Congresso de Mulheres 20122
» PUBLICADO: 07.11.2012
Uma mente transformada por Deus
Apóstolo Marita Terra Nova

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Precisamos de uma mente transformada por Deus. Creio que é hora de nós mulheres não nos influenciarmos por padrões errados, não deixar que Satanás nos influencie de forma contrária à Bíblia. Precisamos de uma mente construída por Deus, construída pela Palavra, renovada na Palavra, que raciocine pelos Princípios Bíblicos.

Quando lemos Filipenses 4:8, observamos que a Palavra nos orienta a pensar em tudo o que é bom, em tudo o que vem de Deus. E o que vem de Deus é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama. A Bíblia nos instrui a pensar naquilo que é virtude, ou seja, que vai nos favorecer a termos uma mente construída pelo Pai.

Se as verdades de Deus ocupam nosso pensamento, automaticamente nossa mente não será contaminada pelas mentiras do mundo. Antes, somos ampliados para a revelação da Palavra e entendemos mais facilmente o que Deus quer falar conosco.

Quando nossa mente é transformada por Deus, estamos sempre abertas para receber os alvos e as metas que Ele tem para nós. Isso nos faz crescer em todas as áreas, principalmente ministerialmente.

 

Preparados para cumprir o propósito

“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:12)

Não podemos permitir que Satanás coloque pensamentos malignos na nossa mente. Precisamos aprender a Palavra de Deus. Sem nos expormos ao conhecimento da Palavra, não podemos ser transformadas. A Bíblia diz que a Palavra é como espada de dois gumes para efetuar a obra do Senhor em nossas vidas. O Espírito Santo age em nosso favor quando somos uma terra favorável visando o aperfeiçoamento dos santos, da Igreja.

Em Romanos 12:1,2 aprendemos como é possível a transformação da mente. Quem não se permite ser renovado, ser transformado, continua com as mesmas ações do passado, levando uma vida sem o conhecimento de Deus.

É por isso que encontramos tantas pessoas inconstantes, levadas ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro, como podemos ler em Efésios 4:12. Precisamos crescer e seguir a verdade em amor, só assim o Senhor pode mudar radicalmente a nossa vida e a nossa história.

Reflita sobre a formação da sua mente! Se você considera apenas os ensinos que recebeu nas academias, por favor, desconsidere-os, pelo menos no quesito transformação espiritual. Creia, não serve para o que Deus tem para você, pelo menos não para o que significa ter uma mente construída por Deus. Seus conhecimentos seculares serão utilizados no Reino sim, mas você não pode estar fundamentado neles.

 

Os pensamentos do Senhor para nós

A Bíblia diz que os pensamentos do Senhor são mais altos e melhores do que os nossos. Então, questione o que você tem na mente para ser favorável ao Espírito Santo, que facilite uma transformação verdadeira, uma mente construída por Deus. Devemos desejar os pensamentos de Deus e rejeitar os pensamentos do mal.

Se o conteúdo e a essência da sua mente, aquilo que permeia os seus pensamentos, são contrários ao que a Palavra de Deus estabelece, então é hora de buscar transformação e viver a promessa de andar em novidade de vida. Em Jeremias 29:11-13, encontramos parte dos pensamentos do Senhor para nós, pensamentos de vida e não de morte, de paz e não de guerra, pensamentos do bem e não do mal, tudo isso para nos dar o fim que desejamos. Que Deus Maravilhoso não é mesmo?! E são esses mesmos pensamentos que Ele quer que ocupem a nossa mente.

Nossa mente tem que ser construída por Deus e as construções erradas da serpente, tem que ser desfeitas, em nome de Jesus. Às vezes, pensamos que será muito difícil, pode até ser, mas nós vamos conseguir. Agora, uma pessoa que ainda não conseguiu ter uma mente consolidada na Palavra, não gera pensamentos de vida, porque ainda possui construções erradas da serpente e necessita desfazer esse ninho.

Não temos mais tempo para errar. Não adianta apenas clamar por misericórdia de Deus. Temos que agir. Uma mente permeada pelos pensamentos do Senhor, construída pela Palavra de Deus, é uma mente brilhante, cheia de ideias criativas e facilitadora para o Reino e para abençoar as vidas. Uma mente repleta por sementes malignas é uma mente perigosa e controlada pela serpente; uma mente vulnerável. Para nós que nascemos de novo, a vontade de Deus é que nossa mente seja plenamente controlada pelo Espírito Santo.

Não ouça a voz estranha. Esteja sensível a voz do Espírito e tenha discernimento para saber o que é certo e errado. Mas isso só acontecerá se você estiver com a sua mente construída e consolidada na Palavra de Deus.

