Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 10.02.2013
Inteligência Emocional na Liderança
Apóstola Rosângela Matos

 

Deus nos dá a capacidade de agir com equilíbrio emocional para entender e ajudar o outro. Como líderes, somos gestores de avivamento. Caminhamos por uma Visão na qual Deus tem nos dado sonhos e estratégias. E só alcançamos esses sonhos se tivermos a autoconsciência de quem somos.

1. Autoconsciência

A autoconsciência está descrita em Provérbios 4:23, e também quando a Bíblia diz que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Quem não se ama e não se conhece, não sabe lidar com as demandas de queixas que chegam no discipulado.

 

Quando as multidões chegavam diante de Jesus, vinham com muitas deficiências e Ele as curava. Jesus não adoecia com os problemas da multidão. E assim precisamos fazer. E para isso, precisamos conhecer e reconhecer nossos pontos fracos (que precisam ser tratados) e os pontos fortes (que precisam ser ainda mais potencializados).

 

Existe uma frase na Psicologia que diz: “Quanto mais eu me entendo, mais eu entendo você”. Precisamos ter a competência de saber nos avaliar. Hoje há muita confusão na liderança porque as pessoas não sabem quem são nem o que Deus tem para elas. O resultado é a mistura do outro com o líder e do líder com o outro. Isso gera atitudes abusivas

 

2. Autogerenciamento

Quem tem autoconsciência adquire a ferramenta do autogerenciamento, como descrito em Provérbios 25:28.

 

Quem não sabe se autogerenciar, busca escapes e irrompe em muitos colapsos emocionais, por isso usa rotas de fugas como reações abusivas. Outras guardam rancores, sentem-se vítimas, são punitivas, carregam consigo muita ira, etc.

 

3. Consciência social

Saber tratar com o outro dentro dos direitos e deveres. Essa é uma capacidade de quem tem consciência social, que gera empatia, consciência organizacional. A pessoa sabe respeitar a si e ao outro, dentro das normas que existem.

 

É estudado que dentro de uma organização quando existem várias culturas e cada um faz o que quer, o êxito é comprometido. Quem não se enquadra dentro de normas e extrapola comportamentos, está tendo reações abusivas.

 

4. Discipulado

Usar a consciência das nossas próprias emoções para construirmos relacionamentos sólidos que serão úteis para uma visão. Muitos têm adquirido muito conhecimento, mas não sabem se relacionar com o outro.

 

Podemos chamar o discipulado de gestão de relacionamento. Através do relacionamento não podemos gerar transtornos uns nos outros. Os transtornos são um conjunto de sintomas. Transtornos podem ser considerados como tudo aquilo que foge da normalidade, acarretando patologias, como:

 

- Humor inadequado. O mau humor leva as pessoas a terem atitudes abusivas com as outras. Ninguém tem a obrigação de aguentar o seu mau humor.

 

- Transtorno do humor

 

- Ironias

 

- Atitudes agressivas. Atitudes abusivas para punir alguém.

 

- Fazer papel de vítima

 

- Ser irresponsável

 

Situações como essas vão engessando os sonhos e enchendo a pessoa de mazelas, de forma que deixam de crer nas promessas de Deus.

 

Observe o seu caráter e veja quais são os hábitos que você precisa mudar. Você decide se vai passar ou não a vida toda enfermo.

 

A forma como reagimos à outra pessoa vai denunciar se estamos ou não com esses sinais.

 

5. Assédio ou abuso psicológico

Corresponde a qualquer conduta abusiva, como gesto, palavras, comportamento e atitudes que causam danos devido à repetição e o caráter sistemático.

 

Qual o prejuízo de um abuso psicológico na vida de uma pessoa? Pode causar paralisia. Analise a sua vida. O que aconteceu com você? Será que você está paralisado por causa de assédio ou abuso psicológico?

 

- Falar pelas costas;

 

- Rir nas costas de alguém;

 

- Olhar com desprezo;

 

- Censurar o outro em público;

 

- Relatar coisas comprometedoras.

 

Hoje temos visto tantas competições em equipes e conflitos decorrentes da má administração. Nós que temos nossas equipes de 12, precisamos tomar cuidado para manter o respeito entre líder e discípulo e entre os irmãos de equipe.

 

Qual o efeito no plano individual que o abuso causa na pessoa?

Sintomas psicossomáticos, dores emocionais, culpa, desamparo, morte emocional e espiritual, perdendo o prazer de viver, por isso muitos chegam a cometer suicídio.

 

No discipulado, não podemos gerar aproximação por conveniência, mas para o acréscimo do Reino que não terá fim.

 

Uma pessoa que sofre de alterações no seu afeto e no controle dos seus impulsos necessita ser cuidada da forma correta não apenas espiritual, mas ajuda terapêutica.

 

Alguns transtornos vividos por muitos são:

 

- Trapaças, egoísmo, manipulação. Pessoas assim são emocionalmente instáveis.

 

- Narcisismo. Tudo tem que ser do jeito dele; são arrogantes, insensíveis, frios emocionalmente. São líderes que atropelam muito outras pessoas e causam complicação na liderança. Por pensarem que são os melhores, humilham os outros e sentem-se sempre superiores.

 

- Dependência emocional. As pessoas vitimizadas pelo abuso desenvolvem essa necessidade de depender do outro. A pessoa não se preocupa consigo, mas apenas em satisfazer o outro. Não tem voz e não sabe dizer não. Faz tudo para agradar com medo de perder a pessoa e ser abandonada.

 

Aqui é importante não fazer nenhum tipo de confusão com a fé. Muitos fazem compensações entre a dependência afetiva e a Igreja. Confundem tudo e não conseguem administrar, principalmente o tempo em relação à família. O transtorno da dependência afetiva pode fazer com que a pessoa veja a Igreja como abusador. Então, a fé passa a não ter mais crédito e a Igreja não é mais objeto de interesse.

 

Quais são os transtornos que o abuso pode causar

- Transtorno de ansiedade;

 

- Transtorno da depressão.

 

Quero lembrar o texto de Provérbios 25:28. Se você não conseguir dominar o seu espírito, você será como uma cidade derrubada, que tudo que for externo entrará na sua vida e causará transtornos.

 

Busque em Deus se conhecer. Conheça o seu limite emocional seu e do outro. E faça tudo conforme a sua força. Ame as pessoas, respeitando-as e amando-as, como você se respeita e como você se ama. Coloque um ponto final nos abusos que você já sofreu e decida ser o líder que Deus quer que você seja nesta geração. Deus tem uma medida de varão perfeito para você.

 

O povo de Deus precisa ser apascentado com sabedoria e com conhecimento. Peça a Deus sabedoria e entendimento para que você exerça uma liderança eficaz.