Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
Tempo de repreensão
Apóstolo Gilvan Menezes

 

Temos dois personagens no texto de I Samuel 15 que quero chamar sua atenção. Aqui temos Samuel, um profeta de Deus, e Saul, um Rei. Temos duas funções. Samuel é profeta e Saul é aquele que vai ainda ser ungido rei. Logo, nós entendemos que temos aquele que é o ungidor e o ungido. Samuel estava representando Deus e indo diante de Saul para ungi-lo rei.

Toda a unção que recebemos em todo este tempo de Visão, nos Encontros, Escola de Líderes, ela tem nome e identidade. Fomos ungidos para algo. Para que eu fui ungido? Há uma unção sobre nós para ganhar, consolidar.

Samuel colocou uma unção em Saul para governar. Samuel estava fazendo a parte que lhe cabia como profeta, deixando Deus falar através dele a Saul: “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos”. (I Samuel 15:3)

O comando de Deus para Saul pela boca de Samuel era que ele deveria destruir totalmente tudo que era de Amaleque. Porém, ele não obedeceu e não feriu totalmente. Então, a Palavra de Deus foi: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR” (I Samuel 15:11)

Hoje tenho uma pergunta para você: O que Deus mandou você fazer desde o início e você não fez?

1. Ai do que líder que cair no arrependimento do Senhor

Saul tinha acabado de ser ungido, de receber a unção e de receber um comando e ele falhou. É tempo de você tomar uma decisão, refazer sua decisão. Deus disse que estava arrependido. Temos que estar em revisão, parar e pensar.

Na Visão Celular, nestes 12 anos, nós poderíamos ter multiplicado muito mais do que fizemos até aqui. Estamos muito agradecidos pelo que você fez, mas nós poderíamos ter feito mais. Creio que Deus está nos dando uma nova oportunidade para multiplicarmos muito mais do que tudo que já fizemos.

 

2. Pecado de líder tem voz

Saul não matou tudo, como Deus tinha ordenado e separou para si o melhor das ovelhas. E o profeta perguntou do rei: “Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?” (I Samuel 15:14)

O pecado do líder faz barulho, não fica oculto. Se a unção tem identidade, pecado de líder tem voz. Não adianta se esconder, pois quando você é ungido líder, você é exposto. Não adianta você se justificar. Há uma responsabilidade direcionada a você. Aquilo que você foi ungido a fazer e não fez é pecado.

 

3. Líder não transfere cajado

Aquilo que é da sua responsabilidade, aquilo que é da sua identidade é você quem tem que fazer. Você precisa tomar uma decisão e fazer o caminho de retorno.

Saul não teve a misericórdia de Deus, mas você tem. Saul não teve uma nova chance, mas você tem. Peça uma nova oportunidade ao Senhor. Clame por simplicidade, humildade para aprender. Peça que o Senhor o aceite de volta no seu governo, na sua liderança para que volte o ânimo e a alegria do serviço para ganhar vidas.