Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o Seminário de Honra do ano passado.
 
 
 
 


Publicado: 17.03.2013
Inteligência Emocional e Fidelidade
Apóstolos Arão e Ester Amazonas

 

Todas as nossas lutas e tribulações provocam em nós eterno peso de glória. Não desista! Tenha paciência e perseverança. Essa é uma lição para aqueles que são aprovados na Fidelidade e na Lealdade.

“Se te fatigas correndo com os que vão a pé, então, como poderás competir com cavalos?” (Jeremias 12:5)

Podemos pensar: meu Deus, como posso desenvolver isso na minha vida? Através de Fidelidade e Lealdade que precisam ser desenvolvidas em nós. cada um de nós precisa desenvolver Fidelidade e Lealdade.

“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.” (Provérbios 3:3,4)

A Bíblia diz que devemos escrever dentro de nós a fidelidade. Não podemos nos distanciar dela. É você quem precisa tomar a atitude sábia de ser fiel. No mundo em que vivemos, tantas quebras de paradigmas na sociedade através da Pós-modernidade nos levam facilmente a nos distanciar da fidelidade, se não estivermos atentos.

Quando voltamos os nossos olhos para a sabedoria, lembramos do rei Salomão que trabalhou a sua alma para obter sabedoria. E foi ele quem disse que a fidelidade deve estar nas tábuas do coração. Isso representa não abrir mão dos princípios de Deus em meio a tudo e a todos.

O Apóstolo Paulo também disse que devemos ser fiéis e leais, desenvolvendo o caráter que é pertinente à cultura cristã. Porque quem nasceu de novo deve ter essa conduta.

Nesta manhã, queremos abordar a vida de Rute, uma mulher que passou por grandes desafios na sua vida, mas aprendeu a lidar com as suas emoções. Uma pessoa que não sabe lidar com suas emoções, é como uma cidade sem proteção, porque não tem domínio próprio.

Falar de inteligência emocional é falar sobre saber se conduzir, deixando-se nas mãos do Espírito Santo para ser tratado e equilibrado nas emoções. Por isso, a Bíblia diz que precisamos de sabedoria.

Existem estratégias inteligentes de movermos as montanhas, resolvermos os problemas e encontrarmos as soluções que precisamos. Tudo é uma questão de estar sob a direção do Espírito Santo e agir com inteligência emocional.

Fidelidade e Lealdade são imprescindíveis para o cristão agir com inteligência emocional e sair da tolice. E a Bíblia nos alerta que as costas do tolo apanham.

Uma pessoa emocionalmente inteligente se controla diante das ofensas. Você precisa retardar as gratificações que a alma requer. Não dê vazão a sua alma, desenvolva na sua vida inteligência emocional e faça crescer na sua vida o Fruto do Espírito.

Deus abençoou a vida de Rute de forma tremenda, tudo porque ela aprendeu a ter esperanças em Deus nos momentos difíceis.

A fidelidade conserva as características originais diante dos testes nos tempos difíceis. E quem se mantém fiel, encontra favor diante de Deus. Ele abre portas que estão fechadas.

Provérbios 23:19 diz que devemos ouvir e ser sábio para dirigir no caminho o nosso coração. Quem tem inteligência emocional não age com insensatez.

 

A vida de Rute

Noemi era uma mulher agradável, que sabia se relacionar, mas que passou por uma tragédia muito grande, ao perder o marido e os dois filhos. Isso fez com que ela decidisse sair da cidade que trouxe tantas dores para ela. E ao sair da cidade, as noras a acompanharam, mas após a insistência dela em que as noras ficassem, Orfa voltou para o seu povo e Rute decidiu acompanhar a sogra.

Rute era uma mulher fiel e leal. E no momento em que precisou declarar lealdade, ela o fez com palavras e atitudes. Ela possuía o caráter da fidelidade e lealdade, entendendo que Deus a estava fazendo passar por uma prova, mas que venceria.

Ao contrário de muitas pessoas, Rute não ficou murmurando com a sogra, ela teve uma atitude de maturidade.

Para desenvolver a lealdade, precisamos de uma experiência genuína com o Deus de Israel.

