Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
A importância da Revisão na Consolidação
Apóstolo Maurício Castro

O objetivo deste tempo de Revisão não é descobrir coisas novas, mas ser devolvidos ao princípio e renovar os valores; retornarmos ao nosso comportamento ideal e legítimo como líderes.

Quando você aceita fazer parte da Visão Celular no Modelo dos 12 é porque você já é um líder. A proposta da Visão é desatar o discípulo, o novo convertido. Foi assim desde que começamos. Movemo-nos através do Espírito, jejuamos e Deus foi nos formando.

Mas, o que é, de fato, ser um líder? O que, ao longo deste tempo, aprendemos sobre liderança? Quais são os valores que um líder toma para sua vida? Por quais valores o líder deve caminhar? Como deve ser o comportamento do líder? Qual a promessa para quem é líder?

Só existe promessa para o líder que agrega valores na sua vida e decide ser um servo em primeiro lugar. No nosso caso, temos que agregar valores bíblicos.

 

Não podemos nos perder no meio do caminho e esquecer que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Isso é simples e precisa ser real. Você precisa lembrar que tem um mentor. Isso é rever. Isso vai reoxigenar a sua vida.

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21). Para vencer o mal, você precisa ter alguns entendimentos como saber que:

 

1. Jesus é a verdadeira Luz

Você ensina ao discípulo que a luta pela qual ele está passando, Deus dará vitória, e é verdade. Mas essa verdade tem que ser também para você. Quando você estiver em lugar de trevas, você precisa lembrar que Jesus é a verdadeira Luz.

 

2. Jesus é o verdadeiro Salvador

João 4:2 diz que Jesus é o verdadeiro Salvador. Se há alguém na face da Terra que precisa ser resgatado é você, servo de Deus. Você agrega valores e vence o mal, quando você entende o poder de Jesus ser seu Salvador.

João 15:10 traz um ensinamento poderoso. A Palavra de Deus não é apenas macia, é também dura. Em Deuteronômio 32:4 diz: “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é a verdade e não há nele injustiça; justo e reto é.”

 

3. Jesus é a Palavra

Jesus é a Palavra que faz você aprender a pagar o mal com o bem, resistir ao espírito contrário. Quando você for injuriado, alegre-se. E o mais interessante é que, na maioria das vezes, os que vêm contra você são os que estão mais perto, mais próximos, os da sua casa, os discípulos, os líderes...

Devemos guardar a Palavra no coração. É no coração que devemos guardar a Palavra. Haverá um dia na sua própria casa que você não terá tempo de desfolhar ou procurar, mas quando guardamos no coração, nos sentimentos, na alma, resistimos. Aí você será fortalecido, porque a Palavra saltará do coração para a mente.

Salmo 119:19 diz que somos peregrinos nesta terra. O salmista faz um pedido a Deus: que Ele ensine os Seus mandamentos. Sabe qual a diferença em ser um peregrino e um morador? É que o peregrino sempre está com as malas prontas para entender que não pertence àquele povo e àquela nação.

O morador dá valor ao local em que vive. O morador não quer perder nada; curte e valoriza em extremo o valor das coisas. Nós somos peregrinos, não pertencemos a este mundo. Somos peregrinos de Deus. E como tais, não podemos ser líderes carnais que geram discípulos carnais, egoístas, mundanos.

João 14:15 nos manda guardar os mandamentos de Deus, porque os Seus mandamentos não são pesados. Mas a Palavra de Deus só não é pesada quando está no coração. Se ela estiver só na cabeça, ela é pesada, aí não suportamos as provas e perdemos a visão da Cruz.

A visão da Cruz é a visão do sacrifício, de estar disposto a pagar preço quando for preciso. Só renuncia quem tem a Palavra viva no seu coração.

4. Você deve se tornar um discípulo-servo

Na verdade, a Bíblia não tem promessa para líder, mas para o servo. O status para estar no topo é o serviço. Não pense que as lutas acabam quando você se torna líder ou Pastor, pelo contrário, as lutas só se intensificam.

Se você busca tanto posição de hierarquia esquecendo de que precisa viver o serviço, você está perdendo ponto com Deus e com os homens.

É hora de voltar para Deus. Você está aqui porque quer voltar para Deus. Quando queremos apenas ser líderes, esquecemo-nos dos valores legítimos que um líder deve ter.

A promessa é para quem serve e não para quem lidera. Ser líder é apenas uma ocupação e uma função. Ser servo é para ser em todo o lugar. Você não consegue levar a sua liderança para as nações, mas consegue levar o seu serviço.

Posição não garante promessas de Deus. Mas os valores de Deus na sua vida se concretizam quando você serve, então as promessas vêm.

Precisamos ser servos como Jesus. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:1-11)