 

A Palavra de Deus

A forma de trabalharmos e alcançarmos uma mente transformada é através da Palavra de Deus. Não podemos ser mulheres de Deus e vazias do Reino e cheias das coisas do mundo. , daquilo que pode ser construído em nós através do Evangelho, que é a Verdade do Pai e Salvação para todo o que crê. Quem não se alimenta da Palavra de Deus tem uma vida vazia do Reino e cheia do mundo.

Quando nos enchemos da Palavra de Deus, nossa mente vai adquirindo os padrões do Reino, passamos a viver em harmonia com a vontade do Senhor e adquirindo pensamentos favoráveis à Palavra. Na verdade, precisamos nos conscientizar de que ler e meditar na Palavra é uma necessidade vital, assim como fazer as refeições diárias. Só assim podemos alinhar nossos pensamentos com os pensamentos de Deus.

O nosso coração só pode estar guardado em Deus se a nossa mente for cheia da Palavra de Deus. Não há como dissociar um do outro, pois ambos são a mesma coisa. Se queremos uma mente transformada por Deus e para Deus, temos que permitir que os pensamentos de Deus tenham acesso aos nossos pensamentos e o nosso coração esteja aberto para o conhecimento da Sua Palavra.

A ordem bíblica é que levemos os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo. Quem não sabe cumprir essa ordem, vive contaminado e sujo pelo pecado. Encontramos mulheres que dizem quere ser usadas por Deus, mas não conseguem cumprir sua missão na Terra, por causa da desobediência em organizar a mente em Deus.

Reflita sobre o que ocupa a sua mente. Quais são os pensamentos que estão inseridos na sua mente? O que tem determinado suas ações? A partir das suas respostas você sabe o quanto está perto ou longe de Deus, o quanto está cheia ou vazia da Sua Palavra. E se descobrir que está perto de Deus e cheia da Sua Palavra, aproxime-se ainda mais dEle e alimente-se até se fartar. Se perceber que está longe de Deus e vazia da Sua Palavra, o conselho é que faça o caminho de volta, retorne às veredas antigas e comece a ler a Palavra novamente e a meditar no que Deus quer fazer em você.

Um coração longe de Deus e vazio da Palavra é presa fácil para o inimigo, pois está contaminado pela semente da maldade que entrou na mente, e que se não for paralisada, vai crescer, florescer e dar frutos que não são dignos de arrependimento. Não abra mão da espada do Espírito que está a seu dispor. Essa espada é a Palavra de Deus.

Nossas atitudes e palavras revelam a quem estamos associadas. O inimigo trabalha para que não tenhamos prazer em meditar na Palavra porque ele sabe que é através da Palavra que somos transformadas e alcançamos poder de Deus para vencê-lo. Leia o que está escrito em Isaías 55:11. “Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” A Palavra de Deus é poderosa para cumprir todo o propósito, ou seja, ela fará aquilo para que foi enviada.

 

Mente controlada pelo Espírito

Nossa mente deve ser controlada pelo Espírito Santo de Deus e não influenciada pelo diabo. Esse controle é o acesso que precisamos dar a Ele como filhas de Deus, possuindo uma mente aberta, acessível ao Pai. Agora, é fácil? Claro que não! Mas é possível com o investimento de tempo no estudo e meditação da Bíblia.

A união da Palavra de Deus associada à ação do trabalho do Espírito em nós permite-nos ter uma mente transformada por Deus, a mente de Cristo. Se queremos ser mulheres com a mente transformada não podemos, em hipótese alguma, ignorar a ajuda do Espírito, que é fundamental na compreensão da Palavra.

Deus quer nos dar uma mente nova, uma mente transformada que mude a nossa história de vida e também a história da nossa família, nossa casa e das pessoas com as quais convivemos. Uma mente cheia da vida de Deus, vence a suas guerras e conquista novos territórios, porque vive a promessa que diz: “Tu conservarás em paz, aquele cuja mente esta firme em Ti, porque confia em ti.” (Isaías). “Eis que faço novas todas as coisas.” (Apocalipse 21:5).

Hoje Deus diz para nós: Filhas, transformem a mente de vocês e não pensem com uma mente humanista. O nosso êxito está em alcançarmos e temos a mente de Cristo. Com mentes contrárias, o ministério não prospera.

 

 
 

  » Uma mente transformada por Deus
  » Uma mente renovada – 2
  » Dependência Afetiva
  » Mentes brilhantes
  » Os cinco temperamentos
  » Uma mente renovada
  » Uma mente transformada por Deus