Livrando a ovelha dos ataques

Apóstolo Renê Terra Nova

O Pastor que ama o rebanho dá a vida pelas ovelhas, assim como Jesus. Pastor que não corre risco pelas ovelhas não tem direito a lã e ao leite delas.

Como Pastor, se você não corre risco pelas suas ovelhas, seu ministério é devedor. Se você, como Pastor, não tem uma experiência de livramento na sua direção, você não é Pastor.

Nossas ovelhas entram em situações complicadas e cabe ao Pastor ir ao encontro delas e livrá-las, ensinando-as a vencerem e se tornarem ovelhas fortes.

No rebanho, o que não falta são os agitadores da paz da ovelha, os perturbadores que entram no aprisco. E Tzon precisa de um Pastor guerreiro, amigo, líder e com entendimento de ovelha; não é um Pastor qualquer.

Ovelha erra, cai em precipício, se fere, e a função do Pastor é ir ao seu encontro para tirá-la do precipício, curar suas feridas e ensiná-la a vencer os perigos.

As guerras vêm para que a ovelha saia do foco, seja contaminada e se perca do aprisco, afastando-se cada vez mais do seu Pastor. E se o Pastor não está por perto, ela fica cada vez mais fraca.

O que vemos, em algumas situações, é que muitos Pastores, na função de discipuladores, têm ferido muito mais a ovelha do que curado. E o que acontece é que a ovelha vai ficando fragilizada.

Precisamos entender que as guerras que as ovelhas travam são guerras que não podem ser menosprezadas pelos Pastores. Isso porque quando a ovelha passa pelos ataques, ela não pode ser ainda mais prejudicada, senão ela não aguenta.

Pastor e ovelha precisam andar juntos, aliados. Pastor ajudando ovelha, e ovelha ajudando Pastor.

Problemas familiares

Muitas ovelhas enfrentam guerras absurdas na família. E, às vezes, elas deixam de ir para a Igreja de tanta vergonha pelo que está acontecendo dentro da sua casa, com o cônjuge, os filhos, etc. É função do Pastor, ajudar a ovelha a vencer os problemas familiares.

Problemas financeiros

Quantas vezes a ovelha fica em casa, desejosa de ir à Igreja, mas a falta de finanças a impede. O Pastor precisa saber o porquê da ovelha não mais comparecer aos Cultos e reuniões. Se é por finanças, ajude-a.

Problemas com a era digital

Ovelhas cibernéticas que passam o Culto todo no celular, e não vivem mais o princípio que diz que devemos guardar os nossos pés quando entrarmos na Casa do Senhor.

 

Problemas com desculpas

Desculpas mentirosas que não enganam ninguém, nem a Deus, nem o Pastor, nem você mesmo. Ovelha que cria problemas com desculpas vai colher as consequências de acordo com as escolhas que está fazendo.

Deixar de vir ao Culto para estudar para uma prova é uma desculpa que não cabe. Com 24 horas do dia para estudar, será que as duas horas do Culto vão fazer diferença na hora da prova? Com certeza, não! Mas fará diferença na sua vida.

Ciladas

Ovelhas que estão preparadas para vir ao Culto e são impedidas de vir à Igreja por causa de uma cilada. Essa cilada é uma forma de tirar a ovelha do lugar certo para paralisar a sua chamada. Cuidado com o que rouba a sua presença da Presença de Deus. 

Os demônios são roubadores da glória de Deus. Eles vêm para distrair a Igreja. Trazem ciladas para nos destruir e nos tirar do foco de Deus. Mas quando a ovelha tem Pastor, o Pastor a livra das ciladas do inimigo.

Sabendo que, nas guerras legítimas, sempre teremos vitória.

Outros ataques

Mau testemunho. O mau testemunho enfraquece a mente da ovelha. É difícil a ovelha ficar de pé diante do mau testemunho do Pastor. 

Carnalidade. Ovelhas não suportam carnalidade na sua direção. A carnalidade enfraquece o relacionamento dela com o Pastor.

Ofensa. Ofensa mata a ovelha de forma que ela pode nunca mais se reestruturar com o mesmo Pastor, porque ovelha não foi criada para ser ofendida. Uma ofensa pode fazer com que a ovelha perca a sua produtividade.

Juízo. Ovelhas não gostam de ser julgadas. Quando erroneamente ela é julgada, ela morre espiritualmente e emocionalmente, e o próximo passo é a morte física.

Condenação. O espírito de condenação é punitivo. Quantas vezes a ovelha já adotou um estilo de vida de santidade e, mesmo assim, a condenação pelo erro ainda é tão viva, quando Jesus já perdoou e Deus lançou o pecado no mar do esquecimento.

A visão, a audição e a mente das ovelhas precisam ser ungidas para vencerem todos os ataques e guerras que surgirem na sua direção. Se houver um Pastor para caminhar com a ovelha, ela se torna uma ovelha muito forte, que não foge do aprisco, porque é uma ovelha saudável.

A ovelha só é forte se o Pastor estiver com ela.