Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 12.02.2013
O abuso pelas lideranças
Dr. Guilherme Schelb

A nossa vida espiritual é muito mais material do que imaginamos. Quais são as obras da nossa fé? Quando a Palavra nos conclama a viver pela fé, pois somente por ela somos salvos, diz que a fé sem obras é morta. Isso representa descer da condição que você se encontra, seja de autoridade ou não, e viver o seu cotidiano. Em tudo o que fazemos, a nossa vida precisa estar encharcada de Evangelho. Tudo o que fazemos, pensamos, planejamos, devemos estar encharcados do Evangelho.

O grito é uma manifestação da ira que não provém de Deus. Muitos pais e mães já têm um modo de se dirigir ao filho que é através de grito, porque a forma natural de se relacionar com as pessoas que estão abaixo é o grito. E é esse cotidiano que não queremos entregar para Deus. O problema não é o grito, mas a motivação do grito. Se o grito é motivado pelo descontrole emocional, esse grito não vem de Deus. E o que provoca esse grito é o orgulho e a vaidade.

 

Nem tudo que desagrada aos pais é indisciplina. O grito como fruto do descontrole emocional não provem de Deus. Se somente vocês que estão me ouvindo agora conseguirem contem o grito que não provém de Deus na família e no meio das pessoas que estão debaixo da liderança de vocês, o mundo ao seu redor já muda.

 

Não converse com embriagados. Os embriagados não são apenas os que ingerem bebida alcoólica; a embriaguez pode ser também espiritual e emocional.

 

 

Embriaguez psicológica

O grito, a irritação, a impaciência, são sensores de que estamos embriagados. Muitos de nós sofre violência porque não está atento a esse princípio.

 

Pais, quantas vezes o seu filho falou alguma coisa e você, ao ouvir, ficou embriagado de raiva e partiu na direção dele ou de outra pessoa que pode tê-lo ofendido e agiu de forma errada e descompensada. Um pai que ouve que o filho apanhou da professora na escola, fica embriagado de ira, e vai se comportar de forma que não agrada a Deus.

 

Toda a nossa vida precisa ser cheia da vida de Deus. Encharque sua família de atitudes e reações que provem de Deus. Não terceirize a sua fé. Suas reações não podem depender das pessoas, precisam sair de dentro de você. Jesus nos vê, individualmente. Então deixe de responsabilizar outros pelas suas atitudes.

 

Cada um de nós precisa reconhecer as suas fraquezas e não abrir brechas para elas. A carne está sempre pronta para o pecado, por isso a Bíblia diz que a carne milita contra o espírito.

 

A Palavra de Deus fala sobre a medida da fé, isso é proporção e significa que devemos buscar em Deus o entendimento. Se a medida da sua fé não compreende algo, busque entender. A nossa fraqueza é acreditar no que não conhecemos. Quem fala tem que ouvir; esse é o processo da comunhão.

 

Quantos de nós só estamos prontos para falar. Isso é uma reflexão, não é um julgamento. Quando estamos ouvindo um palestrante, por exemplo, estamos comendo só que devemos tirar os espinhos, ou seja, reter apenas o que é bom.

 

Decisões erradas ao lidar com conflitos podem trazer danos espirituais, emocionais e físicos.

 

O preço do abuso é sempre muito caro. Precisamos refletir sobre as nossas atitudes, pois elas vão repercutir por toda a nossa vida.

 

 

Relacionamento íntimo

Nosso cuidado em fugir da aparência do mal deve ser algo que não pode ser esquecido. O mundo é mal. Às vezes, agimos com amor, mas alguém pode estar armando contra nós.

 

O cuidado com o relacionamento íntimo de quem está subordinado a você é algo que deve ser analisado. Qualquer relacionamento íntimo que caracterize assédio sexual é crime. E ele consiste quando alguém se vale de uma posição hierárquica para solicitar favor sexual, mesmo que não tenha o ato.

