Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
A compaixão gera libertadores
Apóstolo Renê Terra Nova

Sem compaixão a Consolidação é falida. Você pode ter o melhor discurso do Planeta, mas se não tiver compaixão, não passa de religião.

A Consolidação só é verdadeira se a compaixão mover nosso coração. Compaixão é encontrar apaixonados para serem revisados. A Psicologia diz que para formar uma pessoa são necessários 5 anos; a Teologia diz que precisamos de 3 anos. O Espírito Santo é o fiel gestor que nos ajusta para essa verdade. Por causa disso, o grande logístico, Jesus, começou a montar um plano: Como Eu levanto líderes libertadores? Então, Ele criou algo chamado compaixão.

Você verá atitudes de compaixão em vários textos da Bíblia, desde Gênesis a Apocalipse. Mas a ordem da compaixão você vai encontrar em Êxodo 2, e você vai entender essa chamada. A compaixão nos move a mudanças. Compaixao não é sentir comiseração, pena. A compaixão é uma atitude, exige resposta. É chamada à reponsabilidade, é se tornar um intercessor para.

Êxodo 2:1-10

Tudo na vida vai obedecer a um tempo. 3 dias, 3 meses, 3 anos, 30 anos, 300 anos, 3 mil anos. Tudo que envolver 3 na Bíblia vai envolver a essência da santidade, porque é a ação de Deus. Fala de uma aliança que Deus. É por isso que Jesus ressuscitou em 3 dias; que a arca ficou 3 meses na casa de Obede Edom. Moisés ficou 3 meses e não pôde mais ser escondido.

Moisés era uma Bíblia que tinha tamanho, era formoso, mas tinha graça. Ele caía na graça de todo mundo. Quando Moisés nasceu, a ordem era que matasse todo varão hebreu, mas ao nascer, ele tinha graça, e a graciosidade nos arranca do óbito. Quando você é gracioso tem portas abertas para tudo. Quando você é intolerante, até as portas abertas se fecham.

Esforce-se para ser gracioso, porque as portas se abrem. Exerça os códigos de honra – por favor, com licença, obrigado – para que as portas se abram.

Quem é gracioso nas atitudes não merece morrer, mas tem o decreto de vida. O gracioso sai da palafita e vai viver no palácio.

Entenda o útero profético. Toda infidelidade é gerada no útero da desonra. Toda fidelidade é gerada no útero da honra. Essa família era chamada família de honra, pois Joquebede tinha útero de destino. Sua família era da tribo de Levi, da casa de onde seriam levantados os sacerdotes. A família era destinada a ser família sacerdotal. Todos viveriam na chamada sacerdotal.

Na família, nasceu o primogênito chamado Arão. Arão era um grande líder. Arão significa o sacerdócio que vive para servir. Todo Arão tem no nome essa força, são chamados, destinados a exercerem sacerdócio; não são predestinados, são destinados. O segundo filho, Mirian, torna-se profetiza.

Porém, exatamente na época do decreto da morte, nasceu Moisés. O libertador só nasce na crise. Quanto mais opressão, mais oportunidade de nascer um libertador. Quando menos você espera, algo na sua vida vai despertar a libertação.

Do útero de Joquebede, nasce uma tríade abençoada: Arão, Mirian e Moisés. Nosso útero espiritual tem essa cumplicidade para gestar sacerdotes, profetas e libertadores.

Essas 3 bênçãos cumpriam um tempo. 3 meses, 12 semanas, 90 dias. Gosto de ver que 3 meses compõe o ciclo de 12 semanas. O 3 culmina no 12, que vai culminar numa Visão. Todo mundo que é 12, é libertador, é sacerdote, é profeta.

Mas, quem diria que o formoso introdutório se manteria no formoso histórico. O judaísmo, tão linda doutrina, parou no introdutório, parou em Moisés. A Bíblia diz que Moisés era lindo e, quando ele desceu do monte, o seu rosto brilhava. O que ele dizia, seu rosto denunciava. Mas, ele colocou um véu. Quando estamos mascarados, escondemos o formoso. Ficou ridículo! Quando escondemos o formoso, ficamos ridículos.

