Uma mente extraordinária, uma mente brilhante




Apóstolo Renê Terra Nova

“E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.” (Lucas 2:47)

Faremos um decreto que nos abençoará e ajudará a entender relacionamento. E esse texto é chave para falar de uma mente extraordinária e uma mente brilhante. Ao falar de qualquer indivíduo, podemos cometer erros, porque somos seres que respondemos segundo o nosso humor.

A maioria de nós, pegando qualquer personagem bíblico, identificamos momentos extraordinários e momentos muitos ruins. Da mesma forma, somos qualquer um de nós. Debaixo de um mau humor, podemos reagir de forma inesperada. De igual modo, há momentos em que não nos reconhecemos, porque diante de uma situação catastrófica, reagimos de forma pacífica.

Há pessoas que são abusadas emocionalmente e passam a abusar de outras pessoas em determinados momentos que lhes favorecem. Elas não têm um bom gerenciamento de alma.

Nós precisamos ser aprovados nas questões sociais, independente dos ambientes que estamos, sejam eles nazitas ou ambientes agradáveis.

Quando estamos em ambientes com pressões psicológicas, necessitamos da inteligência emocional para criar caminhos de forma que nossa inteligência seja ativada. E diante de ambientes de tortura, tiramos lucro do aparente prejuízo.

Na história bíblica, vemos alguns homens que venceram leões: Daniel – pela santidade; Davi – pela coragem; Sansão – pela força. E nós precisamos vencer os leões da vida sem permitir que roubem a nossa paz. E diante de lugares aprazíveis ou não, teremos equilíbrio e seremos referenciais para mostrar a outros que os lugares difíceis são para nos treinar e fazer de nós homens melhores e mais preparados.

Nós só vamos ser líderes com inteligência emocional habilitada se vencermos as geografias difíceis onde estamos vivendo. Nossa inteligência emocional é treinada nesses lugares.

Áreas que os homens precisam treinar a inteligência emocional

Família. Há mulheres que são insuportáveis, os filhos são difíceis e os maridos não estão dispostos a mudar essa realidade porque não possuem inteligência emocional.

Casas inteiras decepcionadas e muitos familiares morrendo por causa de decepção. Porque decepção mata pessoas. E vemos que muitas famílias se tornaram um campo de batalha diária.

Você pode ser muito bem casado, mas se não vigiar, os filhos podem destruir o casamento. Isso é tão verdade que Malaquias 4:6 diz que Deus vai converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, justamente porque as casas viraram um campo de batalha.

Trabalho. O trabalho para muitos é um campo de competição. É muito cinismo entre os colegas querendo ludibriar uns aos outros. O desnível é grande e entre si um se vira contra o outro tornando o ambiente de trabalho um lugar minado. É terrível como um passa a perna do outro e entrega o colega ao chefe.

Interior. Eu comigo mesmo já tenho conflito demais para absorver o problema do outro. Paulo disse que há uma luta interior terrível para que não vivamos em corrupção.

Pessoas são feridas na sua inteligência emocional, na guerra interior. E como disse Paulo, o mal que não queremos fazer, fazemos, e o bem que queremos não fazemos. Mas o importante é não desistir e chegar no final para poder declarar como ele: “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão”.

A guerra interior faz de nós um líder debilitado ou fortalecido. Qual a sua reação na hora em que a corrupção visita a sua vida? O homem precisa reconhecer a natureza do primeiro Adão que ainda insiste em permanecer, e absorver a natureza do Último Adão que possui uma semente incorruptível.

A tortura involuntária e a tortura da semente que adquirimos ao longo da vida precisam sair da nossa vida, mediante situações externas, imagens que nos prenderam em determinados momentos.

Lute pela sua libertação e não aceite ser desajustado emocionalmente. Não se alimente de mediocridade, alimente-se de inteligência. Vença os desenfreios emocionais. Cuidado com os seus olhos, eles não foram criados por Deus para ver o que não é lícito.

Mergulhe na presença de Deus que nos dá paz, guarda o nosso coração, a nossa alma em Cristo Jesus e mantenha a sua vida saudável. Faça um pacto com Deus de, em um período de dois anos, não ver nenhuma imagem negativa na sua vida, e depois veja o resultado.

Decida ser um homem saudável no espírito e na alma. Seja inteligente emocionalmente e adquira um outro respaldo e respeito. Saiba o que você precisa, como um homem consagrado a Deus, para ter uma alma livre em Deus e sem os terrores que o mundo impõe.

Homens consagrados em um nível que não permitem contaminar a alma conquistam uma geração porque se movem no sobrenatural, a partir da transformação vivida. Endemoninhados não libertam endemoninhados. Pessoas debaixo do terror não conseguem remover o medo de outros.

A sua santidade do púlpito não impressiona, porque você é quem você é quando está sozinho e não acompanhado. Você não pode ser como qualquer ímpio. Você é regenerado e tem a obrigação de guardar a sua alma.

A Bíblia diz sobre o homem que não guardou a sua alma que ele era louco. A nossa alma é de Deus ou não é. Homens de Deus sabem exatamente quem são.

Cuidado com a imoralidade

Nossa oração deve ser para que o manto de prostituição seja removido do Brasil, para que nossa Nação seja transformada pelo poder de Deus que em nós opera. Mas, para isso, você precisa saber quem é você.

Quem é você e quem é o seu líder? O resultado do conteúdo da nossa alma é o que damos às pessoas. Naquilo que nos alimentamos e somos motivados, mostramos quem somos. E muitos têm se mostrado um bando de homens vazios. Lamentável!

Muitos lares têm sido visitados pela imoralidade mesmo sendo de casais cristãos. Queridos, o diabo faz requerimentos. Ele vai homologando tudo para, na hora certa, cobrar. O diabo dá todas as facilidades para um dia expor a família e fazê-la virar uma vergonha coletiva.

Casais inteligentes não se entregam à imoralidade, optam pela santidade e por manter a família no Altar, recebendo as bênçãos do Trono. O problema é que alguns sequer conhecem o lugar do Trono.

Aprenda a lidar com a inteligência emocional

As pessoas, quando não conseguem lidar com a inteligência emocional, ficam presas e amarradas a uma imagem, sentimento e palavra. Seja liberto de tudo que quer prender e amarrar você.

Moisés, o libertador do povo de Israel, teve que vencer uma imagem, um sentimento e uma palavra para ser quem ele se tornou. Ele entendeu que Deus é pagador de vidas.

Como Deus fez com Moisés, porque ele se permitiu, Ele quer fazer com você. Deus é pagador de dívidas.