 

Muitos estão sendo processados quando terminam o relacionamento, alegando que foram assediados. E mais uma vez é necessário estarmos atentos à aparência do mal.

 

Se você tem uma função de superioridade e se interessa por alguém, deixe de ser líder daquela pessoa e, então, comece o relacionamento.

 

Existem vários tipos de abusos, e, infelizmente, é frequente, dentro da Escola e da Igreja, o abuso. Às vezes, é através de toques.

 

 

Assédio moral

Assédio moral pode representar tantas coisas, como, até mesmo, contar piadas, por exemplo. Um exemplo claro de assédio moral pode ser zombar de um defeito do irmão. Às vezes, o irmão até ri dele mesmo, não porque goste, mas para amenizar o sofrimento.

 

Piadas, desmerecimentos, desprezos, podem levar a criança ou mesmo o adulto a se tornar agressivo. Existem coisas da intimidade que precisam ser tratadas na intimidade e não em público. Em público, fazemos elogios, porque o elogio edifica. Na intimidade, corrigimos.

 

Uma conversa que temos com alguém sobre a intimidade de outrem, em razão da minha função, que é como se eu fosse um depositário de um tesouro, não pode ser contada, assim como um tesouro que não é meu, não pode ser gasto. Quando levamos outros a conhecerem o caso, estamos sendo infiéis e pecando. A revelação do sigilo do outro é crime. Isso é muito sério.

 

Conversar sobre o caso de alguém com outras pessoas, somente se elas forem trabalhar no caso. Isso é um treinamento para nós como cristãos. É um processo...

 

Um outro erro é discutir. Não aceite atitudes nas quais o inimigo nos traz para o terreno dele e determina a hora da batalha. Por isso, precisamos identificar na nossa vida quais são as nossas fraquezas, quem são as pessoas que nos derrubam com um golpe para o qual não temos defesas.

 

Não vai adiantar bater boca com as pessoas que não professam a mesma fé que nós e não pensam os mesmos pensamentos. Deus não precisa que cheguemos a ponto de discutir para provar que Ele existe. Ele existe! Simples assim. Precisamos viver em agrado com quem nos desagrada.

 

Talvez o seu ministério não seja tão grandioso assim, mas o importante é você executar o seu serviço a Deus e cumpri-lo de forma a desenvolvê-lo da melhor maneira possível. Cuidando de mil ou cuidando de um, faça conforme as suas forças.

 

Temos todos uma missão diante de Deus. Cumpri-la é o nosso dever. Identifique o seu serviço no Reino e para o Reino, e dê a Deus o seu melhor. Nós estamos neste mundo para servir.

 

Tome muito cuidado com o abuso moral. O que você fala às pessoas, pode, depois, ser usado contra você. Não confie em uma pessoa até que você a conheça. Conheça o caráter da pessoa e só então firme uma aliança. Só podemos firmar relacionamentos quando conhecemos o caráter das pessoas. E sabe quando conhecemos alguém de verdade? Quando temos um conflito com a pessoa e vemos a sua reação. Não é porque alguém é um homem ou uma mulher de Deus que você deve confiar. Não use apenas a direção, use a razão, pois ela também vem de Deus. Pensar, ouvir, discernir, são sentidos dados por Deus a nós cristãos.

 

Nem tudo que desagrada a você como líder ou a pessoa, é pecado, é indisciplina, é rebeldia. Deus está falando conosco que como autoridade não podemos nos colocar acima de dEle. Se Ele quer usar alguém, por que você está se levantando contra?

 

Diante de um conflito no qual você é perseguido, a primeira coisa que você precisa fazer é pedir a Deus que Ele sonde o seu coração, e pergunte a Ele o que você está fazendo de errado. E se não há nada para corrigir, ore pelo que está perseguindo você.

 

No cotidiano, identifique o que é a sua fraqueza. Não viva um personagem, não viva com uma máscara. Haverá um dia que todos chegaremos diante de Deus e vamos dar conta de todas as palavras frívolas que saíram da nossa boca.