Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o Seminário de Honra do ano passado.
 
 
 
 


Publicado: 16.03.2013
Fidelidade e Lealdade, Bases Saudáveis da Honra
Apóstola Marita Terra Nova

“O homem FIEL receberá muitas bênçãos, mas quem enriquecer rapidamente não ficará impune.” (Provérbios 28:20)

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras (...) Não defraudando, antes mostrando toda a boa LEALDADE, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” (Tito 2:7 e 10)

Não há como negar que vivemos em uma geração complexa, e que não compreende ainda o poder da Honra, pois os valores estão deturpados.

No discipulado, vemos que há, da parte de alguns, uma certa confusão de identidade e abusos, tanto de discipuladores na direção de discípulos como de discípulos na direção de discipuladores.

É preciso entender que a honra tem dois lados iguais, tanto para quem honra quanto para quem está sendo honrado. A honra é manifestada através do servir. E o servir é uma conquista manifestada por ações de respeito.

Se o respeito não é conquistado, não há reciprocidade de discípulos nem de discipuladores. E o desrespeito e a desonra têm feito com que muitos discípulos pensem que o discipulador é um empregado à sua disposição. Exploram o líder, achando que ele tem obrigação e disponibilidade para atender às suas solicitações, acima da capacidade do que é normal e bíblico.

Tudo que é feito sem conquista, sem honra e sem respeito, caracteriza doença. No Reino de Deus, servimos por amor, fidelidade e lealdade. Quando somos fiéis e leais nos colocamos à disposição para ajudar um ao outro, discipulador e discípulo, no princípio da Palavra.

Neste Seminário, quando estamos aprendendo sobre Fidelidade e Lealdade, precisamos entender que ser leal é permanecer com o líder, mesmo quando não concordamos. O que nos faz agir assim é o entendimento de que precisamos viver pautados no princípio. E quem vive pelos princípios, é sempre conduzido em orientações extremamente saudáveis.

No mundo em que vivemos, as mudanças para a prática da fidelidade e da lealdade são urgentes. Mas sem os princípios instalados da Honra, essas mudanças nunca acontecerão. Mas a Fidelidade e a Lealdade nos fazem tomar as decisões corretas.

Nosso decreto para 2013 é Maturidade, o decreto do Eterno para um Avivamento legítimo. Essa é uma verdade que está sendo inserida no nosso caráter, e, ao mesmo tempo, um convite ao exercício da Fidelidade e da Lealdade.

A Fidelidade e a Lealdade nos fazem saber a hora certa de dizer SIM e também NÃO. Podemos ser fiéis e leais, mesmo dizendo alguns nãos quando não concordamos.

 

1. Dizer SIM e dizer NÃO

Pela Fidelidade e Lealdade, na Maturidade, dizemos SIM e NÃO sempre que necessários. E o SIM e o NÃO são assimilados como sinal de aprendizado e não de desrespeito, desonra, deslealdade ou mesmo infidelidade. Se a palavra NÃO for colocada no seu vocabulário corretamente, você crescerá de forma veloz. Só que o NÃO na sua boca, jamais deve ser resultado de uma alma amarga ou de uma vingança.

A Igreja de Cristo precisa compreender que os NÃOS são tão divinos quanto os SINS. É melhor dizer NÃO, com respeito, do que dizer SIM, mas, na atitude, protestar, expressando um NÃO em ação. Opte sempre por pessoas verdadeiras e fuja das que são desrespeitosas.

2. A Maturidade é resultado da Lealdade que manifesta Honra

Um relacionamento não sobrevive sem confiança! Muitos, desacreditados de tudo e de todos, vivem desconfiados e não galgam o caminho que Deus tem para eles. É por isso que a Fidelidade tem que ser conceituada em nós , para não nos confundirmos no propósito nem errarmos o foco.