Se você perde a glória, fica ridículo, fica zombado. Imagine o arraial de Israel tratando com Moisés com um véu no rosto. Quando perdemos a formosura, saímos da presença do Pai.

A maioria de nós, quando fica ridículo, passa a usar Deus e não deixa Deus nos usar. Muitos hoje dizem: ‘Deus me disse, Deus me falou’, mas sabemos que não é verdade. Quando Deus fala, há mudança, há transformação. Por quê? Porque tem o véu, tem uma máscara que está escondendo o formoso da sua vida. Arranque a máscara, deixe de ser ridículo.

Números 11

Moisés levantou os 12 para entrarem na terra da promessa e os chamou de príncipes. Um dia, ele chamou Oseias e disse: Sua unção é muito grande e vou chamá-lo de Josué, conquistador. Ele mudava o destino das vidas. Somente um libertador pode mudar o destino de alguém.

Temos essa chamada linda: Na cumplicidade dos 12, administre com mente divina, administre no dodeká, saia do ridículo. Arranque a máscara, saia do ridículo!

Entenda algo: Não é possível ser meio crente. Ou você tem Deus ou não tem Deus. Ninguém pode ser meio honesto, ou é honesto ou não é. É melhor conviver com um Ciro que Deus chama ‘Meu servo, Meu Pastor’, do que com um Pastor que Deus nunca falou isso dele.

Saiba que você está sendo olhado. ‘Mato tem olho e parede tem ouvidos’. O mundo espiritual foi chamado por nossa testemunha, logo você nunca está só! O que você tem pesquisado na Internet esses dias? Quando você liga a TV, o que está vendo? Em que seus olhos estão presos? Qual a carnalidade que ainda o assume?

Lembre-se: Você nunca está só. O formoso está sendo olhado, mas o ridículo também está sendo observado. Nós estamos desnudos. Há uma coisa ridícula que será removida hoje da sua vida debaixo do manto sacerdotal, profético, libertador, numa poderosa consolidação. Coloque para fora, aborte o ridículo na sua vida!

A Bíblia diz que quando betumaram o cesto, algo aconteceu: Soltaram o cesto no rio a favor da correnteza. Tem gente que passa a vida toda contra a correnteza; é ridículo. Quando soltaram a favor da correnteza, o cesto foi sendo levado a um destino. Havia olhos proféticos seguindo aquele cesto para ver para onde iria.

Há olhos proféticos seguindo você, para ver se você vai desviar do seu destino. Isso é fantástico, revelador. Não foi o sacerdotal que foi observar, foi o profético. O libertador sem os olhos do profeta não chega ao palácio. Entenda que os libertadores serão acompanhados pelos olhos proféticos. Os olhos de Mirian ficaram fitos para observar o que se sucederia até chegar ao destino.

Observe no versículo 5 de Êxodo 2, que foi a donzela quem entrou no rio para salvar o libertador. Essa é a figura da Igreja que é pura, é virgem, é a Noiva. A Bíblia poderia ter dito que era uma mulher qualquer, mas foi a pura, a virgem, a límpida. Não é qualquer pessoa que pode socorrer alguém. É alguém puro! Ali era o Senhor sinalizando o papel da Igreja que salva e cuida de alguém que virá um dia a ser um libertador.

Até chegar ao destino, tinha os olhos proféticos. Muitos se dizem profetas, mas tem uma vida que misericórdia! O profeta é alguém irrepreensível porque fala ‘não faça’ e, também, não faz. Hipocrisia é dizer aos outros ‘faça’, mas não fazer. Os profetas falam pouco, mas vivem muito. O nosso apostólico só vai funcionar se estiver ao lado do profético legítimo. Se não houver isso, vai ficar herege. Porque o Apóstolo vai andando e ensinando, e daqui a pouco está falando o que não é bíblico... Mas o profeta diz: Volte, volte.

E o sacerdote, o apóstolo, se rende e volta ao caminho correto. Mas o profeta deve cuidar para não ficar místico. O verdadeiro profeta vem, fala, e as coisas mudam. Deus vai levantar a geração profética da maturidade.