O cuidado com o rebanho

Apóstolo Renê Terra Nova

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta o meu rebanho.” (João 21:15-17)

O diálogo de Jesus com Pedro foi para reconhecer a chamada pessoal do pescador que tinha raciocínio lento e leve, mas que era ousado em muitos momentos. E Jesus, mesmo sendo o homem mais importante do Planeta, reservou uma parte do seu tempo para dar oportunidade a ele, porque Jesus dá oportunidade a todos.

Jesus restabeleceu o ministério pastoral de Pedro, dando a ele níveis de restituição como:

- Apascentar cordeiro;
- Apascentar ovelha;
- Apascentar rebanho.

Jesus mostrou a Pedro que os três níveis de restituição eram necessários, porque quem tem apenas cordeiro, não reproduz. Quem tem apenas ovelha, não reproduz. Quem tem cordeiro e ovelha, reproduz rebanho.

Lembrando que ali Jesus estava conversando com Pedro na frente de Tomé, Natanael e mais dois discípulos. Eles eram todos Apóstolos, e Jesus mostrou que para ser Apóstolo e ser líder, precisa ter coração de Pastor, senão não conseguirá multiplicar rebanho.

Os Apóstolos não podem se perder na chamada linda que receberam. Não podem deixar os códigos de honra de lado. Mas, infelizmente, temos visto que essa tem sido a postura de muitos que abandonam a função pastoral e esquecem que sua natureza precípua é de ovelha. O resultado é a frustração dele e, principalmente, do rebanho.

O Pastor dos Pastores, Jesus

O ensinamento de Jesus foi que mesmo Ele sendo quem era, não esquecia de que era necessário ser Pastor e Ovelha.

Jesus foi um Grande Líder, o Maior Líder que a humanidade já teve, o Maior Líder que a humanidade terá. É inquestionável a liderança de Jesus, mas é também inquestionável a Sua natureza de Ovelha Aprovada em tudo e em todas as coisas.

Jesus foi identificado como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Naquele momento, foi sinalizado o que Deus fez no Éden, quando cobriu Adão e Eva com a pele de um cordeiro. Jesus cobriria, através da Sua morte, toda a humanidade.

O povo hebreu viveu o mesmo sinal, a mesma experiência, representando libertação, quando se reuniram na Páscoa, para comer o cordeiro.

Somos lavados do nosso pecado e livres das nossas mazelas pelo Cordeiro de Deus, Jesus. Através dEle, não precisamos mais de sangue de animais para sacrifício, como foi na Antiguidade.

Jesus sinalizou no mundo espiritual que somos ovelhas, porque Ele é um Cordeiro. E, ao ir para a Cruz, Jesus não foi como leão, águia, mas como Cordeiro, como uma Ovelha muda que não abriu a Sua boca.

O Senhor sabia que morreria, mas antes passaria por açoites e humilhações, mas no final, após cumprir tudo, ao terceiro dia, ressuscitaria. E assim foi. No terceiro dia, Jesus ressuscitou para nos dar a vida e nos fazer ressuscitar com Ele.

Romanos 6:1-4 foi cumprido no ato redentivo de Jesus. Por causa dEle, podemos andar em novidade de vida.

Para mim, sempre os atos que nos levam a grande conquistas têm um histórico de dor e de muitas lutas. Quando Jesus foi para a Cruz, para nos dar vida. Ali, após enfrentar todas as dores e lutas, Ele nos deu vida, prosperidade, e levou Consigo a miséria, a pobreza e a ruína.

No século 21, ser pobre e andar doente é uma opção. Jesus nos deu vida e tem para nós riqueza, e essa riqueza não está ligada apenas ao dinheiro, mas à inteligência que nos leva a conquistar todas as coisas.

Quando somos inteligentes, não nos envenenamos e não aceitamos uma condição de miséria como se fosse absoluta em nossa vida. E isso em todas as áreas.

Quando nós nos alimentamos da comida do Cordeiro, em todas as áreas, ganhamos saúde. Só seremos o que queremos ser se vivermos cuidando do tesouro que Deus nos deu.

O Reino de Deus é um Reino que muda a história de todos aqueles que entram nele. E sempre para melhor. Porque o líder não é qualquer líder, é o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas.

Por isso, com Ele, temos que aprender a construir a vida de Deus e crer que podemos todas as coisas, nAquele que nos fortalece. Porque quando entendemos o poder de ter um Pastor sobre nós, vivemos libertos e curados, e mantemos nossa libertação e cura.

Sabemos quem somos nEle, e isso é muito importante, mas não podemos esquecer de que Ele só nos usa por misericórdia e graça. Somos líderes, sim, mas nossa mente precisa ser de ovelha.

Tzon, ovelha

A ovelha ama seu Pastor. Ela ama porque ama. Ovelha entende que quem cuida dela é o Pastor, e quem cuida do Pastor é Deus.

A ovelha saudável se aproxima do Pastor. Ela não causa ameaça. Ela é Tzon e não morde, jamais dá marrada. Ela anda no passo do Pastor e é por isso que o Pastor não deve andar tão à frente da ovelha.

Ovelha não é rebelde, mas questiona, porque ela não aceita comportamentos errados, visto que elas nascem com a sensibilidade espiritual. É da natureza dela estar em lugares tranquilos, então se inquieta quando vê algo anormal.

A presença do Pastor é segurança para o rebanho. A falta do Pastor traz insegurança, intranquilidade e afasta a ovelha do rebanho.

Quando a comida não é boa, a ovelha não come. Ela gosta de ser guiada a pastos verdejantes. Diante de uma comida ruim, ela protesta. Ovelhas não gostam de palavras de autoajuda, elas querem ajuda do Alto.

A boa comida e o bom pasto para as ovelhas levantam um rebanho forte e que gera multiplicação.

O diabo sabe quando o Pastor prega Evangelho e quando ele prega mensagem positiva. A linguagem da fé traz esperança, porque é linguagem do Reino.

Não precisamos, como ovelhas, de mensagens que nos colocam para cima, mas da Palavra de Deus que nos transforma.

Ovelha protesta quando não encontra comida, mas se alegra quando o Pastor trabalha em função dela, fazendo com que se sinta amada.

 

Unção nas ovelhas

A cada sete dias, a ovelha precisa ser ungida. Quando isso não acontece, a ovelha pode ficar cega, surda e louca. Quantas ovelhas que eram Tzon, mas morreram por falta de cuidado do Pastor...

Ouvido. A ovelha tem uma cera doce no ouvido. E quando ela não está ungida, o mosquito entra no ouvido dela e fica um zumbido infernal, que atrapalha Tzon de ouvir a voz do seu Pastor.

Nariz. Existe uma mosca que posa no nariz da ovelha. Quando ela está ungida, fica protegida. Mas se está sem unção, as larvas entram em suas narinas e vão para o cérebro, perturbando a sua mente.

Mente. A ovelha que não é ungida e fica com a mente perturbada, dá marrada no Pastor e se afasta dele.

Como se unge a ovelha

Com óleo, palavras ungidas, dando a ela a oportunidade de ter uma mente renovada e transformada pelo poder do Evangelho que tudo restaura.

Tzon, seja liberta na audição.

Tzon, seja ungida no seu olfato.

Tzon, seja curada na mente.

Somos ovelhas do aprisco do Senhor com audição, olfato e mente ungidos e plenamente conservados.