Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o Seminário de Honra do ano passado.
 
 
 
 


Publicado: 16.03.2013
Lealdade, um princípio bíblico
Apóstola Dejanira Vieira

“Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” (Tito 2:10)

Temos que ser ornamentos de Deus, testemunhas de Deus e não podemos defraudar o princípio da Palavra, mas mostrar toda a boa lealdade.

Deus está aperfeiçoando o nosso caráter. Vivemos num mundo de muitas crises: crises de valores, falhas no comportamento, falta de bom testemunho, crises familiares, ministeriais e tudo isso tem refletido na Igreja. E nós sabemos que a Igreja que Cristo vem buscar é santa, sem ruga, sem mácula. Precisamos estar atentos.

Uma das definições de lealdade é “rigorosa observância da justiça e da moral”. É uma observância rigorosa! A lealdade tem a ver com a honra e o caráter. E uma das coisas que precisamos vigiar 24 horas por dia é com relação ao nosso caráter.

Como exemplo de lealdade, vamos usar a vida de José. José é um exemplo de um ornamento de Deus, de lealdade. Eu falo que quando chegar ao Céu, quero conhecer algumas pessoas, e uma delas é José. Quero perguntar como ele aguentou tudo aquilo.

José tinha apenas 17 anos, apascentava o rebanho do pai, andava com seus irmãos, e ele sempre estava atento ao seu pai. O pai sempre pedia para ele ver como estavam seus irmãos, e José trazia o relatório para o pai. Nem sempre o relatório era bom, e os irmãos não gostavam.

Um dia, Jacó deu uma túnica diferente a José, uma túnica talar de mangas compridas. O povo que trabalhava no campo, com o rebanho, tinha um tipo de túnica diferente. A de José era diferente, colorida, de linho finíssimo. Isso revelava que José era uma pessoa diferente no reino espiritual.

Os irmãos olharam e não gostaram. José, desde cedo, começou a receber Palavra de Deus sobre o seu futuro. Os irmãos também não gostavam disso. Certa vez, quando José foi ver os irmãos, eles começaram a conspirar contra ele. Movidos por ciúme e inveja, eles queriam matar José e o jogaram numa cisterna.

Os irmãos de José eram desleais. José foi vendido, levado para o Egito, e foi comprado por Potifar. Com tudo que José passou, a Bíblia diz que o Senhor era com José, que em tudo era próspero.

Você acha que alguém na prisão, na masmorra, poderia ser próspero? A Bíblia diz que sim, pois a unção já estava sobre ele.

Níveis de lealdade na vida de José

1. Lealdade com Deus

Ele poderia questionar e deixar o Senhor quando seus irmãos o venderam. Mesmo como escravo, mesmo na masmorra no Egito, José permaneceu leal com Deus. Hoje, com tantos escândalos e maus testemunhos, vemos situações onde muitos saem da Igreja por qualquer motivo. Vemos Pastores que se chateiam por alguma situação e saem da cobertura.

Jesus foi leal a Deus em todos os momentos. Mesmo nos momentos mais difíceis, ele permaneceu leal. Jesus nunca teve vergonha de testemunhar do Pai. Ele não Se omitia. E muitos hoje têm até vergonha de dizer que é crente.

Qual o seu nível de lealdade com Deus? Não se deixe influenciar com propostas que não honram o Nome de Deus. Temos que ser leais ao Senhor, à Cruz. Jesus foi tão leal a Deus, que morreu por nós.

Não vemos José murmurando, mas sendo leal a Deus. E a Bíblia diz que o Senhor era com ele (Gn 39:21). Deus contemplava o coração de José e era benigno com ele.

Não decepcione o Senhor. Seja fiel e leal ao Senhor.

 

2. Lealdade às autoridades

José era leal às autoridades que Deus colocou sobre sua vida. José era leal a Potifar. O nível de lealdade rigorosa na vida de José o levou a ser leal à casa de Potifar. Ele, a despeito de todas as coisas, era leal a Potifar.

Certo dia, uma cilada é montada contra José. E a mulher de Potifar tenta seduzir José, e ele mesmo assim permanece leal e foge daquela situação. Ele optou pela lealdade.

A esposa de Potifar inventou uma mentira para o marido e ele foi para a prisão, injustamente. A Bíblia diz que dos 17 aos 30, quando ele chegou ao topo, ele se deixou ser tratado por Deus. Na prisão, imagino que ele poderia ter murmurado, falado mal de Potifar, mas ele permaneceu fiel e leal a Deus e ao seu líder.

