VENCENDO A DEPRESSÃO



Vamos falar um pouquinho de depressão, doença que atinge a maioria das pessoas em nossa época. A depressão é uma doença presente no mundo todo, nesta sociedade moderna que exige demais de cada ser humano. Eu poderia explicar sobre depressão em termos médicos, mas muitos não entenderiam, então vamos juntas caminhar por essa trajetória, narrando e viajando numa história que aconteceu há muito tempo com uma mulher cujo nome era Lia, esposa de Jacó. Era um tempo difícil em tudo, não havia remédios, nem psicólogos, não havia nada, apenas Deus em seu coração e temor em Sua Palavra.

Lia era uma mulher que foi rejeitada pelo marido desde o início do casamento, ainda no leito, o que a levou a um grande pesar. Mas ela venceu, apesar de ter sofrido muito. A Bíblia não relata, mas podemos imaginar como ela se sentia nesse contexto de rejeição, visto que não tinha o amor de seu esposo. Podemos imaginar outros fatores que teve de enfrentar além do desamor, como a luta constante pela sobrevivência de conviver com uma rival, a própria irmã e, também, os olhares e conversas de pessoas do seu convívio. Tudo isso causou dor em sua alma e, com isso, ela foi apresentando sintomas que talvez não tenha entendido e nem saberia como lidar em sua época de vida tão rude e sem recursos.

A Bíblia não relata o que Lia sentiu, mas posso imaginar sintomas como dor no peito, nó na garganta, sensação de ser inútil, choros constantes, olhar triste, face sem expressão de vida, palpitação de vez em quando, fraqueza, tonturas, sudorese, dores de cabeça, dores no corpo, mãos trêmulas, perda de vontade de viver, falta de energia e de vontade de trabalhar, desânimo, falta de estímulo para sair, vontade de ficar somente em casa e sozinha, insônia ou sono demais, perda de apetite ou aumento do apetite... Tudo isso são sintomas de depressão.

A gravidade de sua dor e stress, com certeza, foi afetando as glândulas que se encontram no cérebro, importantes para o equilíbrio de todo ser, como a hipófise, glândula de fator importante na produção de hormônios que nos trazem benefícios e felicidade. Tudo, quem sabe, veio como uma avalanche em sua vida, e ela não entendeu nem sabia como lidar. Provavelmente, sofreu em sua época porque não tinha remédios nem ajuda, mas ela tinha Deus em sua vida e Ele foi seu remédio. Lia venceu a dor e deixou um legado de vida para nós, uma história que pode nos ajudar a superar as dores.

E você, mulher de hoje, vivem em uma época com recursos e mais informações, quero lhe dizer que há uma saída para você, uma solução, seja você operária, doméstica, profissional liberal, executiva, jovem, Pastora, líder, enfim... Todo tipo de mulher que luta pela vida neste tempo moderno, que se cobra e é cobrada, e que é exigida em tudo para se manter em sua estabilidade financeira, emocional, que tem que se desdobrar como um polvo de vários braços ao mesmo tempo para resolver milhares de coisas externas e internas. A depressão não escolhe raça, cor, idade, cultura, profissão, simplesmente ela precisa de uma porta aberta para entrar e causar males.

Quero que você reflita ao ler este assunto. Qual a porta que você está deixando aberta para que a depressão entre em sua vida? Que situação você vive hoje que lhe aflige, deixa ansiosa e angustiada? Um divórcio, uma perda de amor, uma perda de trabalho, uma situação financeira, uma doença, um filho com problemas, um esposo alcoólico ou drogas? O estresse do dia a dia, a solidão, o desamor, a preocupação de manter sua sobrevivência todo dia, enfim muitas coisas podem estar lhe afetando.

Distúrbio hormonal, menopausa, erros alimentares, gravidez, aborto, morte na família, perdas mal resolvidas na vida, tudo isso pode ser como um gatilho, um revólver pronto a ser disparado em seu corpo e causar uma cascata de sintomas em você, afetando suas glândulas como expliquei acima. Você, por não entender e pedir ajuda de pessoas que desconhecem o assunto, pode acabar sendo criticada e subestimada, e tudo isso pode levá-la mais para baixo. Lembre-se: você tem que reconhecer que está tendo os sintomas de Lia e agir. Quero lhe dar uma boa notícia: existe uma saída, uma porta aberta para você que está na Bíblia: a Verdade que liberta (João 8:32-36). Não importa quão problemático e fora de controle tenha sido o ambiente em que você conviveu em toda a sua vida, não importa qual o extremo pelo qual você ficou assim deprimida, ansiosa, angustiada, não importa, a verdade a libertará!

Se você se sente hoje pesada e suas emoções reprimidas, se tem problemas no relacionamento, tendência de reagir compulsivamente em circunstâncias difíceis e comportamentos dependentes, a Verdade a libertará. Note as causas históricas que a levaram à depressão, características como: abandono físico, desproteção, insegurança, caos, estresse, tensão, uma perda seja qual for. Enfrente hoje sua verdade, não esconda, não abafe dentro de si a sua dor, não pense demais nos eventos tristes de sua vida, sinta raiva, chore, fale, grite, encare sua realidade, não abafe dentro de si, mas lembre-se: existe uma enorme diferença entre sentir-se triste por si (absorver a tristeza na depressão) ou apenas momentos de tristezas desde que produza reflexão e você possa tirar lições, mas não afundar nem mergulhar na tristeza. O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã (Salmos 30:5; 32:3). A dor irá passar.

Encontre pessoas de sua confiança e segurança e lugares seguros onde você possa ter o apoio de que precisa para com esse processo que pode ser doloroso e desafiador, mas que no fim pode ser compensador e libertador. O pensamento desesperado, o comportamento desamparado são combustíveis para o vício em sua infelicidade, a falta de esperança lhe causara mais dor, mas a Verdade a libertará. Vá a Jesus primeiro (Mateus 11:28-30) e exponha toda a sua dor. Ele a entenderá, escutará e estenderá Sua mão para você. Ele diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

O segundo passo é: buscar ajuda de profissionais, pessoas treinadas e dispostas a ajudá-la. Você precisa falar, expor o que sente sem medo, com confiança e segurança. Abra seu coração.

O terceiro passo é: A medicina oferece hoje remédios que a tiram rapidamente desse sofrimento, as chamadas ‘pílulas da felicidade’, que ajudam as suas glândulas a voltarem a funcionar normalmente e em equilíbrio, que a levam ao reajuste e ao equilíbrio fisiológico normal do seu corpo. Lembre-se: Hoje você é uma mulher do século 21, que tem recursos que podem ajudá-la e podem lhe dar uma saída. E você é uma mulher emocionalmente saudável hoje. Quem nunca teve ou viveu de perto um problema pessoal, conjugal, familiar? Todas as mulheres têm de lidar com o fato de ser mulher em uma sociedade onde a única preocupação durante séculos foi a realização profissional com seu espaço conquistado. Hoje a mulher além de ter suas obrigações como esposa, mãe, dona de casa, precisa atender as suas expectativas da sociedade e seus padrões de beleza. Como resultado, muitas vezes, acaba deixando de lado o que deveria ser sua preocupação principal, seu relacionamento com Deus e consigo mesma. Com isso, esquece de si e vêm as ansiedades, angústia e depressão. Mas Deus ama você e quer o melhor para sua vida. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados, oprimidos e sobrecarrecados e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

Você é uma joia preciosa nas mãos do Criador! Deus a abençoe ricamente em Cristo Jesus!

Dra. Jucélia Viana
Médica Pediatra, Clínica Geral, Emergencista