Noé, um líder com Inteligência Emocional




Apóstolo Gilvan Santos

Inteligência Emocional está relacionada a habilidades de motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações, controlando impulsos; motivar pessoas, ajudando-as a liberar seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivo de interesses comuns.

É a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. As pessoas devem saber lidar com as inseguranças. Essa competência permite desenvolver um ambiente harmonioso.

É a arte ou habilidade de lidar com as emoções pessoais em situações adversas.

Estamos em um ajuntamento de homens de Deus. Todos esses conceitos são comuns, conceitos da Psicologia, que eu pesquisei na internet. Mas não estamos numa reunião de homens comuns.

Estamos lidando com sacerdotes. Você é um sacerdote, sacerdote da sua casa e do seu ministério. Como, então, associar a inteligência emocional com o sacerdócio?

Comecei a passear na Bíblia para encontrar um líder, um sacerdote, para usar como exemplo de vida incomum e encontrei Noé, um homem que não era comum.

“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” (Gênesis 6:5-14)

A Terra estava cheia de maldade e Noé sabia que o Senhor havia se arrependido de ter feito o homem. Deus, então, entregou a Noé um projeto grandioso. A vida de Noé acabou dividindo a história em antes e depois. Vejo que hoje somos mais descendentes de Noé que de Adão.

A construção da arca não foi tão simples assim. Noé construiu a arca durante uns 100 anos. Imagine as indagações do coração de Noé. Nunca havia chovido na Terra, e Noé estava ali construindo uma grande arca, e as pessoas indagando, perguntando para que aquilo.

Imagine a crise familiar que Noé viveu durante esses tempos com a esposa e os filhos. Mas Noé soube calar, falar na hora certa, cuidar das emoções da família, tratar as crises dos filhos.

Noé não era capinteiro, nem marceneiro, nem veterinário, mas recebeu de Deus um comando. Deus viu em Noé duas qualidades: justiça e retidão. Ele era justo, era uma pessoa que procedia com justiça. Era também reto, seguia o caminho da honra sem desvios. Noé não sabia construir arca, mas sabia ouvir a Deus. Noé era um sacerdote que, naquele tempo, já vivia a Inteligência Emocional

Para líder incomum, Deus entrega projetos. Veja alguns comandos que o Senhor entregou para que Noé cumprisse seu projeto.

1. Fechar as brechas por dentro e por fora

Deus disse a Noé qual madeira ele deveria usar e como ele deveria fazer: betumar por dentro e por fora, ou seja, ele deveria fechar as brechas

Fechar as brechas por dentro significa cuidar dos sentimentos pessoais, resolver as crises internas. Deus tem projetos e projetos para sua vida, mas se você não fechar as brechas, não adianta nada. Não adiantaria Noé ter feito uma arca linda e não ter betumado por dentro e por fora.

No Amazonas, é comum ver um caboclo na canoa numa extremidade remando e outro na outra ponta com uma lata tirando a água na canoa. Não seria mais fácil colocar a canoa para fora da água e revesti-la por dentro e por fora? Deus não quer que Seus filhos deem um jeitinho nos projetos, Ele quer que as brechas estejam fechadas.

Não adiantaria ter um projeto bonito, uma arca construída na medida certa e não ter as brechas fechadas.

É preciso estar limpo diante de Deus e fechar as brechas por fora também. Fechar as brechas por fora é ter um bom relacionamento com todos ao redor porque por dentro já está tudo organizado.

2. Receber as medidas

Receber as medidas é realizar nem mais nem menos de tudo que Deus mandou. Deus deu medidas a Noé. Noé fez tudo o que o Senhor mandou. É o que cabe a nós: fazer o que o Senhor mandou, nem mais nem menos.

3. Entrar na Aliança do Senhor

Você tem uma identidade: você é profeta, sacerdote do Deus Altíssimo, você é homem de Deus. Você é um líder incomum, que dividirá o antes e o depois porque tem uma aliança com o Senhor.

4. Esperar no Senhor

Essa é uma habilidade de quem tem Inteligência Emocional. Esse ponto parece, mas não é simples, principalmente para líderes. Nesses cinco meses que estou liderando a Setorial MIR Zona Leste, eu estive muito ansioso, querendo fazer tudo ao mesmo tempo, mas Deus me disse para esperar nEle.

Foi o Senhor quem fechou a porta da arca por fora, quando todos já estavam dentro. E foi também o Senhor quem abriu a arca no momento certo de sair. É o Senhor quem diz a hora de entrar e a hora de sair.

“Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3:7,8)