 

Aquele que conserva suas características originais, que é testado mesmo em tempo difíceis, não muda de conceito nem altera seu comportamento, é fidelis. Ser fiel e leal significa ter o atributo ou a qualidade de quem decidiu viver pela fidelidade e pela lealdade, para não se contaminar no princípio por desejos obscuros. O fiel e o leal é aquele que sempre está disposto a levantar a bandeira da Fidelidade e da Lealdade, mesmo quando não foi correspondido na expectativa.

3. Lealdade e Honra geram confiança plena

Confiança é a base segura para o relacionamento. Não podemos caminhar com quem não confiamos. Quem caminha com o infiel e o desleal compromete a Fidelidade e a Lealdade, e entra a desonra, logo o caminho da prosperidade será removido.

 

Confiança e Fidelidade são gêmeas, caminham de mãos dadas. Fidelidade implica confiança e vice-versa. Não se contaminam, é como se fossem a bússola de um navio, onde o timoneiro e a direção estão em plena concordância para chegarem a destinos seguros.

A confiança tem a proposta de nos levar a destino seguro. Imagine a bússola sinalizando algo e o timoneiro tomando outra direção. Em quem confiar?

Afirmamos que essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre os dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Mas tem que andar em consonância.

 

Confiança com Fidelidade são resultantes de fé. Caminham juntas para um êxito pleno.

 

Ampliando o conceito de Lealdade e Fidelidade para entender a Honra

Lealdade e Fidelidade são correlatas. Não são linguagem declarativa, são linguagem de execução.

Fidelidade:  qualidade de quem é fiel.

Lealdade: constância e firmeza nos sentimentos, perseverança. Observância rigorosa da verdade; exatidão.

Através da Lealdade entendemos que, mesmo sem entender, devemos fazer nosso papel para não permitir que desconfiança nem lisura entrem no caráter.

Temos ensinado que Lealdade é a bandeira da seriedade hasteada quando todos esperam uma atitude de desprezo. Lealdade é caminhar com a viva convicção de que somos uma equipe que não permite desconfiança. É o sinal vivo de que é possível que, no meio da traição, exista alguém disposto a pagar preço pelo sonho implementado. É a ferramenta da Honra, que permite ao leal não se vender nem negociar seus sonhos mesmo que as zombarias cheguem ao arraial. 

Lealdade é ter a segurança de que o outro que anda conosco não é um zelote na esquina do acaso. Lealdade é um sentimento muito mais enxertado no caráter do que no coração.

Quando temos Lealdade, a Fidelidade é visível, e o Princípio da Honra se torna palpável. Não honramos quando concordamos, mas quando o princípio fala mais alto que o coração; isso é Lealdade. É possível alguém ser fiel ao outro e infiel a si mesmo, mas não tem como alguém ser leal consigo e desleal com os outros.

A Lealdade é um princípio tão vivo, que mesmo que queiramos morrer no destino da Fidelidade, a Lealdade nos ressuscita. Lealdade é uma chamada de princípio tão nobre, que os que experimentam dessa verdade nunca serão visitados pela crise!

Fidelidade e Lealdade são princípios tão singulares, que quem conseguir absorvê-los terá paz consigo mesmo, e os outros que convivem conosco nunca serão ameaças.

 

A Lealdade é tão estabelecida na verdade, que mesmo que uma visitação estranha queira plantar uma semente estranha na nossa mente, a Lealdade será capaz de vencer todos os pensamentos contrários a uma aliança de Honra. Onde há Lealdade, a crise é inexistente. Um relacionamento sem Lealdade vive em crise e experimenta desconfiança em todas as atitudes.

Uma geração nova que restaura esses conceitos viverá mais, pois a Honra tem o poder de nos fazer longevos. A Lealdade nos dá a base para tudo isso e a Fidelidade é a parte da confiança gestada na aliança, para não sermos atropelados nos nossos caminhos. Sabemos que tudo funciona e se nove por princípios e traz para nós uma segurança que nos dá direito a levarmos para a vida eterna.

Quando entendemos o princípio da Lealdade, a Fidelidade é consolidada e a Honra passa a ser parte do caráter e tudo quanto fizermos será um sucesso. Eu creio que você é esse líder que decidiu caminhar na Fidelidade e Lealdade.