser humano é criador. Quem cria, começa do nada.

A cadeira que você senta, por exemplo, veio de algo. E assim, o sapato, a roupa e tudo que você usa e vê. O ser humano não é criador, ele é fazedor. Por isso, a Bíblia diz que não há nada novo debaixo dos céus.

Somente Deus pode usar o nada e criar algo. E a Bíblia diz: no princípio, Deus criou o mundo físico, motivado por expansão. O Brasil é resultado de um reino crescendo. Somente os reinos crescem. A democracia não cresce.

Os reinos crescem, produzem. Portugal, México, Bahamas etc. Jesus disse que queria aumentar o Reino dos Céus e saiu do que não era visto para o que era visto, do sobrenatural para o natural; ideia de Deus, ideia original.

“Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.” (Isaías 45:18)

Este é um versículo importante. Somos ensinados de que Deus nos quer nos céus. Ensinaram-nos para odiar a terra, para sair da terra. Porém, o propósito que prevalecerá será o de Deus.

Como é que os reinos crescem?

Os reinos crescem através da colonização. Essa palavra nunca é usada na democracia. Os britânicos colonizaram as Bahamas. Mas como os reinos colonizam? Muito simples! Eles dominam o território e enviam cidadãos do reino para viver no território novo. O rei pega os cidadãos do seu reino e os transporta para o novo território. E o trabalho daquelas pessoas deve ser igual ao do reino.

Não se coloniza território com os nativos. Então, quando você ler a Bíblia, entenda como o primeiro capítulo é importante. Deus escolheu um planeta específico para habitar. Deus formou esse planeta assim como eram os céus.

Então, Gênesis 1:26, olhando rapidamente, é um dos versículos mais importantes da Bíblia, mas por quê? Deus criou tudo e disse: É bom. Ele viu que tudo estava pronto para enviar os Seus cidadãos.

Deus disse que tudo estava pronto. Os Seus filhos eram os Seus cidadãos. Em Efésios 1, diz que nós, nEle, fomos escolhidos antes de tudo começar. Não começou quando você veio à Terra. A terra existiu porque você já existia.

Em Gênesis 1:26, Deus diz Amém para Ele mesmo. Todos os filhos já estavam dentro dEle. Deus diz: Façamos o homem; é plural. Fazer uma espécie chamada homem, à Sua própria imagem como a Sua natureza, imagem, característica, natureza espiritual, personalidade. Produzamos filhos de acordo com nossa imagem e semelhança. Mas para quê? Para que dominem sobre a terra, sobre os peixes, aves, gados, plantas e tudo o que passa sobre a terra. Governem sobre tudo. Foi para isso que você foi criado.

Você não foi criado para a terra. Você veio dos céus para a terra. O céu é a sua terra original. Você parece mais com o céu do que com a terra. É por isso que você quer ir para o céu, porque sente falta da sua casa. Mas você está aqui para fazer uma obra: fazer a terra parecer com o céu.

Um dia os discípulos de Jesus perguntaram como deveriam orar e Jesus respondeu para que não orassem para ir para o céu e nem para Ele voltar. Também disse que não deveriam orar por comida ou dinheiro. Orem para que venha o Reino de Deus.

Aba significa Fonte. Nossa Fonte. Você vive na terra, mas você não é sustentado pela Terra. Nosso Pai, Aba, nossa Fonte, não tem crise. No Reino de Deus, não existe pobreza, falta de nada. Primeiro, você tem que lembrar que não é daqui. Nosso Pai está nos céus, o Reino original é o céu.

Arrepender-se significa mudar a forma de pensar. “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 4:17). Arrepender-se não significa trazer o passado que lhe faz mal, isso não é arrependimento. Arrependimento é mudar a maneira de pensar, mudar a teologia, mudar a doutrina.

O Brasil será colonizado. O Reino de Deus chegou à nação brasileira!



Copyright © 2010 Ministério Internacional da Restauração. Todos os direitos reservados.