Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 08.02.2013
Abuso emocional é uma arma do inimigo no discipulado
Apóstolo Renê Terra Nova

“O filho de Belial, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:12-19)

Pessoas que estão adoecidas, não conseguem dar uma resposta no natural, nem para coisas grandes. Descobrimos que são pessoas endividadas emocionalmente. No tema deste Congresso, estamos falando de colheita, e, realmente, nós trabalhamos por um resultado, por uma colheita, acreditando que é o ano da maturidade.

Muitas pessoas vivem em níveis de enfermidades tão grandes de alma, que muitos discípulos chegam a ponto de querer amarrar seus discipuladroes, exigindo um relacionamento que não tiveram em família.

Você, discipulador, não é empregado de discípulo, é orientador de uma geração. Não existe discipulador bom para discípulo ruim. Estamos lutando com questões de alma mais brutais possíveis, pessoas que vêm com carga nociva e acham que os discipuladores são moedas que pagarão suas dívidas.

Descobri que hoje existe mais discípulo abusando de discipuadores do que discipuladores abusando de discípulos. Muitos acham que o discipulador têm que curar, sarar, compreender e ainda arranjar emprego. Você não pode pagar a dívida que não contraiu. Quem abriu a ferida deve fechá-la.

Não podemos nos sentir culpados por discípulos que não querem obedecer, não querem cooperar e ainda viram as costas e vão embora. Os discípulos de Jesus foram embora porque o discurso de Jesus era duro, mas os 12 ficaram, pois reconheceram que só Jesus tinha palavras de vida eterna.

Não existe líder fraco, mas você precisa entender que a firmeza de um líder, guiado por Deus, não é abuso.

No texto de Provérbios 6, vemos que a contenda está associada aos filhos de Belial. Belial é um abusador. A Bíblia mostra que existem os filhos de Belial, aqueles responsáveis para esquartejar pessoas, mutilar as pessoas; eles se tornam mutiladores por causa das palavras e abusos que promovem.

Belial é chamado de ação de Lúcifer, representante de Lúcifer, comandante de 80 legiões da maldade. É um comandante expert, gerente de todas as atrocidades que ocorrem no Planeta. Descobrimos que ele tem autoritarismo sobre todas essas legiões. Belial se tornou o patriarca da maldade, do abuso em todas as áreas.

Todos os filhos de Belial ofereciam seus filhos para serem abusados. Os abusos vieram de um entendimento errado, que tinha como objetivo destruir uma geração. Mas, esse principado vai cair.

O papel de Belial é destruir as vidas. Nesta época do carnaval, ele está destruindo muitas vidas, mas você está aberto para ser sarado e curado.

O nome Belial vem de duas raízes, e significa aquele que não tem nada e aparenta ter, ou seja, usurpador, sem crédito, sem valor. Porém, na austeridade, se torna alguém de ‘valor’ para poder dominar. O abusador é uma pessoa sem valor emocional, mas que consegue dominar outros pela manipulação.

Belial compra uma mentira, lança uma semente maligna e traz o domínio. Porém, você precisa entender que Belial não tem crédito, ele não irá dominar a sua vida.

Contenda é assunto de discipulado e de abuso. Gênesis 13 mostra que existem duas classes de líderes: pastor de Ló e pastor de Abraão. Os pastores de Ló entravam em contenda com os pastores de Abraão. Eles geravam desconforto. Quem gera contenda deixa o outro em desconforto, sem dormir, em angústia... isso é abuso. O mesmo texto está em Gênesis 26. Os pastores de Gerar contendiam com os pastores de Isaque. O abuso não está ligado a uma ferida no físico, mas uma amarra na alma.

Quem gosta de fazer contenda, cai em maldição. O Senhor abomina aquele que semeia contenda entre os irmãos.

O princípio da contenda é como o soltar de águas represadas. Provérbios 17:19 diz que há pessoas que amam a contenda. Tem pessoas que gostam de confusão. Onde tiver polêmica, elas entram. Amam também a transgressão e a sua porta fica afrontada.

Provérbios 22:10 diz que devemos lançar fora o escarnecedor, porque a contenda vive com ele. Esse é um abusador. Há discipuladores que olham para discípulos e querem fazer a oração do Getsemani, pedindo para Deus passar o cálice... É porque é tanta contenda, tanto disse-me-disse... Nesse contexto, tem domínio de Belial. Quando lançamos fora o escarnecedor, a injúria vai embora também. Encerre as contendas na sua casa, nos seus 12.

Filipenses 2:3 diz que não devemos fazer nada por contenda nem por vanglória. Tudo que você conseguiu com uma contenda por trás é maldição. Se você tem algo que por trás há uma contenda, está em maldição.