Chegará um momento em que Deus o colocará à prova com relação à honra e à lealdade. José, mesmo no momento da prova, se manteve leal e fiel. O reino espiritual aguardava a reação de José. E ele foi aprovado por causa da lealdade. Até que nível de prova você aguenta o seu tratamento?

Mirian foi rebelde, criticou a liderança. Arão foi pior que Mirian, ele foi desleal. Ele não defendeu Moisés. Ele não era apenas liderado, era irmão de sangue, e não defendeu Moisés.

A lealdade tem que ser ensinada à criança. Não espere ela crescer para ensinar isso. Observe o relacionamento entre seus filhos, não deixe eles serem desleais um com o outro. Se seu filho não é leal ao irmão de sangue, ele não será com ninguém.

A nossa casa é a nossa escola. Ele não vai aprender a ser leal na escola secular, é na sua casa. Como anda a escola da sua casa?

Hoje em dia os líderes querem unção pastoral, apostólica, mas não querem ser leais ao seu líder. Para você ter um ministério bem-sucedido, você precisa da lealdade. Seja leal ao seu líder, ao seu discipulador. Deus colocou a pessoa certa na sua vida para tratar o seu caráter.

Uma pessoa desleal se torna independente, crítica e murmuradora. Nada está bom, nada serve, ninguém faz nada bem. Todo aprendizado tem que vir acompanhado de mudança de comportamento. É impossível aprender algo e permanecer igual, é preciso mostrar a mudança do que aprendeu.

3. Lealdade com a sua família

A lealdade de José com a família nos leva à Cruz. Será que se eu e você estivéssemos no lugar dele, teríamos praticado a lealdade com nossos irmãos? Maior exemplo de lealdade familiar na Bíblia vem de José.

Muitas pessoas se convertem, e acham que porque os pais não são crentes, não devem mais honra aos pais. Não é assim! A sua família não pode ser abandonada por você. Honrar pai e mãe é princípio bíblico, independente de quem sejam seus pais.

Você tem que aprender a honrar sua família. Não importa o que ela é, ela é sua família. Honre! A Bíblia diz que Deus monta estratégias para cumprir seus propósitos. Ainda na prisão, Deus fez com que José fosse levado a Faraó para interpretar um sonho. Vieram os sete anos de fome e, nesse período, a família de José foi para o Egito comprar alimento. Quando José teve a oportunidade de se vingar e deixar seus irmãos passarem fome, ele não fez isso. Ele se deu a conhecer aos seus irmãos e sustentou a casa de seu pai. Que lealdade na família!

Ele sustentou a todos pela lealdade. Se não for pela lealdade e pela honra, não há sustento.

Jacó estava à beira da morte, e a lealdade de José para com a sua família fez reviver o seu espírito. Como você tem cuidado dos seus pais, dos seus irmãos? Onde está o seu testemunho na sua casa?

Hoje vivo essa situação. Estou em Belo Horizonte para cuidar da minha mãe, que tem 89 anos. No momento de tomar essa direção, Deus me lembrou que cuidar de pai e mãe é Corbã, oferta ao Senhor. E, assim como aconteceu com Jacó, minha mãe reviveu, está com outro ânimo. Como filhos, podemos trazer vida para os nossos pais ao viver o princípio da lealdade.

José liberou perdão para a família, cuidou do pai, dos irmãos. Lembre-se que um dia você também vai ficar velho, e quem vai cuidar de você? Veja o tratamento que você tem dado aos seus pais, porque seus filhos estão vendo as suas atitudes, e eles se espelharão nela para cuidar de você na sua velhice.

Na minha casa, vi meus pais cuidarem dos meus avós. Hoje, eu sou a colheita da minha mãe. Eu vi, pelo exemplo, como deveria honrar os mais velhos.

Como você quer mostrar o testemunho pastoral, o testemunho de filho de Deus, se você não cuida da sua família, não cuida dos seus pais idosos? Plante a lealdade, viva a lealdade, pois o maior Evangelho que filho lê é a vida dos pais.

A recompensa de quem pratica a lealdade é a prosperidade. A Bíblia diz que o Senhor era com José e o prosperava em tudo. Quer ser uma pessoa próspera? Viva a lealdade! Deus é um Deus de recompensas e ele sabe prosperar o leal. O pré-requisito para a prosperidade é viver os princípios.

Mesmo quando Jacó morreu, José continuou leal aos seus irmãos. E a melhor parte da bênção quem recebeu foi José, por causa da lealdade, porque Deus não fica devedor de nada. Quando praticamos o princípio da lealdade, a honra chega à nossa vida.