Sem uma experiência, a alma continua no estado de abandono que o pecado nos deixa em relação a Deus. O pecado nos afasta e nos deixa sem conexão com a paternidade divina. A alma fica fragmentada sem Deus. Por isso, a salvação que promove relação com Deus através de Jesus que nos redime do pecado e nos leva a ter paternidade novamente nos tira do território do abandono.

O ser humano abandonado administra muitas dores, é vingativo e estabelece situações em sua vida de muitas dores, visto que uma dor gera outra dor. O abandono faz isso.

Olhando para a vida de Noemi e Rute, elas viviam o abandono da viuvez. E esse abandono, essa dor tão intensa, precisa ser entendida e tratada. Mas elas também eram mulheres inteligentes emocionalmente. Apesar dos sentimentos que permeavam a alma das duas, as emoções estarem abaladas, elas permaneciam confiantes em Deus.

Uma pessoa sem inteligência emocional não consegue alcançar a misericórdia de Deus na sua vida.

As nossas emoções devem ser mudadas a partir dos pensamentos. Só que quando estamos carregados de emoções tóxicas como medo, abandono, luto, pobreza, etc, estamos adoecidos, mesmo quando não temos noção do que está acontecendo.

Precisamos do princípio de Noemi e Rute. Elas, diante do abandono, correram para Jerusalém, não permaneceram no território da dor, mas correram para Jerusalém. Apesar de ser uma questão geográfica, isso também fala da nossa vida espiritual e emocional.

Se não nos conectarmos com Jerusalém e com Deus, não vencemos. É importante saber que precisamos retornar. Os retornos, algumas vezes, são muito dolorosos, mas extremamente necessários.

Para sermos fiéis e leais, precisamos aprender a enfrentar as nossas dores e fazer os retornos necessários para isso. Porque Deus nos alcançou com a Sua lealdade, é possível enfrentar esse caminho de dor para remover todo nível de sentimento que possa nos fazer ter conduta fora da fidelidade e lealdade.

Rute e Noemi, apesar da vergonha, do medo, do luto, voltaram para Jerusalém, o território da segurança. É muito importante tratar o problema enfrentando de frente. Quando elas voltaram para Jerusalém, representava ir atrás de uma nova esperança.

Diante da dor, você precisa se voltar para Deus. Caso contrário, a sua alma fará o caminho de levá-lo ao inferno. Vá à Igreja, sente-se aos pés do Espírito Santo, leia a Bíblia, para não se tornar comida do diabo, porque as deficiências emocionais nos ligarão a sexo impuro, às drogas, à violência, ao mau-caratismo, pois os problemas fragmentam a alma.

Voltar para Jerusalém é voltar para Deus, independente do sentimento, das dores. Rute e Noemi enquanto caminhavam, Deus as acompanhava e já havia preparado Boaz. O caminhar de Noemi e Rute era o sangrar da dor, da derrota, de todos os sentimentos... Não transicione a sua dor para a murmuração, mas para a fala da limpeza.

Existem dores que são menos doloridas do que outras. Mas a dor de Noemi e Rute era uma dor muito intensa. E elas fizeram a rota da pureza; caminhavam, conversavam e iam se limpando.

Se a pessoa não tem inteligência emocional, em vez de caminhar e fazer a sangria para voltar para Jerusalém e para Deus, ela busca prazer e satisfação em coisas que não são fiéis e leais. E no lugar de sair da terra de Moabe e ir para Jerusalém, a pessoa se afunda mais e mais, e as emoções destroem a sua vida.

Trabalhe as toxidades da sua alma. Corra para Deus e encontre Boaz. Rute não foi para a prostituição. Ela tinha direito de, mesmo na sua terra, casar de novo. Mas ela decidiu ir para Jerusalém, acompanhou a sogra, trabalhou e se casou com Boaz.

Meu conselho para você é: Volte para Jerusalém! Volte para o Altar! Mesmo que você tenha mágoa no coração, volte para Jerusalém e para o Altar! Aqui é o lugar da cura, da transformação, da restauração e da restituição. A única solução para curar a nossa natureza é o Altar de Jerusalém, a Casa de Deus.