Muitos dizem que merecem algo e querem conquistar, mas baseados em contenda. Essa conquista é vã! Sua conquista deve ser em humildade, considerando o outro superior a si mesmo.

Os abusadores reivindicam direito do que não têm direito e tomam posse daquilo que não é seu. O abuso emocional é uma arma do inimigo em todas as áreas. Qualquer lugar que tem um abusador se torna um inferno.

Belial era o dono da carruagem dos dois anjos: um para a maldade e outro para o homicídio. Essa arma não pode entrar na Igreja. Jesus não vem buscar uma Igreja com mancha, mas uma Igreja pura, sem mácula, nem mancha.

Há anos, temos protegido discípulos, mas muitos aproveitaram isso apenas para defraudar. Eles trazem suas deformidades de alma e querem fazer transferência das doenças de alma. Você pode me chamar de pai, daddy, papaizinho, mas eu nunca tomarei o lugar do seu pai. Um dos Dez Mandamentos é ‘honrar pai e mãe’. Tem mandamento para pai e mãe, mas não para discipulador. 

Muitos trazem suas cargas de doenças, e quando não conseguem manipular seu discipulador, ficam sozinhos e dizem que não precisam de discipulador ou então mudam de discipulador até encontrarem alguém que consigam manipular.

Todas as pessoas que são abusadas entram no óbito da alma, elas não ficam somente feridas, elas vão a óbito. Muitos discípulos são ministrados em cura, libertação, e, tempos depois, eles continuam os mesmos, é porque foram abusados.

Tudo está no campo da alma. Se não formos completos na alma, não seremos resposta no espírito. É melhor conviver com uma pessoa secular resolvida nas emoções, do que com crentes com emoções feridas.

Quando a alma é abusada, ela entra em labirintos e se perde dentro de si mesma. Há pessoas que precisam de um abraço, de uma palavra para sair desse labirinto. Então, abusados não saem das suas crises sozinhos, precisam de alguém que conheça o caminho para acender a luz e tirar dos cantos escuros. Se Jesus é para você a luz do mundo, Ele vai acender a lamparina dentro de você e Ele mesmo vai arrancar você desse labirinto. Ele vai trazer libertação e cura.

Os abusados são cegos e perdem a luminosidade dos olhos, eles têm os olhos cegos para o entendimento. Mas o Senhor trará luz novamente aos seus olhos.

Satanás sabe que os abusados também estão emudecidos espiritualmente, ficam sem reação da fala, não dizem o que está acontecendo. A função do diabo é emudecê-lo, dizer que você não tem razão e você vai viver no quarto escuro. Mas, ele será desmascarado, em Nome de Jesus!

Duas ferramentas que Belial usa para prender as pessoas que sofreram abuso:

1. Sentimentos de culpa

A pessoa se sente errada, culpada por ter gostado, e por isso se torna um culpado eterno. Uma pessoa com sentimentos de culpa não consegue se sentir livre. Não pense que não tem jeito, há jeito, sim, para você!

Belial não é nada diante do amor e do poder de Deus! Belial não tem crédito na sua direção! Tome sua posição em Cristo e não aceite mais sentimento de culpa. Você não é um fracassado, você é vencedor! Não fique com a palavra de derrota que um dia disseram para você, fique com a palavra que estou lhe dizendo agora, que, na verdade, é o que a Bíblia diz a seu respeito: Você é vencedor!

2. Falta de autoperdão

Muitas pessoas dizem que nunca vão se perdoar. Entenda que nós somos sujeitos a erros, mas sua vida tem muito mais acertos que erros. O Calvário é maior que qualquer erro que você cometeu. Em Cristo, você foi perdoado!

Se teve um diabo e um filho de Belial para abusar você, existem mais filhos de Deus para amá-lo e ajudá-lo. Não aceite na sua alma débito da carnalidade de outros. Não se sinta culpado por causa do outro que não produz, que não quer receber cura.

Entenda quem você é em Deus: Você é uma bênção! Não deixe Belial colocar peso em sua alma, falta de autoperdão. Você só fica preso se quiser, porque a Cruz já pagou todas as suas dívidas. Não fique na clausura da falta de perdão próprio.

Sem culpa, você verá a sua cura. Com culpa, você nunca será liberto. Saia da culpa! Perdoe a si mesmo. Será que o que aconteceu na sua vida a Cruz não é suficiente para apagar?

Deus está levantando uma liderança sem culpa. Se você foi abusado em casa com palavras e atitudes, não traga para o discipulado, porque não é honesto. Você andará no seu discipulado num nível tremendo de cura.